Especulações sobre o lockdown pelotense

Em termos práticos no sentido de frear a expansão do contágio, lockdown de três dias, dois deles fim de semana, não fará diferença. Na linha do tempo, é um soluço.

O anúncio do lockdown veio quando, dos 30 leitos de UTI disponíveis para pacientes adultos, 28 estavam ocupados.

Já um dia depois, nesta quinta-feira (6), a situação se agravou: de dois leitos vagos, passou para um só.

Paula enfrenta dois problemas imediatos: a falta de leitos e o baixo isolamento social, que, segundo ela, está no menor patamar desde o começo da crise.

Ao decretar o lockdown, parece tê-lo feito pela emergência do momento.

Pode que a prefeita esteja pensando em duas possibilidades:

  1. Anunciar novo decreto, estendendo o lockdown pela semana toda.
  2. Fazer lockdowns sucessivos e alternados, sempre no mesmo período deste primeiro, pelo tempo que julgar necessário.

A primeira possibilidade (prolongar o lockdown) parece menos plausível. Paula pode considerar que lockdown longo seria insustentável financeiramente para o setor produtivo, especialmente comércio e serviços, que vêm sofrendo com as medidas e protestando em tom crescente.

A segunda possibilidade, considerando que Paula raciocine como no parágrafo anterior, parece mais aceitável, sobretudo se conseguir abrir uma boa quantidade de leitos novos. Com mais leitos, e lockdowns esporádicos, poderia em tese ir dosando as internações, deixando o sistema respirar. Dependendo da quantidade de leitos novos que consiga, se o isolamento aumentar, pode que a prefeita não faça mais lockdown.

3 thoughts on “Especulações sobre o lockdown pelotense

  1. Lockdown para conseguir abrir boa quantidade de leitos??? Realmente 5 meses não é tempo suficiente para se preparar.

    Nestes 5 meses a prefeitura recebeu repasses adicionais da união e não investiu em novos leitos, montou um hospital de campanha fake, e o fechou às vésperas de um lockdown por falta de pacientes. O município de Bento Gonçalves tem 1/3 da população e dobro de leitos de UTI.

    Realmente jogar a conta para população, pela incompetência na gestão é um absurdo.

  2. Desculpe meu comentario….mas estou alegre pelo seu nome ser Rubens e alem disso vc e um homem cultissimo,em relacao ao nome e pq meu filho se chama Rubens😬👏👏👏

    1. Olá. Não sou culto, como vc pensa, mas me esforço um pouco. Mas agradeço. Valeu! Felicidades a vc e ao seu Rubens. Um abraço.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.