Tempestades e alagamentos retornam à metade sul do RS

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus.

O material desta semana aponta que a partir de quinta-feira (27) tempestades serão esperadas para a região da fronteira com o Uruguai. Podem ocorrer relâmpagos, rajadas de vento e até ocorrência de granizo.

Os volumes de chuva acumulados podem ultrapassar 100mm entre a quinta-feira e a próxima semana. Acesse aqui.

O boletim chama atenção para a possibilidade de alagamentos. De acordo com o material, diante dos volumes acumulados e da continuidade de chuva ao longo de várias horas, há necessidade de atenção para possíveis alagamentos nas áreas vulneráveis à drenagem na metade sul do Rio Grande do Sul.

A semana será de temperaturas amenas com mínimas acima de 10˚C em quase todo o RS enquanto as máximas poderão alcançar 25˚C em Pelotas e Rio Grande, 26˚C na capital, 28˚C em Uruguaiana e Cerro Largo e 24˚C em Caxias do Sul.

Previsões e análises
O boletim tem, além da previsão para a semana, a tendência para o início de setembro, a previsão climática para o trimestre agosto-setembro-outubro, Boletim Climático de Inverno e previsão para Inverno 2020.

O conteúdo foi elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.