UTI lotada?

No meio da tarde desta terça-feira (4), Pelotas tinha apenas 3 dos 30 leitos de UTI para adultos pacientes de covid vagos, 90% de ocupação.

Neste momento (23h), extraoficialmente, a lotação estaria esgotada.

A informação do esgotamento foi publicada nas redes por um médico da UFPel, que a compartilhou ainda em grupos privados de WhatsApp de médicos e gestores da UFPel. A informação do compartilhamento foi confirmada por dois integrantes do grupo da Whats.

Por falta de vaga, um paciente teria sido transferido para Bagé.

O site consultou uma fonte da prefeitura por WhatsApp e aguarda resposta.

Já a UFPel não confirma nem desmente.

Pelo gráfico das 22h09 de hoje, da Secretaria de Saúde do estado (abaixo), em princípio, não procede.

O gráfico, porém, não distingue leitos de UTI para Covid. Computa todos os leitos de UTI (para todas as doenças), impedindo a compreensão exata do quadro das internações de pacientes de covid.

Pelotas tem 35 leitos de UTI para covid, 30 para adultos e 5 para crianças.

A tabela abaixo, fornecida pela prefeitura às 13h38 desta terça-feira, dá conta de que 27 leitos de UTI para adultos com covid estão ocupados. Como são 30 leitos ao todo para esses pacientes, pela tabela restariam 3 leitos vagos.

Se for verdadeira a informação do esgotamento, novos pacientes teriam requerido socorro durante a tarde e a noite de hoje.

 

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.