Novo decreto libera outros trabalhos no lockdown

Avaliação: 5 de 5.

Na tarde desta quinta-feira (6), foi divulgada a reedição do Decreto Municipal que determinou lockdown a partir de sábado (8) em Pelotas.

O regramento complementar à determinação anterior incluiu atividades e serviços na lista de essenciais, que poderão funcionar durante a ação de enfrentamento ao coronavírus.

O novo decreto libera as atividades de segurança patrimonial privada, assim como aquelas que garantem o funcionamento de servidores, banco de dados e data centers.

Hotéis e estabelecimentos que prestem serviço da mesma natureza também poderão funcionar.

As indústrias da área da alimentação, com operação 24h, foram incluídas na lista de fundamentais mesmo durante o lockdown.

Também estão permitidas as atividades que dão suporte a hospitais, postos de saúde, unidades básicas de saúde, de pronto-atendimento, que realizem exames e análises laboratoriais, e serviços que não podem ser interrompidos.

A manutenção de urgência em redes de telefonia e internet, nas atividades consideradas essenciais, está autorizada.

A reedição do decreto que determinou lockdown em Pelotas também prevê que o embarque e desembarque de passageiros do transporte intermunicipal será realizado, exclusivamente, na Rodoviária, que atuará em plantão com número reduzido de servidores.

Cuidadores de idosos e funcionários de açougue que atuam na regulação de câmaras frias e trabalhadores que moram em Pelotas mas trabalham em outros municípios, poderão circular, especificamente para estas atividades.

Poderão circular também pessoas vindas da Rodoviária, onde ocorrerão todos os embarques e desembarques intermunicipais (com exceção dos ônibus do Capão do Leão, cujo ponto final é no Centro). Apenas para chegar e sair.

Conforme anúncio feito pela prefeita Paula Mascarenhas, oficializado pelo Decreto 6.300/2020, das 20h do sábado (8) às 12h da terça-feira (11), Pelotas estará em lockdown como uma ação de enfrentamento à pandemia.

A proposta do Município é a de aumentar o índice de isolamento da social, que se encontra com média de 45%, para tentar controlar o crescimento de casos confirmados de Covid-19.

LEIA INTEIRO O DECRETO DE LOCKDOWN

10 thoughts on “Novo decreto libera outros trabalhos no lockdown

  1. É impressionante a desinformação da população! Convivem diariamente com milhões de vírus, bactérias,de repente só existe Comuna vírus.Fiquem em casa preservem a saúde,a economia não importa,linda falácea de uma comunista( PSDB) nunca mais.O interessante que ela não está preocupada com a economia do Brasil,estado e municípios porque será! Político comunista se importa apenas com a ideologia partidária.

  2. Lockdown sera bom sábados e domingos. fim de semana que a população sai muito. maioria nao trabalha. e saiem para rua passear. ponte do laranja: so passa que e morador ou entrega para os estabelecimentos. da para fazer a blitz ja na rotula antes da ponte.

  3. FIQUEM EM CASA E SALVE VIDAS … MEDIDAS MAIS SEVERAS E LONGAS DEVERÃO OCORRER SE A POPULAÇÃO E EMPRESÁRIOS NÃO COLABORAREM…

    1. Moro em pelotas mas precisei viajar para outro estado na última segunda feira. Preciso voltar para casa, de carro, na segunda feira pela manhã, como faço?

  4. Lockdown é lockdown, que isso sra. Prefeita, na quarta feira vai triplicar o n° de contaminados, dando 10 passos para trás?

  5. Bastou sair o decreto de ontem e a cidade inteira foi se aglomerar nos hipermercados de Pelotas. É assim, de modo atabalhoado que a administração municipal quer enfrentar a pandemia?
    Os governantes gostam de instilar o pânico na população.
    Isto é o reflexo de como está perdida a Prefeitura.
    E a cidade, dia a dia, morre um pouco.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.