Connect with us

Pelotas e RS

Covid: Pelotas tem mais uma morte e 100 contaminados

Publicado

on

A Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou, nesta sexta-feira (6), mais um óbito causado pela Covid-19. Trata-se de um homem de 45 anos internado na UTI do Hospital-Escola da UFPel desde o dia 3. Pelotas tem 159 mortes confirmadas.

Novos casos

A SMS confirmou, nesta sexta-feira, mais 100 casos positivos de coronavírus, referentes a 63 mulheres, com idades entre 4 e 97 anos, e a 37 homens, entre 5 e 74 anos.

Com esses casos, Pelotas contabiliza 6.000 pessoas infectadas pelo vírus da Covid-19. Dessas, 5.140 são consideradas recuperadas, 689 estão em isolamento e 12 internadas, além dos 159 óbitos confirmados.

A SMS aguarda os resultados de 263 exames que estão no Lacen/RS, no Laboratório do Hospital-Escola da UFPel e, também, em análise pelo programa Testar RS.

Hospitalizados

Até as 13h desta sexta-feira, 30 pacientes estavam internados em leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 em unidades de saúde locais. Três são moradores de outros municípios. Do total, 14 ocupam vagas de UTI e 16 estão em Enfermaria.

Dos 27 pacientes hospitalizados, residentes em Pelotas, 12 são positivos para a doença, 10 suspeitos e cinco receberam resultado negativo para o vírus, mas ocupam leito Covid em razão de protocolo clínico. Desses casos, 11 encontram-se em UTI e 16 em Enfermaria.

Os três pacientes residentes em outras localidades obtiveram resultados positivo para Covid-19 e estão em UTI.

Altas hospitalares

Desde março, quando realizadas as primeiras internações de pacientes confirmados ou suspeitos de infecção pelo vírus, foram contabilizadas 469 altas hospitalares.

As internações ocorreram nas unidades de saúde com leitos especializados para o tratamento da Covid-19: Hospital-Escola da UFPel, Beneficência Portuguesa e Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid).

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading