AGRADECIMENTO FINAL. Por Fetter Jr.

Ao chegarmos ao final do Primeiro Turno destas eleições, desejo agradecer profundamente ao povo pelotense pela acolhida generosa que recebi ao longo desta campanha. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas para podermos ter contatos pessoais, em função da pandemia, nos dedicamos a percorrer incansavelmente bairros, vilas e distritos.

Com humildade, reconheço que isto não foi suficiente para transmitir nossas prioridades e propostas para o enfrentamento das duras consequências que advirão nos próximos anos, alertando a população da necessidade de alterar procedimentos e prioridades, com vistas a superar as enormes dificuldades e desafios que nos afetarão em futuro próximo.

O desejo pela mudança, que percebemos na comunidade, ficou evidenciado nas urnas, quando a chapa da atual administração recebeu os votos de 78.599 pelotenses (32,6%), pouco mais do que os 64.032 que deixaram de comparecer às urnas (26,6%). Este descontentamento ainda ficou mais evidente com os 18.901 votos brancos e nulos (7,8%), que somados às abstenções representaram 34,4% dos nossos 240.903 eleitores cadastrados em Pelotas.

Esta eleição totalmente atípica e inusitada resultou em apenas 158.015 votos válidos, praticamente 2/3 de nosso eleitorado, para o que contribuiu de modo significativo o medo que paira na população.

De modo responsável, propusemos uma “mudança com segurança”, mas a curta campanha e o pequeno tempo de propaganda eleitoral, não nos permitiram alcançar o convencimento desta imensa maioria de descontentes com a situação atual.

Não nos omitimos, defendemos o que acreditávamos ser melhor para a comunidade e logramos eleger expressiva bancada para a Câmara de Vereadores, fruto de nominata representativa e diversificada, construída com antecedência, em contatos por mim coordenados, juntamente com Marcelo e Selister. A estes 32 homens e mulheres nosso reconhecimento e agradecimento por seu engajamento, que acabou motivando o lançamento de nossa candidatura à Prefeitura.

Com isto, o PROGRESSISTA retoma papel relevante na Câmara de Vereadores, pois na eleição anterior tinha elegido apenas um vereador e, assim mesmo, em coligação com 2 outros Partidos, e agora terá 3 legítimos representantes do povo pelotense apenas em sua legenda, além de outro do CIDADANIA do nosso vice Antonio Brod.

Aliás, a insatisfação que detectamos na população – e que motivou nossa participação neste pleito – se revelou de modo expressivo na renovação de 14 cadeiras das 21 do Legislativo (também 2/3 do total), o que, embora a reduzida participação da comunidade neste pleito, comprova uma vez mais o desejo de correção de rumos na administração municipal, assim como a perplexidade com os rumos da política em nível estadual e nacional.

A votação recebida por nossa chapa à prefeitura não foi suficiente para nos levar ao Segundo Turno, mas nos faltaram apenas 1.357 votos (0,6% do eleitorado, ou 0,86% dos votos válidos).

De um lado, isto me leva a AGRADECER aos 21.532 pelotenses – mulheres e homens – que nos confiaram suas esperanças e expectativas, a quem somos reconhecidos. Também nos dá a certeza de que não deveríamos nos omitir neste grave momento que estamos enfrentando.

Em uma DEMOCRACIA é esperado que os Partidos logrem expor suas ideias e propostas e o fizemos, na medida do possível nestas eleições atípicas. Não tivemos o sucesso almejado, mas mostramos que temos ideias, propostas e partido capazes de exprimir as aspirações de uma parcela significativa da população, embora sem atingir a ampla maioria dos descontentes e insatisfeitos com a situação política atual.

A Bancada que logramos eleger – a segunda em número de vereadores – nos dá a certeza de que era fundamental nossa participação ativa neste processo eleitoral, contribuindo decisivamente para a renovação claramente desejada pela população. Também comprova que nosso Partido não se conforma em ser mero “coadjuvante” em administrações, mas terá papel decisivo no futuro de nossa terra.

Agradecemos, ainda, aos partidos que se somaram a nós nesta jornada (Cidadania, PV, PSC, PROS, PTC e Avante) e aos que conosco conversaram, mas decidiram lançar candidaturas próprias, o que, embora legítimo, pulverizou votos que poderiam ter sido decisivos para um melhor resultado.

Expressamos, ainda, nosso reconhecimento ao senador Heinze e ao deputado Hamm, que não mediram esforços para nos apoiar, dentro de suas possibilidades. Um destaque muito especial merece a nossa reduzida, mas valorosa equipe, em especial a Executiva partidária (bem comandada pela Beth Dias e o Paulo Gastal) e aos que empregaram seu talento e dedicação à nossa jornada (jurídico, plano de governo, rádio e TV, jornalistas, redes sociais, lideranças, apoiadores e aqueles que nos acompanharam em nossas jornadas na rua), cujos nomes seria inadequado registrar nesta nota, mas que queremos homenagear.

Em especial, agradeço a meus familiares que não me faltaram nesta intensa jornada, período em que me afastei de seu convívio tão importante para mim, a quem agora posso me dedicar como merecem. Retorno também plenamente às minhas atividades profissionais, com a certeza do dever cumprido e com a consciência tranquila de ter feito o possível, dentro das condições atípicas dessa campanha.

Saudamos, ainda, os 7 prefeitos que o PROGRESSISTA elegeu em nossa região (Arroio Grande, Capão do Leão, Cerrito, Herval, Mostardas, Pedras Altas e Turuçu), ainda tendo participado de outras coligações vitoriosas, com destaque para Rio Grande. Nossos cumprimentos a estes prefeitos eleitos, que corresponderão a quase 1/3 dos municípios que integram a Azonasul.

Por tudo isto – e com muita humildade – uma vez mais renovamos nossos agradecimentos e reconhecimentos. Se não logramos o convencimento de tantos que estão descontentes e insatisfeitos (e que são a maioria), cumprimos com equilíbrio nossa missão e seguiremos vigilantes e participativos, juntamente com quem nos acompanhou nesta jornada, especialmente nossos Vereadores eleitos.

Fazer política sempre demanda sacrifícios, mas sigo acreditando que nosso dever, enquanto cidadãos, é contribuir para que a sociedade evolua e encontre respostas para seus mais legítimos anseios. A todos, mais uma vez, o meu muito obrigado!

Por fim, nossos cumprimentos às duas candidaturas que disputarão o segundo turno destas eleições, desejando-lhes uma competição limpa e propositiva. Que vença quem conseguir representar os justos anseios e aspirações de nossa gente!

Adolfo Antonio Fetter Jr.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.