Connect with us

Pelotas e RS

Covid: medidas de distanciamento seguem valendo nesta semana

Publicado

on

Pela segunda semana consecutiva, Pelotas está em bandeira laranja no Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Apesar da avaliação estadual de risco médio para o novo coronavírus no município, a Prefeitura manterá as determinações, previstas no decreto municipal nº 6.308/2020, o qual define medidas mais rigorosas que as do protocolo do Distanciamento Controlado. 

Essas determinações estão em vigência na cidade desde 17 de agosto, após a adesão de Pelotas ao Plano Regional de Enfrentamento à Covid-19. Com o decreto estadual de cogestão, prefeitos têm autonomia para, quando acharem necessário, intensificarem as medidas nos municípios.

Confira o que permanece determinado

Comércio
Fica permitida a abertura, respeitando o teto de operação previsto na Bandeira Vermelha Estadual, com atendimento presencial restrito a, no máximo, um cliente por atendente, de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h. A exceção são as ferragens e lojas que comercializem materiais para a construção civil, que poderão funcionar das 8h30min às 16h30min, com tele-entrega permitida em qualquer dia e horário.

– Comércio ambulante de gêneros alimentícios, observando os protocolos de higiene e distanciamento, está permitido.

– Fica proibido, no Município, o funcionamento de supermercados e macroatacados aos domingos e feriados.

– Os estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas, inclusive trêileres e food trucks, deverão encerrar o atendimento ao público externo às 21h, fechando todas as portas e acessos, ficando impedida a entrada e o atendimento a novos clientes, não podendo exceder a 30% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou no Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI), evitando a formação de aglomerações.

– Fica permitido, sempre que possível, atendimento através de comércio eletrônico, tele-entrega (delivery), pegue e leve (takeaway) e drive thru.
– Fica permitido o funcionamento do Pop Center, exclusivamente, por comércio eletrônico, tele-entrega (delivery), pegue e leve (takeaway) e drive thru.

– Lojas em galerias comerciais devem observar o teto de operação previsto na Bandeira Vermelha Estadual, com atendimento presencial restrito e, no máximo, um cliente por atendente.

– Shoppings centers podem funcionar com 30% de ocupação e atendimento presencial restrito a, no máximo, um cliente por atendente, de segunda a sábado, das 12h às 20h, exceto praça de alimentação, que pode abrir às 11h. Shoppings não podem abrir aos domingos.

– Agropecuárias – agricultura, pecuária e serviços relacionados, produção florestal e pesca e aquicultura: 100% dos trabalhadores.

Funcionará com 75% dos trabalhadores:
– Comércio de combustíveis para veículos.
Funcionarão com 50% dos trabalhadores:
– comércio atacadista – itens essenciais;
– comércio varejista – itens essenciais (rua);
– comércio varejista de produtos alimentícios (mercados, açougues, fruteiras, padarias e similares);
– comércio varejista – itens essenciais (centro comercial e shopping).

Funcionarão com 25% dos trabalhadores:
– Comércio de veículos (rua);
– manutenção e reparação de veículos (rua);
– comércio atacadista – não essencial;
– comércio varejista – não essencial (rua);
– Mercado Central – pode operar com 25% dos trabalhadores e 30% de ocupação, respeitando a determinação de um cliente por atendente; e
– comércio varejista – não essencial (centro comercial e shopping).

Alojamento e alimentação
Restaurantes à la carte, prato feito e buffet sem autosserviço: 50% dos trabalhadores e 30% da lotação; espaçamento de dois metros lineares entre as mesas.
Restaurantes à la carte, prato feito e buffet sem autosserviço (em beira de estradas e rodovias): 50% dos trabalhadores.
Restaurante de autosserviço: fechado.
Lanchonetes e lancherias: 50% dos trabalhadores.
Hotéis e similares: 50% dos quartos.
Hotéis e similares (em beira de estradas e rodovias): 100% dos quartos.

Saúde e assistência
Visando diminuir a contaminação cruzada de pacientes e profissionais de saúde, o Município estabelece que os locais de referência para internação do SUS para Covid-19 são: o Hospital-Escola da UFPel, o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) e a Beneficência Portuguesa. Os hospitais São Francisco de Paula, Unimed, Miguel Piltcher e Clinicamp não atenderão a casos da doença, até que haja determinação da Secretaria Municipal de Saúde – autorizada a alterar o Decreto conforme o avanço da pandemia.
A assistência veterinária atuará com 75% dos trabalhadores.

Serviços
Funcionarão com 100% dos trabalhadores:
– Funerárias; e
– pesquisa científica e laboratórios (pandemia).
Funcionarão com 75% dos trabalhadores:
– Bancos, lotéricas e similares;
– vigilância, segurança e investigação; e
– serviços para edifícios (limpeza, manutenção).
Funcionarão com 50% dos trabalhadores:
– Parques temáticos, atrativos turísticos e similares (com 25% de público);
– museus e similares (com 25% de público);
– reparação e manutenção de objetos e equipamentos;
– lavanderias e similares;
– organizações sindicais, patronais, empresariais e profissionais;
– atividades administrativas dos serviços sociais autônomos;
– serviços de auditoria, consultoria, engenharia, arquitetura, publicidade e outros;
– serviços profissionais de advocacia e de contabilidade;
– agências de turismo, passeios e excursões; e
– serviços domésticos.
Funcionarão com 25% dos trabalhadores:
– Imobiliárias e similares (teleatendimento ou presencial restrito, com um cliente por atendente);
– teatros, cinemas e casas de espetáculos (sem público espectador);
– bibliotecas, arquivos, acervos e similares (atendimento individualizado com agendamento);
– ateliês (atendimento individualizado com agendamento);
– atividades de organizações associativas ligadas à arte e à cultura (MTG e similares – atendimento individualizado com agendamento);
– academia de ginástica, incluindo as de pilates, bem como os espaços em condomínios residenciais (atendimento individualizado, mínimo 16 metros quadrados por pessoa);
– centros esportivos, quadras esportivas e ginásios em geral para prática de esportes em dupla;
– clubes sociais, esportivos e similares (atendimento individualizado de atletas profissionais e amadores, mínimo 16 metros quadrados por pessoa, sem público);
– clubes de futebol profissional em disputa no Campeonato Brasileiro 2020 (treinos e jogos coletivos, exclusivos de atletas profissionais, sem público, respeitando os protocolos da FGF e CBF);
– salões de beleza, barbearias, podologia e clínicas de estética (atendimento individualizado por ambiente, distanciamento de 4 metros entre clientes); e
– serviços de higiene e alojamento de animais domésticos (pet shop – um cliente por atendente).

Cultos religiosos
Em todos os casos previstos, deverá ser observado o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas.
– Em templos de até 30 metros, serão permitidas até sete pessoas.
– Em templos de 31 a 100 metros, serão permitidas até 15 pessoas.
– Em templos de 101 a 200 metros, serão permitidas até 20 pessoas.
– Em templos maiores do que 200 metros, serão permitidas até 30 pessoas.

Atividades turfísticas
As corridas de cavalo ocorrerão com os portões fechados e sem público.
Só será permitida a presença dos profissionais absolutamente necessários para viabilização da corrida e fica vedado o acesso e a permanência no interior do Jockey Club de profissionais sem a utilização de máscara.

Transportes
Transporte coletivo de passageiros (municipal): ocupação de 60% da capacidade total do veículo.

Clique para comentar

Brasil e mundo

Leite posta encontro com o Papa

Publicado

on

Atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (14). Aproveitando o espaço na agenda do Pontífice, levou à Sua Santidade uma réplica das ruínas das Missões e uma caixa com camisas do Grêmio, do Inter e do Xavante, pra ficar de bem com todas as torcidas.

Aproveitando, convidou o Papa a visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos das missões jesuíticas no estado — por coincidência ano da próxima eleição presidencial, sonho que Leite persegue.

No X, Leite postou: “Foi uma conversa muito gentil e muito amável do Papa, que lembrou ter ido muitas vezes à cidade de Pelotas, onde um tio dele (Victor José Bergoglio) morou”.

Leite acrescentou: “A sua mensagem de hoje (do Papa) é muito oportuna. O Papa Francisco falou sobre temperança e pediu aos fiéis que exercitem o equilíbrio. É uma mensagem que serve para as relações nas redes sociais, pessoais, profissionais e políticas nesse mundo tão dividido”. Com essas palavras, Leite, que tem discursado contra a polarização na política, parece confirmar uma impressão. Ele é conhecido nos bastidores como “Governador Casio”. Tudo calculado, nada é espontâneo, com vistas ao pleito de 2026”.

Na última semana, Leite gravou vídeo de apoio a Matteus, participante gaúcho da final do BBB, aproveitando a onda da audiência do programa. Matteus perdeu, contudo, e o comentário é de que “perdeu por causa do apoio de Leite”. Era o comentário hoje na aula do Pilates.

Terá sido a derrota de Matteus um mau agouro para Fernando Estima, de quem se fala que poderá ser candidato dos tucanos a prefeito de Pelotas?

Continue Reading

Cultura e entretenimento

UnaMúsica inicia temporada com show da Gafieira do Clube

Publicado

on

O projeto UnaMúsica inicia sua temporada 2024 com show da Gafieira do Clube nesta quinta-feira, dia 18, às 18h. A apresentação será ao ar livre, no Anfiteatro do Parque Una e coincide com a abertura da Semana Nacional do Choro em Pelotas.

O evento, que ocorrerá de 18 a 27 de abril, celebra o  10º aniversário do Clube do Choro de Pelotas e o reconhecimento pelo Iphan do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil. Durante o período, diversas atividades acontecerão em diferentes locais da cidade.

UnaMúsica

O UnaMúsica surgiu em 2020 com a intenção de valorizar a produção musical local ao promover shows de diferentes estilos no Anfiteatro do Parque Una. Porém, devido à pandemia de Covid-19, o projeto foi reestruturado e, dos cinco shows selecionados para aquela temporada, quatro foram realizados de forma virtual. Em 2022, o plano original foi retomado e a última apresentação foi realizada presencialmente.

Tendo o espaço público do Parque Una como cenário, o projeto retorna em 2024, buscando  levar boa música aos moradores e visitantes do bairro.

Gafieira do Clube

O projeto Gafieira do Clube reúne instrumentistas participantes do Clube do Choro e foi concebido com base nas tradicionais bandas de gafieiras do Rio de Janeiro que se destacavam em casas noturnas renomadas, como as estudantinas, oferecendo um repertório especialmente elaborado para a dança, com arranjos de músicas populares e composições instrumentais.

Apresentando uma formação moderna que combina os instrumentos do choro com nuances jazzísticas, incluindo contrabaixo, bateria e instrumentos de sopro, a Gafieira do Clube surge com o propósito de proporcionar uma experiência musical instrumental mais vibrante e envolvente, mesclando os ritmos do choro, maxixe, samba e outros, para o deleite dos apreciadores da música brasileira.

Participam do projeto: Rafael Velloso (sax), Rui Madruga (violão 7 cordas), Fabrício Moura (violão de 6 cordas/cavaquinho), Pedro Nogueira (cavaquinho solo), Paulinho Martins (bandolim), Gil Soares (flauta), Paulo Lima(contrabaixo) e Everton Maciel (percussão).

O QUÊ: Projeto UnaMùsica 2024 – Show Gafieira do Clube

QUANDO: Dia 18 de abril, às 18 horas

ONDE: Anfiteatro do Parque Una

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading