Para alinhar-se com Bolsonaro, direção do PTB gaúcho terá de renunciar

Os dirigentes do PTB gaúcho marcaram reunião da Executiva para terça-feira (25) para analisar a decisão nacional do PTB que proíbe coligações com PSDB, DEM e partidos de esquerda e dissolve a direção do Diretório estadual da sigla no Rio Grande do Sul, presidida hoje pelo prefeito de Canoas, Luís Carlos Busato.

Prefeito de Canoas, Luís Carlos Busato, presidente do PTB/RS

A decisão de proibir aquelas coligações e dissolver o diretório foi anunciada pelo presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. E tem por objetivo, segundo ele, alinhar o PTB com o presidente Bolsonaro, atraindo para o partido os bolsonaristas que foram alijados do PSL, partido pelo qual Bolsonaro se elegeu presidente, mas do qual se desfiliou após eleito.

O diretório gaúcho terá de renunciar aos cargos. Uma comissão provisória assumirá o comando.

“O Estado mais forte do PTB no Brasil, que é o Rio Grande do Sul, não é mesquinho, não fica querendo sentar em cima da legenda para guardar como reserva pessoal, para eu me reeleger. Não, é para eleger o futuro do PTB”, afirmou Jefferson.

Ele avisou ainda que diretórios “egoístas” de outros Estados, que não quiserem abrigar bolsonaristas, serão dissolvidos pela executiva nacional.

A mudança de orientação do PTB deve ter reflexos no processo sucessório para a prefeitura já neste 2020, uma vez que o PTB, hoje aliado dos PSDB, pelas palavras de Jefferson, não poderão coligar com os tucanos.

O PTB local hoje detém a vaga de vice-prefeito, com Idemar Barz. E, mesmo sem a vaga de vice para 2020, seguia no rumo de apoiar a futura campanha à reeleição da prefeita Paula Mascarenhas, do PSDB.

No estado, a situação é diferente. O vice-governador, Ranolfo Vieira Jr., é do PTB e tem dois anos de mandato a cumprir.

1 thought on “Para alinhar-se com Bolsonaro, direção do PTB gaúcho terá de renunciar

  1. Alinhando-se ao PR, o PTB ja perdeu meu voto, Ate pq R.Jeferson e uma das piores pessoas que,hoje, temos na política. Acredito que o tiro vai sair pela “culatra”.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.