Saúde confirma: 100% dos leitos de UTI para pacientes adultos de covid estão ocupados

O Amigos enviou duas perguntas à prefeitura, respondidas pela secretária de Saúde, Roberta Paganini:

Confirma que a ocupação de leitos adultos esgotou?

Nossos leitos de UTI adulto realmente estão lotados. No Centro Covid, apenas um dos leitos pediátricos, até o final da tarde dessa quarta-feira (12) estava ocupado.

O que tem sido providenciado?

A SMS está cadastrando paciente que necessite de leito no Gerint (Cadastro de Gerenciamento de Internação do Estado), responsável pela regulação estadual e que poderá transferir para outros municípios.

A SMS está trabalhando em três frentes para, o mais rápido possível abrir novos leitos.

  1. Uma das frentes é a de ampliação de uma equipe em um dos hospitais de Pelotas, com a disponibilidade de mais leitos de UTI.
  2. Também está correndo o processo de contratação de uma empresa terceirizada, que vai admitir médicos necessários para abertura dos dez novos leitos, que estão lá no Centro Covid e que serão destinados para atendimento adulto. Nós não chamamos de leitos de UTI, porque o Centro Covid não é um hospital, não tem uma retaguarda hospitalar, portanto são leitos semi-intensivos, porque são leitos com respiradores.
  3. Estamos também aguardando, do Governo Federal, nós já nos inscrevemos, nos cadastramos no projeto Conta Comigo, médicos deslocados de outras regiões para Pelotas. Nossa expectativa é de que estes profissionais possam atender os 20 leitos que poderão ser abertos ainda no Hospital Escola, que são desses 30 que o Município alugou. Entretanto, tudo isso vai ser detalhado nos próximos dias, a medida que formos conseguindo vencer todas essas etapas.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.