Rio Grande vai investigar óbitos por Covid-19

O prefeito de Rio Grande instituiu, via decreto, o Comitê Técnico Municipal de Investigação de Óbitos Covid-19 no âmbito do município de Rio Grande. O Decreto Nº 17.302/2020 foi assinado ontem, quinta-feira, 30 de Julho, e divulgado hoje, sexta.

Até o último boletim diário de casos emitido pela Vigilância Epidemiológica no final do dia de ontem (30/07), Rio Grande já contabilizava 65 óbitos por coronavírus desde o início da pandemia. A cidade apresenta uma da maiores médias móveis no aumento de óbitos por Covid-19 na região sul do estado.

Sobre a criação do Comitê, pela Prefeitura, o secretário de Saúde do Município, explicou quais serão suas atribuições e a seu papel na apresentação de dados para o manejo da crise em saúde pública .

“O Comitê de Investigação de Óbitos Covid tem por objetivo promover o estudo epidemiológico das possíveis causas e circunstâncias que levaram a letalidade de pacientes em relação a Pandemia de Covid -19 e, com isso, retornar com dados que auxiliem as equipes médicas e de saúde no manejo da crise”, disse Maicon Lemos”.

Pelo documento municipal, o Comitê será presidido pela Gerência da Vigilância Epidemiológica e constituído por representações dos seguintes órgãos e entidades: 4 representantes da Secretaria de Município da Saúde, 2 representantes do Hospital Universitário da FURG/HU-FURG (Ebserh) e 2 representantes da Santa Casa de Rio Grande.

O Decreto Nº 17.302/2020 pode ser consultado na íntegra a seguir:

Obrigado por participar. Comentários podem ter a redação moderada.