Praça da Estação Férrea, projeto que merece reconhecimento

Praça da Estação Férrea

A praça da Estação Férrea (Largo de Portugal) ficou realmente bonita. Os móveis são de boa qualidade. É um projeto que merece reconhecimento.

O prédio foi restaurado pelo governo Paula com verbas obtidas no governo Fetter, e hoje abriga em suas instalações uma parte da estrutura da Secretaria de Saúde (Saúde do Trabalhador), do Procon e da Secretaria de Cultura, que ali zela pelo memorial da Estação.

Como sempre, há reclamações.

Alguns torcem o nariz pela falta de árvores e sombra. E pelo excesso de lixeiras, que ensombrece um pouco a beleza do projeto. Esqueçamos as lixeiras, que parecem de fato, ao menos desta vista superior, excessivas, e nos concentremos na crítica à ausência de árvores.

Um urbanista diz ao Amigos que a crítica à ausência de arborização é apressada, porque, no paisagismo do lugar, o antigo prédio da Estação Férrea, patrimônio histórico, é o elemento principal. “Colocar árvores obstruiria a vista de quem chega”, diz, lembrando: “Na Europa, o que mais tem são praças assim, quase todas sem árvores, todas lindas, vivas, cheias de cafés”, mencionando algumas de Roma, de sua maior predileção, como a Piazza Navona, a Piazza del Campidoglio, a Piazza della Repubblica, a Piazza del Popolo, a Piazza del Quirinal – fotos abaixo:

Piazza Navona, Roma

 

Piazza del Campidoglio

 

Piazza della Repubblica

 

Piazza del Popolo

 

Piazza del Quirinal

4 thoughts on “Praça da Estação Férrea, projeto que merece reconhecimento

  1. Deve ser batizada de PRAÇA DO INGLÊS porque é coisa para inglês ver. Muito bonita, mas eu não entendi o porquê de bancos de madeira em local descoberto para os intempéries destruírem.

  2. Não vi, mas também concordo. Tem uma praça que é bonita, bem cuidada, mas eu não gosto. Apesar do recuo, a Catedral seria melhor vista se não fosse a praça. Quanto as lixeiras, gostei bastante das lixeiras da praça Cel Pedro Osório. São “novas”, bem pintadas” e totalmente “inteiras”.

  3. A praça foi uma boa ideia, mas, por favor, que estupidez as ruas ficaram… Sem sinalização decente… Uma bagunça em frente ao Guanabara…

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.