Simp promove debate de prefeituráveis dia 6 de novembro

Do Simp:

O Sindicato dos Municipários realiza o tradicional debate com os candidatos a prefeito de Pelotas no dia 06 de novembro, 16h, tendo por local o salão de festas do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas.

Desta vez por conta da pandemia da COVID-19, será de forma  virtual, transmitido ao vivo de forma online (“Live”), via canal de vídeos do Simp no YouTube (youtube.com/simpelotas) e/ou pela fanpage do Simp no Facebook (facebook.com/simp.pelotas). 

A gravação do debate posteriormente será disponibilizada também pelos mesmos meios.

Se farão presentes ao debate os candidatos: Coronel Napoleão – PRTB (Coligação MUDA PELOTAS, MUDA DE VERDADE!); Dan Barbier – PDT; Eduardo Ligabue – PCO; Fetter – PP (Coligação JUNTOS POR PELOTAS); Ivan Duarte – PT; João Carlos Cabedal – MDB; Julio Domingues – PSOL (Coligação POVO NO PODER); Marcelo Oxley – PODE; Marco Marchand – DEM; Paula Mascarenhas – PSDB (Coligação VAMOS EM FRENTE, PELOTAS!); e Tony Sechi – PSB (Coligação PELOTAS TEM JEITO).

A transmissão será aberta a todos os cidadãos que desejarem assistir ao debate, mas os temas são voltados exclusivamente ao funcionalismo municipal. Desta vez o mediador será o jornalista Edmundo Silveira.

Já foi realizada reunião preparatória, dia 22 de outubro, por videoconferência com todas as coordenações de campanhas dos candidatos, a fim de tratar das regras do debate, as quais foram aprovadas e houve a confirmação da presença dos 11 postulantes ao cargo de prefeito(a).

“Os debates do Simp historicamente sempre foram reconhecidos e elogiados por todas as candidaturas pela isonomia, igualdade e transparência, além dos municipários terem a oportunidade de conhecer as propostas voltadas à categoria, sob uma forma diferente, devido à pandemia, não havendo presença de público, no formato de assembleia exclusiva aos servidores como ocorria em eleições anteriores, mas sim de forma virtual e oportunizando a todos cidadãos o acompanhamento dos questionamentos”, comenta o vice-presidente do Simp, Tiago Botelho Domingues.

Abaixo seguem as regras aprovadas para o debate:  

“DATA: dia 06 de novembro, às 16h, no salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas (STICAP), com endereço na Rua Almirante Barroso, 3124.

Os candidatos(as) ou seus assessores, deverão estar no local às 15h30 para fins de realização dos sorteios que definirão a ordem de posicionamento no palco e de quem dará início a cada um dos blocos.

Como medida de segurança no enfrentamento ao COVID – 19, para ingresso no local do debate haverá aferição de temperatura por meio de termômetro infravermelho (pistola) para todos que estiverem presentes; também será exigido o uso de máscaras protetoras, às quais poderão ser retiradas somente pelos candidatos e mediador no momento do efetivo início do debate, quando já sentados em seus locais; será disponibilizado álcool gel e líquido para higienização das mãos de todos os presentes.

ABERTURA: a abertura será feita pela direção do SIMP.

COORDENAÇÃO E APRESENTAÇÃO: o debate terá a coordenação e apresentação do Jornalista Edmundo Silveira.

TERMO DE COMPROMISSO: os(as) candidatos(as) comprometem-se em firmar documento declarando ciência e concordância com os termos destas regras.

PRESENÇAS: somente será permitida a presença da Direção, funcionários e assessoria jurídica do SIMP; equipe técnica envolvida na produção de som, luz e imagem, além dos candidatos e seus assessores.  

ASSESSORES: cada candidato(a) poderá fazer-se acompanhar de até dois (02) assessores, cujos nomes devem ser informados ao SIMP com até quarenta e oito (48) horas de antecedência pelo e-mail da entidade.

BANDEIRAS/FAIXAS E CARTAZES: não será permitida a utilização de bandeiras, faixas ou cartazes no interior do local do debate, somente adesivos afixados ao vestuário dos presentes, bem como camisetas que identifiquem exclusivamente a candidatura.

PANFLETOS: não será permitida a distribuição de panfletos no interior do local do debate.

EXIBIÇÃO DE IMAGENS OU DOCUMENTOS: não será permitida a exibição de imagens ou documentos (jornais, revistas, fotografias, etc.), ou leitura de textos pelos(as) candidatos(as) durante o debate.

FILMAGEM: o debate será filmado e transmitido ao vivo, de forma “online” (“live”), via canal de vídeos do SIMP no YouTube: (youtube.com/simpelotas) e/ou pela fanpage do SIMP no Facebook: (facebook.com/simp.pelotas). A gravação do debate será exclusivamente pelo SIMP, não sendo permitida qualquer outra filmagem ou gravação, por qualquer meio. O vídeo, na íntegra da gravação, será disponibilizado em até dois dias após o debate, no canal de vídeos do SIMP no YouTube, acima citado.

PERGUNTAS: os temas a serem questionados serão vinculados ao funcionalismo.

BLOCOS E DESENVOLVIMENTO DO DEBATE: o debate será realizado em quatro (04) blocos: apresentação; respostas às perguntas da Direção do SIMP; perguntas entre os candidatos; conclusão (mensagem final), conforme os seguintes tempos:

           – apresentação: dois (02) minutos para cada candidato(a); neste caso, trinta (30) segundos antes do término de seu tempo, será acionado dispositivo sonoro;

       – respostas às perguntas da Direção do SIMP: serão apresentadas três (03) perguntas (iguais) a cada um(a) dos(as) candidatos(as), que terão três (03) minutos para resposta a cada uma delas; neste caso, trinta (30) segundos antes do término de seu tempo, será acionado dispositivo sonoro;

INTERVALO DE 10 MINUTOS.

         – perguntas entre os candidatos (perguntas com temas vinculados ao funcionalismo): cada candidato(a) fará uma pergunta de sua livre escolha a outro(a) candidato(a), o qual será definido por meio de sorteio, nos seguintes tempos:

pergunta: trinta (30) segundos; resposta: um (01) minuto e trinta (30) segundos (neste caso, 30 segundos antes do término de seu tempo, será acionado dispositivo sonoro); réplica: trinta (30) segundos (neste caso será acionado dispositivo sonoro ao término do tempo); tréplica: trinta (30) segundos (neste caso será acionado dispositivo sonoro ao término do tempo);

           – conclusão (mensagem final): dois (02) minutos para cada candidato(a); neste caso, trinta (30) segundos antes do término de seu tempo, será acionado dispositivo sonoro.

           A ordem da apresentação e dos blocos será estabelecida por sorteio antes do início do debate, considerando o posicionamento dos candidatos(as), a visão de frente destes para as câmeras, sentido da esquerda para a direita:

           – o primeiro sorteio definirá a posição dos candidatos(as) em seus assentos e a ordem de apresentação no primeiro bloco;

           – o segundo sorteio definirá o(a) primeiro(a) candidato(a) que começará o segundo bloco;

           – o terceiro sorteio definirá o(a) primeiro(a) candidato(a) que começará o terceiro bloco;

           – o quarto sorteio definirá o(a) primeiro(a) candidato(a) que começará o quarto bloco, sendo que em todos tais blocos, após o(a) primeiro(a) candidato(a) a falar, a ordem das falas seguirá o critério da alternância, sempre seguindo pelo(a) candidato(a) na ordem das cadeiras, à sua direita, com a exceção do terceiro bloco, cuja ordem estará pré-definida por sorteio.

           O(a) candidato(a) que for sorteado(a) para abrir um dos blocos, não concorrerá aos demais.

CRONÔMETRO: o tempo para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas será devidamente cronometrado por pessoa especialmente designada para tal fim, sendo que haverá aparelhos monitores tanto para candidatos(as) bem como a quem estiver assistindo. Será comunicado o final do tempo e, em caso de serem excedidos os tempos pré-determinados, o som do microfone será cortado.

DO DIREITO DE RESPOSTA: o direito de resposta será concedido exclusivamente quando houver ofensa à integridade moral com citação pessoal do(a) candidato(a), devendo ser requerido pelo próprio candidato(a), ou por seus assessores (neste caso diretamente à assessoria jurídica do SIMP) e no mesmo bloco, sendo disponibilizado um (01) minuto para tal fim. O pedido de resposta será dirigido ao mediador, ou a assessoria jurídica do SIMP, sendo que o mediador deverá consultar a assessoria jurídica para concessão ou não do requerimento. Não serão permitidas ofensas pessoais a qualquer figura pública, cabendo ao mediador orientar e/ou cassar a palavra do ofensor.

CASOS OMISSOS: questões de natureza jurídica serão decididas pela assessoria jurídica do SIMP, e todas as demais pela Direção do Sindicato.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.