“Está provado que fechar comércio só aumenta contágio”, diz Renzo

Nesta sexta-feira (24), o governo do estado anunciará a sua classificação de semanal de bandeiras do contágio do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Pelotas, hoje, está em laranja, risco médio, mas com restrições típicas da bandeira vermelha acrescidas pela prefeita Paula Mascarenhas.

O comércio está apreensivo. A impressão de algumas lideranças e de alguns comerciantes ouvidos pelo Amigos é de que, se Pelotas for classificada em bandeira vermelha de novo, o comércio pode não aguentar.

O site contatou o presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli.

Ele disse:

“Mais 15 dias fechados, como já ocorreu, será o fim de outras muitas empresas que hoje ainda fazem o máximo para não fecharem. Até porque a primeira quinzena de fechamento aumentou a contaminação de comerciários. Está comprovado que fechar só aumenta a contaminação e os óbitos!”.

“Basta analisar o que ocorreu em várias cidades do mundo. Enclausuraram as pessoas em casa e o contágio de quem estava em casa foi 70% superior ao de quem estava trabalhando. Não precisamos nem percorrer o mundo, foi o que aconteceu em Rio Grande. A clausura, o lockdown, não impede o contágio e, por vezes, o acelera”.

“Que ocorre com os comerciários? Eles saem todo dia de casa de manhãzinha e voltam à tardinha. Nas lojas, higienizam-se várias vezes, usam máscara. Saem de casa protegidos e voltam protegidos. Já, com o comércio fechado, em casa por uma semana ou quinze dias, os descuidos são muito grandes. Por ventura saem para ir a um supermercado, passear, visitar um parente, o próprio vírus enclausurado em casa. Isso é sabido”.

“Por outro lado, as pessoas, quando frequentam o comércio, se elas forem em cinco lojas em um dia, vão ter de higienizar cinco vezes as mãos na entrada, mais cinco vezes na saída, estarão usando máscara, respeitando o distanciamento. As lojas estão cumprindo isso. Então, há uma prevenção inerente aí. Já quando o comerciário está em casa, sem trabalhar por força do fechamento do comércio, há um descuido”.

Contágio dobra no comércio, mas principal grupo é de profissionais de saúde

2 thoughts on ““Está provado que fechar comércio só aumenta contágio”, diz Renzo

  1. Desde quando o comércio fechou?
    Sempre estiveram atendendo com portas semi- abertas, como todos sabem.
    Nesses cento e tantos dias de distanciamento social, fui uma vez no centro por problema de saúde, e vi de tudo. Pessoas amontoadas , pessoas sem máscaras sentadas no calçadão. Como não levar Covid 19 para suas casas?
    E os jovens passeando e ou fazendo aglomeração?

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.