Connect with us

Pelotas e RS

340 MIL PESSOAS CONFINADAS

Publicado

on

Atualizado às 10h26 de 09/08/2020 |

Publiquei este texto, originalmente, às 18h30 deste sábado (8). Às 20h, eu o atualizei, para coincidir com a hora exata do começo do lockdown. Agora, 2h27 de domingo, acrescento algumas palavras.

Pelotas começou um inédito lockdown das 20h deste sábado (8) até 12h da próxima terça-feira (11).

Exceto em casos excepcionais, 340 mil pessoas, o grosso da população, estão proibidas de sair à rua.

64 horas de confinamento. Um Big Brother em cada domicílio.

Quem estiver na rua no lockdown pode ser abordado e detido.

Vindos de um regime de semi-isolamento, que começou com índices melhores, acima de 50%, os pelotenses já sentiam a pressão psicológica, uma pressão que parece ter relação com o relaxamento do isolamento, que caiu muito, para menos de 50%, relação com uma ânsia da população por escapar ao sufocamento da liberdade pessoal, necessidade de “sobrevivência” em vários sentidos.

Pois essa pressão psicológica tende a piorar, mesmo que o lockdown dure poucos dias. Pelo confinamento em si, sobretudo pela incerteza dos próximos movimentos.

Lockdown, na grafia, já é hostil. Trava para baixo é o movimento final dos guardas quando fecham celas de penitenciárias, ao menos nos filmes americanos, se a memória não me engana. Mesmo com dia para ser encerrado o lockdown, a angústia e incerteza são inevitáveis.

Se Paula não conseguir abrir mais leitos de UTI rapidamente, não é impensável que prorrogue o lockdown por toda a semana, mesmo que, ao fazê-lo, agrave ainda mais a crise no setor produtivo, especialmente comércio, base da nossa economia, junto de serviços, até que consiga aquela ampliação: algo que não conseguiu, de maneira substancial, desde o início da pandemia.

Desde sempre foram 31 leitos daqueles. Nos últimos dias, Paula aumentou 4 leitos. Foi um alento, mas modesto para fazer frente à aceleração dos casos de infectados que requerem internação, não em enfermaria, casos leves, mas em UTI, casos graves.

Neste sábado, houve mais três mortes. A ocupação, que estava por um leito, caiu por causa das mortes.

Como Paula e os demais prefeitos da Zona Sul não vão recorrer da bandeira vermelha prevista para a próxima semana, que por si induz ao isolamento (mais que bandeira laranja, nossa atual em vigor), a prefeita, em tese, não tenderia a prologar o lockdown pela semana. Ainda assim, se não conseguir mais leitos, a tese do prolongamento pode se manter de pé.

Ninguém sabe ao certo o que acontecerá. Talvez nem ela, prefeita, que enfrenta o ponto mais desgastante de seu mandato, saiba.

Quando Paula foi eleita, escreveu um post no facebook que alertava para que “não esperassem dela gestos grandiloquentes, que não era salvadora da pátria!” Curiosamente, o que mais se precisa agora é que seja a salvadora, ou seja, que consiga mais leitos, mais equipes de saúde. Dinheiro para isso ela vem recebendo do governo federal.

Paula começou a mandato clamando por Paz em seu pacto Social. Neste último ano, engolfada por problemas sanitários e um ambiente conflagrado, suas pretensões parecem mais uma miragem.

Os empresários reclamam que se a prefeita tivesse garantido a oferta maior de leitos em tempo hábil, sem afogadilhos, talvez a atividade produtiva, afetada por seus decretos, não tivesse de penar tanto quanto vêm penando economicamente. Paula já desagradou o setor. Para ela, politicamente, o desastre seria completo se começarem a morrer pessoas por falta de leitos. Se isso ocorrer, e desejamos que não ocorra, sua expectativa de reeleição pode estar sepultada.

Não apenas pelo perigo acima, mas também por ele, acredito que Paula, no começo da próxima semana, irá anunciar um lote de novos leitos de UTI.

LEIA INTEIRO O DECRETO DE LOCKDOWN

Novo decreto libera outros trabalhos no lockdown

Correio ganha na justiça direito de abrir no lockdown. Restaurante e supermercado, não

    Rubens Amador. Jornalista. Editor do Amigos de Pelotas. Ex funcionário do Senado Federal, MEC e Correio Braziliense. Pai do Vitor. Fã de livros, de cinema. E de Liberdade.

    1 Comment

    1 Comments

    1. Valdeane Da Silva Pereira

      09/08/20 at 16:14

      Enquanto o povo não tiver o mínimo de respeito pelo próximo durante esta pandemia viveremos momentos difíceis. Todos julgam a atitude da prefeita mas não olham para as suas atitudes…. Quantos estão vivendo como se nada estivesse acontecendo pondo em risco a vida dos demais? É algo a se pensar … Estamos fazendo o nosso melhor para diminuir os casos de covid em nossa cidade?
      A única preocupação que vejo é com a economia , mas MORTOS não trabalham e não contribuem economicamente para o pais…. A situação atual requer de nós algo que não temos a muito tempo… RESPEITO COM O PRÓXIMO.

    Brasil e mundo

    UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

    Publicado

    on

    Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

    Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

    “Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

    “Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

    “A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

    ***

    Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

    ***

    Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

    Continue Reading

    Pelotas e RS

    Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

    Publicado

    on

    A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

    Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

    Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

    Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

    Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

    Continue Reading

    Em alta

    Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

    Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

    Continue reading