Prefeitura reduz leitos em hospitais, mas abre novos no Centro Covid

Prefeitura informa que decidiu reduzir a oferta de alguns leitos de enfermaria e UTI exclusivos para covid contratados no Hospital Escola da UFPel e na Beneficência Portuguesa.

A decisão vem no momento em que a prefeitura está abrindo leitos para atendimento adulto no Centro Covid. Com mais leitos neste Centro, foi possível reduzir os demais leitos nos hospitais.

Queda nas internações e cirurgias eletivas

A prefeitura diz que a decisão se deve à diminuição na demanda por internações de pacientes com covid e, também, à necessidade de retomar as cirurgias eletivas para outras doenças nos hospitais, que vinham sendo represadas.

Segundo a secretária de Saúde, Roberta Paganini, o HE-UFPel passa a oferecer dez leitos de UTI e dez de enfermaria Covid (antes da mudança, o HE possuía 20 leitos de UTI e 38 de enfermaria).

A Beneficência Portuguesa terá a mesma quantidade de leitos de UTI que o Hospital Escola – um total de 10 leitos, além de 16 leitos de isolamento para casos menos graves (a BP tem ainda 20 de UTI e 31 de enfermaria e seguirá com a oferta atual até o início da semana que vem, quando o governo avaliará a mudança definitivamente).

A prefeitura informa ainda que, em compensação, foram abertos, no Centro Covid, 10 novos leitos de UTI e 17 de enfermaria.

Cansaço

Sobre o rearranjo da estrutura, Paganini diz ainda:

“Além do que já foi dito, e que nos fez projetar a readequação, os profissionais dessas áreas Covid estão muito cansados, é uma área muito estressante, de uma exigência maior do que de UTIs e enfermarias comuns. Muitos deles foram contratados emergencialmente, são reforços nas equipes que já existiam nos hospitais, e nem todos querem renovar seus contratos. Então a redução nos leitos é relativa, também, à dificuldade de que os médicos permaneçam nos seus contratos”.

Como vai ficar

Com as readequações nas alas Covid dos hospitais de Pelotas e com a ampliação no atendimento do Centro Covid, a estrutura dedicada aos pacientes suspeitos ou infectados pelo vírus ficará assim:

Centro Covid

15 Leitos Suporte Ventilatório (UTI)

– 10 adultos 

– 5 pediátricos 

27 Leitos Enfermaria

– 17 adultos

– 10 pediátricos

HE-UFPel

– 10 UTIs

– 10 enfermarias

Beneficência Portuguesa

– 10 UTIs

– 16 leitos de isolamento

 

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.