Hospital Escola divulga nota sobre acidente com paciente

O Hospital Escola da UFPel/EBSERH vem a público manifestar o seguinte:

1. No último dia 14 (julho), registramos um incidente ocorrido com um paciente da Ala Covid, durante realização de um procedimento médico cirúrgico de rotina. Ocorreu uma queimadura na área adjacente à incisão na traqueia e o caso foi controlado pelos profissionais de saúde.

2. O paciente foi imediatamente atendido. A família foi devidamente informada e os procedimentos técnicos e administrativos adequados foram realizados, incluindo a abertura de um processo interno para análise do fato.

3. O Hospital Escola da UFPel possui equipe altamente qualificada e cumpre todos os protocolos de proteção e segurança de seus pacientes e profissionais. Os procedimentos adotados foram avaliados para evitar qualquer situação semelhante no futuro.

4. Cabe esclarecer que o posterior falecimento do paciente não teve relação com o incidente, mas, sim, com a gravidade do quadro clínico em decorrência da Covid-19.

5. O hospital reforça sua atuação no sentido de garantir a preservação da intimidade do paciente e sua família, e dos dados constantes em prontuário, cujo sigilo é imposto por lei.

6. Reiteramos nosso compromisso com a saúde pública 100% SUS e com os princípios que norteiam a administração pública.

Vídeo: Perguntas no ar sobre o paciente que “incendiou” no Hospital Escola da UFPel

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.