Paula agradece pelo “aumento do isolamento”

A prefeita Paula fez uma live agora.

Audiência alta, mas de 10 mil pessoas assistindo, no começo da transmissão. Depois, foi caindo, mas sempre acima de 7 mil pessoas.

Paula confirmou que manterá os protocolos de bandeira vermelha previstos pelo governo do estado, durante a semana, sem tomar medidas mais duras.

Não haverá decreto novo.

Ela agradeceu pelo fato “de os pelotenses terem respeitado o lockdown, o que fez com que o isolamento social aumentasse muito, para mais de 78%. Estava em 42,5% no sábado, foi para 78,4% no domingo”.

Pediu que a população continue evitando sair à rua sem necessidade.

A prefeita não fez anúncio novo.

Afirmações da prefeita:

“Minha vontade não não fazer lockdown de novo, pois é medida extrema. Mas é uma medida eficaz e vamos avaliar se o adotaremos de novo ou não”.

“Ninguém pode nos acusar de sermos um governo autoritário”.

“Fiquei emocionada ao ver que a população entendeu a necessidade de ficar em casa”.

“O comércio ficou aberto 84 dias. E 31 dias fechados. Não podemos nos acusar de termos sido um governo mais rígido do que o necessário”.

“Em julho vimos que a situação se agravava na nossa região. Em agosto, entendemos que tinha de tomar atitude mais forte”

“A grande causa do lockdown foi o aumento da internação em UTI, mais de 90% de leitos ocupados, em alguns momentos, por horas, 100% de ocupação”.

“O que nos trouxe até aqui foi termos feito muito isolamento social. E o lockdown buscou esse envolvimento das pessoas com a causa sanitária”.

“No fim de semana, o índice de isolamento subiu para 78,4%. Isso mostra que, independente da questão jurídica, a população decidiu fazer o lockdown”.

“Tivemos poucas autuações e nenhum conflito na fiscalização”.

“Hoje, temos 24 pessoas internadas em 30 leitos adultos de UTI. E uma criança internada em 5 leitos pediátricos. Situação ainda é preocupante”.

“Temos 30 leitos de UTI parados, esperando por equipes de saúde. Eles não estão sendo usados, mas estamos trabalhando para conseguir profissionais de saúde. Também estamos buscando contratar outros 10 leitos com respiradores, no Centro Covid. Espero poder dar essas boas notícias em breve”.

“Precisamos evitar aglomeração, evitar sair de casa”.

“Sem lockdown, vai cair o isolamento, mas devemos insistir em manter o isolamento ao máximo, só saindo de casa por necessidade. O isolamento significa preservar vidas”.

“Em nome do amor ao próximo, vamos manter o isolamento, contribuindo para o bem coletivo. Pelotas mostrou ao estado e ao País essa capacidade”.

“Muitos críticos usam problemas para atacar, pensando no processo eleitoral. A proximidade da eleição prejudica a vida dos agentes públicos”.

“No processo, se comete falhas, se acerta. Isso é natural. Estamos num processo inédito”.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.