Connect with us

Pelotas e RS

Lixo será coletado durante lockdown

Publicado

on

A coleta de lixo continuará a ser feita no lockdown.

Por isso, a população pode recorrer ao cronograma habitual do recolhimento para descartar seus resíduos – tanto orgânicos, quanto recicláveis – neste período. Em caso de dúvidas ou reclamações, os moradores podem contatar o Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, através do número: 98415-9453.

A coleta nos contêineres – estruturas destinadas exclusivamente para o descarte de resíduos orgânicos em regiões com maior concentração populacional – está garantida. Na área do comércio, no Centro, ela ocorrerá normalmente no sábado, na segunda e na terça, assim como nos bairros Pestano, Guabiroba e Lindóia, onde o recolhimento será feito no sábado e na segunda-feira. 

A coleta orgânica, de porta em porta, segue o mesmo cronograma duas vezes por semana em toda a cidade. Confira abaixo como será o recolhimento durante o lockdown:

Noturno: Cohab Fragata, Gotuzzo, Fragata Norte, Fragata Sul, Novo Mundo, Colina, Castilho, Vila Nova, Castelinho, Simões Lopes e Padre Réus 

Diurno: Distrito Industrial, Santa Terezinha, Pestano, Getúlio Vargas, Aeroporto, Santa Rita, Lot. Municipários, Sítio Floresta, Vila Princesa, Sanga Funda e Santa Colônia (na terça-feira, somente)

Noturno: Porto, Várzea, Fátima, Balsa, Perret, Areal, Cruzeiro, Treptow, Cohab II e Bom Jesus

DiurnoArco-íris, Vasco Pires, Areal, Dunas, Colônia Z3, Recanto de Portugal, Laranjal, Navegantes e Cascata (zona rural).

    O recolhimento dos resíduos com potencial de reciclagem, como papel, vidro, metal e plástico também está confirmado para este período. Na segunda-feira, pela manhã, ele ocorrerá na Cohab Fragata, Centro Sul, Carpena, Centro Sul B, Colina do Sol e Py Crespo, e à tarde, no Areal Sul, Obelisco, Gotuzzo, Vila Assumpção, Jardim Europa, Umuharama, Recanto de Portugal, Novo Mundo e Santa Terezinha. 

    Arte: Camila Soares

    Já na terça, a coleta dos recicláveis será, pela manhã, no Centro Norte, Treptow, Navegantes, Colônia de Pescadores Z3 e Balneário dos Prazeres, e à tarde, na Cohab 2, Cohab Lindóia, Cohab Pestano, Guabiroba, Fátima, Simões Lopes, Padre Reus, Balsa, Balneário Valverde e Balneário Santo Antônio.

    Durante o lockdown, a autarquia funcionará em regime de plantão para atender problemas de falta d’água, grandes vazamentos e emergências relacionadas a esgoto, assim como as equipes responsáveis pelo tratamento da água e monitoramento das casas de bomba, que estarão em plantão 24 horas. Na segunda e na terça, o Sanep atenderá o público, de forma remota e online, através do WhatsApp, das 9h às 18h30min. 

    Em casos de solicitações para parcelamentos ou religações, a população pode entrar em contato através do número 98417-0008. Para situações de falta d’água, grandes vazamentos ou emergências com esgoto, os contatos são 98423-0046, 115 ou 3025-3797 (plantão 24 horas).

    Clique para comentar

    Pelotas e RS

    Prefeitura divulga inscrições para preparatório do Enem

    Publicado

    on

    A prefeitura, em colaboração com a ONG Comunidade Educacional #Euquelute, oferece inscrições para o curso gratuito preparatório para o Enem, destinado a alunos da rede pública de ensino. As inscrições podem ser feitas até o dia 1° de maio – aqui.

    O curso será ministrado de 4 de junho a 1° de novembro, nas modalidades presencial e on-line. As aulas on-line ocorrerão de segunda a sexta-feira, à noite, utilizando a plataforma Google Meet, e as aulas presenciais serão em três dias da semana, à tarde, na Faculdade UniSenac, localizada na rua Gonçalves Chaves, 602. Estão disponíveis 35 vagas para a modalidade presencial e 150 vagas para modalidade on-line. 

    A ONG #Euquelute, que realiza este trabalho voluntário desde 2020, já matriculou 517 estudantes em seus cursos, com 50 colaboradores envolvidos. No segundo semestre de 2023, a comunidade escolar contou com duas turmas presenciais e uma on-line, que tiveram uma taxa de aprovação no Enem de 60% e 90%, respectivamente.

    Continue Reading

    Pelotas e RS

    Entidades Automotivas do RS se reúnem em Pelotas para discutir o setor

    Publicado

    on

    O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Sul e a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional RS (Sincodiv/Fenabrave-RS) realiza o Encontro Regional das entidades em Pelotas, no próximo dia 24 de abril, a. O evento ocorrerá na Churrascaria Lobão, av. Bento Gonçalves, 3460 – Centro, a partir das 11h.

    Com o propósito de descentralizar suas atividades e fortalecer sua presença em diferentes regiões do Estado, a nova diretoria, liderada por Jefferson Fürstenau na presidência, trará ao evento uma análise do cenário do varejo automotivo no Rio Grande do Sul, e informações da região Sul do Estado. O encontro proporcionará uma oportunidade para explorar perspectivas e desafios que impactam o setor, buscando soluções para impulsionar seu crescimento.

    Além de abordar questões relevantes para o setor automotivo, o evento servirá como espaço para o diálogo e a troca de ideias entre os participantes, incluindo representantes da rede de distribuição de veículos das cidades próximas ao evento. Será também uma ocasião para apresentar as iniciativas planejadas e em andamento pela entidade, visando promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer a distribuição automotiva no estado.

    Entre os convidados confirmados, destacam-se o presidente do Sincodiv/Fenabrave-RS, Jefferson Fürstenau (foto no alto), vice-presidentes da entidade e o assessor jurídico Dr. Paulo Oliveira Balsemão. Lideranças políticas foram convidadas.

    Para mais informações e confirmações de presença, entre em contato pelo telefone (51) 3337.0959 ou pelo e-mail eventos@sincodiv-rs.com.br.

    Sobre o Sincodiv/Fenabrave-RS: O Sincodiv/Fenabrave-RS representa os interesses dos concessionários e distribuidores de veículos no estado do Rio Grande do Sul, promovendo o desenvolvimento e fortalecimento do setor automotivo.

    Continue Reading

    Em alta

    Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

    Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

    Continue reading