Câmara aprova projeto que ameniza modelo de cobranças de água pelo Sanep

Nas últimas semanas, usuários do serviço do SANEP, autarquia responsável pelo tratamento e distribuição de água, foram surpreendidos por um aumento significativo no valor das contas.

A explicação do SANEP é que, por conta da pandemia, algumas medições não foram realizadas e a cobrança foi feita pela média, conforme previsto na Lei Municipal 6294/2015, que dispõe sobre a sistemática da cobrança pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de efluentes por parte do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas.

A solução encontrada, porém, causou incômodo em grande parcela da população, que não gostou de receber contas com valores salgados.

“Está havendo um abuso na cobrança de água, quando o Sanep fica dois, três meses sem fazer a medição, é claro que quando voltar a realizar, a conta virá muito alta”, observa José Sizenando.

O vereador dizse que, além do alto valor da conta, o cálculo feito pelo Sanep acaba enquadrando o consumidor nas faixas mais altas, elevando ainda mais a tarifa.

Projeto aprovado

Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (5), foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária 4.817/2020, apresentado pelo vereador José Sizenando, que propõe o acréscimo dos parágrafos 8º e 9º ao Artigo 5º da Lei Municipal 6.294/2015.

Pela proposta contida no PLO, a cobrança deverá ser feita pela base de cálculo tarifária e a diferença deverá ser paga pelo usuário de forma parcelada, de acordo com o número de meses em que a unidade ficou sem leitura.

Na Câmara, durante a sessão virtual desta quarta-feira (05), os vereadores da situação e da oposição uniram-se em manifestações favoráveis ao projeto e mostraram preocupação com o método de cálculo atual, que prejudica o usuário.

1 thought on “Câmara aprova projeto que ameniza modelo de cobranças de água pelo Sanep

  1. Como pagar a parte certa e parcelar a outra? Não tem ninguém atendendo os telefones…Tenho uma reclamação desde 2016, que ainda não foi resolvida (por quê?) e depois mais duas, com esta já são quatro situações que o SANEP me deve explicações. Vamos trabalhar, gente, não é só receber o salário sem fazer nada. Quero resolver e pagar o que devo, só o que devo.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.