Connect with us

Brasil e mundo

Segunda Guerra em Cores

Publicado

on

A série Segunda Guerra em Cores, no Netflix, tem 10 capítulos. Didática, é um curso rápido eficiente. Em “cores”, porque colorizaram as imagens.

Muita coisa eu não sabia, outras havia esquecido, como o lançamento de paraquedistas de mentira: bonecos; para confundir os radares e os inimigos. Nas praias, havia tanques de mentira também.

A tática alemã da Blitzkrieg (Guerra Relâmpago) foi surpreendente. Com tanques velozes, percorriam longas distâncias em curto espaço de tempo e tomavam territórios rapidamente.

A necessidade fez evoluir a tecnologia, em menor ou maior grau, para o mal e para o bem.

Em Pearl Harbor, o comando americano achava que as condições geográficas impediriam um ataque à frota ancorada no Pacífico. Como as águas eram rasas, acreditavam que torpedos lançados de aviões explodiriam assim que caíssem na água, por tocar logo o fundo. Os japoneses, porém, acoplaram aos torpedos duas asas de madeira, para que flutuassem ao cair. Os americanos consideravam os japoneses uma raça inferior. De repente se deram conta de que estavam errados.

Outro exemplo. A indústria química alemã refinou metanfetaminas para consumo dos soldados. Ao ingerir as bolinhas, sentiam-se invencíveis e podiam guerrear dias seguidos sem dormir, um estímulo para potencializar a Blitzkrieg e, também, uma ironia. Se os alemães eram uma raça superior, como Hitler pregava, por que precisavam de bolinhas?

Se o tema te interessa, vale assistir.

Rubens Amador. Jornalista. Editor do Amigos de Pelotas. Ex funcionário do Senado Federal, MEC e Correio Braziliense. Pai do Vitor. Fã de livros, de cinema. E de Liberdade.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Brasil e mundo

Comentário em vídeo: Liberdade de expressão

Publicado

on

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading