Connect with us

Brasil & Mundo

Reitor Hallal: “Lockdown de 3 dias é melhor do que nada, mas é insuficiente”

Publicado

on

O Amigos pediu ao reitor Pedro Hallal, da UFPel, que coordena uma pesquisa nacional e outra no RS sobre a prevalência do novo coronavírus, se poderia comentar o anúncio pela prefeita Paula, nesta quarta-feira (5), do decreto em que ela aplica lockdown em Pelotas, começando às 20h de sábado (8) e terminando às 12h de terça-feira (11).

Dr. em Epidemiologia Pedro Hallal, reitor da UFPel

O reitor, também doutor em Epidemiologia Hallal, respondeu:

“Lockdown de três dias é melhor do que não ter.

Ajuda no controle do ritmo da circulação do vírus, embora, certamente, não seja suficiente para contê-lo.

Ao menos vai-se restringir um pouco a circulação, e digo três dias, embora comece no sábado e termine na terça, porque começará às 20h de primeiro dia e terminará às 12h do último.

Publicidade

Existe uma experiência prévia assim.

Há alguns meses, em São Paulo, fizeram lockdown durante um feriadão prolongado, por período maior do que o previsto para Pelotas, quase uma semana, e os resultados mostraram que houve um controle momentâneo na disseminação, pelo menos por curto prazo.

Então, insisto: considero o lockdown pelotense melhor que nada, mas insuficiente. 

Tenho uma preocupação, porém: o Efeito Rebote.

Publicidade

Quando um lockdown é muito curto, pode ter aquele efeito.

Com a população pensando ‘ah, se vai fechar às 20h de sábado, pode ocorrer de, no sábado de manhã, todo mundo ir ao supermercado, provocando aglomeração exagerada.

Isto é um possível problema de um lockdown muito curto, o tal Efeito Rebote, em que, logo antes e logo depois de um lockdown, as pessoas acabem por aglomerar muito, duas vezes, em período curto de tempo, abrindo margem para que uma disseminação no sentido de anular o benefício obtido pelo lockdown”.

 

Publicidade

Publicidade
Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Brasil & Mundo

Doria ironiza Grupo Eurasia, que dava vitória a Leite

Publicado

on

O governador de São Paulo, João Doria, foi às redes sociais ironizar o Grupo Eurasia, que divulgou análises dando vitória nas prévias do partido a Eduardo Leite.

 Eurasia é uma empresa de consultoria e pesquisa de risco político.

Continue Reading

Brasil & Mundo

VÍDEO: PF queima balsas usadas em garimpo ilegal no rio Madeira

Porções de ouro e mercúrio foram apreendidas

Publicado

on

Neste sábado (27), agentes da Polícia Federal, Ibama, Marinha e Aeronáutica queimaram 31 balsas usadas para garimpo ilegal no rio Madeira, em Nova Olinda do Norte.

As embarcações estavam abandonadas no rio, e apenas um homem foi encontrado e preso. Porções de ouro e mercúrio foram apreendidas.

Nas últimas semanas, centenas de balsas e dragas atracaram em um único ponto do rio Madeira, para exploração em massa de ouro. 

Os garimpeiros se dispersam do local na sexta-feira (26), mas alguns continuaram operando de forma ilegal.

Publicidade
Continue Reading

Brasil & Mundo

Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos

Governo já distribuiu mais de 306 milhões de doses de vacinas

Publicado

on

O boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na noite de hoje (27) mostra que o Brasil registrou, em 24 horas, 229 novas mortes em decorrência de covid-19. Com isso, o país chegou a 614.186 mortes durante a pandemia.

O levantamento mostra que 9.233 novos casos da doença foram registrados no sistema de monitoramento da doença. No total, o país registrou até o momento 22.076.863 casos de infecção pelo novo coronavírus. O informativo também traz os dados sobre óbitos em decorrência de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que somam 119 casos e estão sob investigação de órgãos de saúde.

 país tem 174.396 casos ativos de covid-19 em monitoramento. O número diz respeito a casos diagnosticados que estão sob supervisão médica ou em isolamento.

O número de recuperados é de 21.288.281 casos, o que corresponde a 96,4% do total de infectados.

Estados

No topo do ranking de mortes por estado estão: São Paulo (153.993), Rio de Janeiro (69.011), Minas Gerais (56.143), Paraná (40.771) e Rio Grande do Sul (36.075).

Os estados que menos registraram mortes por covid-19 foram o Acre (1.846), o Amapá (2.002) e Roraima (2.050).

Vacinação

O painel de vacinação do Ministério da Saúde estava fora do ar no momento da apuração dos dados, e a última atualização que consta no vacinômetro do site do ministério registrava, até o dia 25 de novembro, 364.177.468 doses de vacinas distribuídas, com 306.982.366 doses aplicadas – número que compreende a primeira dose, a segunda dose e aplicações únicas.

O ministério registra, ainda, que o governo federal já investiu cerca de R$ 207,3 bilhões em vacinas.

Publicidade

Continue Reading



Publicidade
Publicidade

Mais lidas em três dias