Connect with us

Pelotas e RS

Pref. fez 10 interdições de comércios e lavrou 24 autos de infração por aglomeração

Publicado

on

A fiscalização da prefeitura, com apoio da Segurança, fez dez interdições de comércio e serviços durante o lockdown, além de equacionar, de modo conciliatório, três casos de estabelecimentos abertos por interpretação equivocada do Decreto. Nesses, após diálogo, as atividades foram imediatamente suspensas.

O secretário Jacques Reydams avalia o número de ocorrências como baixíssimo.: “A população e os empreendedores responderam de forma positiva ao distanciamento, entendendo a gravidade da situação. A participação de todos foi importante e despertou a necessidade de esforço coletivo para controle e superação das contaminações pelo coronavírus”.

SSP/Guarda Municipal

Vinte e quatro autuações foram lavradas por aglomerações; duas pessoas foram responsabilizadas por promover as aglomerações; e seis pessoas foram multadas pela falta do uso de máscara. As infrações feriram a Lei 6.819/2020 (Lei da Máscara e das Aglomerações), e o Decreto 6.300/2020, que instituiu o lockdown no Município.

“O período foi de sucesso, com respeito da comunidade e sem maiores incidentes. Os números de autuações foram reduzidos. A SSP/Guarda Municipal ressalta a importância da participação da sociedade nesta luta contra o inimigo invisível. Situações foram contornadas com orientação e diálogo. As autuações limitaram-se a casos extremos”, avalia o secretário Samuel Ongaratto.

Para o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio André Facin, “as operações integradas registraram êxito absoluto. O alto nível de respeito da sociedade foi muito significativo. Os poucos que desrespeitaram o esforço coletivo foram autuados. A motivação para quem trabalhou nas ruas, garantindo o cumprimento do Decreto e a segurança, veio da adesão da própria comunidade. Foi uma injeção de ânimo”.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading