PAULA PODERÁ LIBERAR COMÉRCIO EM TODOS OS DIAS ÚTEIS

Mais cedo, nesta segunda-feira (17), um lojista escreveu ao Amigos dizendo-se “confuso”, porque estava atendendo em take away (pegue e leve, sem atendimento presencial), mas notou que outros comércios estavam abertos, funcionando normalmente. “Está tudo aberto aqui no centro”, disse. Ele seguia protocolo que previa que na segunda só era permitido take away.

A explicação da prefeitura é esta:

“O governo do estado mudou os protocolos para o comércio (na sexta passada). Nos atuais, fica permitido ao comércio abrir em quatro dias úteis da semana, sem definir quais dias, que ficam de livre escolha. Então, pode-se considerar que esta segunda é um daqueles quatro dias, e assim o comércio, aberto hoje, está funcionando dentro do previsto no novo protocolo”.

Em princípio, a prefeitura deverá – portanto – anunciar qual dia útil da semana não será permitido o atendimento presencial. Talvez o faça hoje.

Mas há ainda outra possibilidade: de que a prefeita Paula decida manter o comércio aberto em todos os dias úteis, eliminando aquela restrição de um dia útil em que a modalidade comercial deveria ser take away. Poderá decidir assim, se quiser, porque o governo do estado aprovou, nesta madrugada, proposta da Azonasul para que cada município da região adote protocolos restritivos próprios, mais brandos do que os previstos na bandeira de classificação da Zona Sul.

Sendo assim, mesmo na vigência da bandeira vermelha, Paula poderá adotar medidas intermediárias até a bandeira anterior, laranja, menos gravosa, o que permitia maior flexibilização para atividades comerciais. A conferir.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.