Connect with us

Pelotas e RS

PT define vice de Ivan para chapa à prefeitura

Publicado

on

Ìyá Sandrali foi aclamada por unanimidade a companheira de chapa de Ivan Duarte (PT) na disputa eleitoral de novembro para a Prefeitura de Pelotas, caso o Partido dos Trabalhadores não tenha coligação para majoritária.

A decisão sobre a escolha da vice ocorreu na noite desta quinta-feira, 13, em reunião do diretório municipal do partido.

Segundo a assessoria de imprensa do PT em Pelotas, em mensagem ao site:

“A escolha, em reunião virtual que contou com mais de 70 filiados e filiadas, empolgou a direção petista e os pré-candidatos a vereador e vereadora pelo simbolismo e pela trajetória de Ìyá Sandrali, uma liderança feminina, defensora dos Direitos Humanos e do respeito à diversidade religiosa e que tem como uma de suas marcas a luta pelo combate ao racismo e ao machismo, o que hoje está na ordem do dia no mundo inteiro”.

“Nós defendemos a liberdade, a igualdade e a democracia. Faremos a diferença nessa eleição de forma radicalmente amorosa”, disse Ìyá Sandrali.

Ivan Duarte e Iyá Sandrali de Oxum

Partido permanece aberto à “construção da Frente”

Mesmo com a decisão pelo nome de Ìyá Sandrali para ocupar a vaga de vice na chapa ao lado de Ivan Duarte, a direção partidária definiu pela continuidade das negociações junto aos demais partidos do campo democrático e da esquerda.

Sandrali deverá ser a vice no caso de o PT concorrer sem coligações na chapa majoritária.

Sandrali

Sandrali de Campos Bueno, mais conhecida como Ìyá Sandrali, é servidora pública, educadora, psicóloga e especialista em criminologia. Tem sua vida pautada pela defesa dos direitos humanos e pela defesa da laicidade do Estado.

É filiada ao PT desde 1992 e trabalhou nas prefeituras e governos petistas em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.

Escolheu Pelotas para viver e trabalhar no Case Regional Pelotas desde 1998 e, aqui, educou suas filhas Winnie Bueno e Ayanna Bueno e é avó de Virginia . Aqui construiu seu terreiro localizado no bairro Três Vendas.

Participa ativamente das organizações de Tradição de Matriz Africana e Afrodiaspórica, de Direitos Humanos e de Mulheres Negras e do Movimento Negro nos níveis estadual e nacional.

Ativista social, faz parte do Fórum Inter-religioso e Ecumênico em Defesa da Democracia e atua em vários segmentos inter-religiosos.

Em 2018 concorreu a deputada estadual, sendo a única candidata negra do PT neste pleito.

Atualmente, ocupa o cargo de secretária executiva do Conselho do Povo de Terreiro do RS e é conselheira do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Pelotas.

Faz parte da Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores e havia disponibilizado seu nome como pré candidata à vereadora.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading