A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou, nesta quinta-feira (27), mais 85 novos casos de coronavírus.
Os registros são referentes a 45 mulheres, com idades entre 10 e 93 anos, e a 40 homens, entre 1 e 83 anos.
Pelotas contabiliza 2.385 pessoas infectadas. Dessas, 1.338 são consideradas recuperadas, 941 permanecem isoladas e 38 estão internadas, além dos 68 óbitos.
A SMS aguarda o resultado de 85 exames que estão no Lacen/RS.
Hospitalizados
Até as 13h desta quinta-feira, 71 pacientes estavam internados em leitos exclusivos para Covid-19 em unidades de saúde do Município. Nove são moradores em outras cidades. Do total, 32 ocupam leitos de UTI e 39 estão em Enfermaria.
Dos 62 hospitalizados que são moradores de Pelotas, 38 tiveram resultado de exame positivo para o coronavírus, 21 são suspeitos e três negativaram para a doença, mas seguem ocupando leito Covid em razão de protocolo clínico. Desses casos, 28 encontram-se em UTI e 34 em Enfermaria.
Dos nove pacientes de outras cidades, seis testaram positivo e três são suspeitos para a doença. Desses, quatro estão em UTI e cinco em Enfermaria.
Outro dia fiz uma postagem de crítica política e vcs não publicaram, ok. Farei a última hoje. A forma como está sendo administrado o Coronavírus em Pelotas é preocupante. Nada adianta acabar com o sustento da sociedade se nada é feito quando o problema está em suas mãos… Minha vó esta internada em Pelotas há mais de 1 semana por motivos alheios a COVID. Porém, 3 dos cuidadores que estavam a auxiliando, 2 estão com sintomas, tratados em UPA mas sem realizar exame de covid e a terceira foi embora para sua residência em outro estado, vindo a testar positivo na data de hoje. Na minha vó fizeram apenas exame de imagem, portanto, a consideram livre de covid, a chance de ela estar contaminada é enorme. Podendo estar transmitindo a outras pessoas. É um erro sistêmico de protocolo não testar pessoas suspeitas. Incompetência pura dos gestores. Pelotas padece pela incompetência dos tomadores de decisão. Não autorizo a publicação deste comentário. Mas que o mesmo sirva para verificar como a prefeitura está orientando os órgãos de saúde nas situações semelhantes. Pra mim essa subnotificação interessa apenas aos políticos, ainda mais em ano de eleição. Uma pena.