HE faz “Mutirão de Colonoscopia”, exame que estava represado pela pandemia

Nos dias 21 de novembro e 5 de dezembro ocorrerá o Mutirão de Colonoscopia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel).

Os exames serão das 7h às 19h e os pacientes, oriundos da lista de espera da Secretaria Municipal de Saúde, já estão agendados.

A iniciativa visa beneficiar a população atendida pela instituição, através do atendimento da demanda reprimida devido ao cancelamento dos procedimentos ocasionada pela pandemia do novo coronavírus.

A colonoscopia é um exame endoscópico que captura imagens em tempo real do intestino grosso e da porção final do intestino delgado.

O aparelho utilizado chama-se colonoscópio e é um tubo fino e flexível com uma microcâmera no final, que filma o interior do intestino.

O objetivo do exame é investigar a presença de câncer colorretal, pólipos e doenças inflamatórias intestinais como, por exemplo, doença de Crohn e retocolite ulcerativa.

Além disso, a colonoscopia ajuda a entender a causa de diarréias crônicas e anemia sem causa aparente.

Conforme a chefe da Unidade do Sistema Digestivo, Cláudia Soares Costa, já há uma programação para novos mutirões no ano que vem.

“Junto com a equipe do Núcleo Interno de Regulações estamos dando celeridade ao processo de colocar em dia a lista de espera pelos exames, temos um compromisso com a população”, destacou.

O mutirão contará com uma equipe de médicos endoscopistas, médicos residentes em gastroenterologia, enfermeiros, técnicos em enfermagem e assistentes administrativos.

“Este mutirão, além de atender uma importante demanda assistencial, demonstra o engajamento e comprometimento dos serviços de endoscopia e gastroenterologia do HE. Os pacientes se beneficiam com a maior oferta de exames e os serviços se consolidam enquanto equipe”, ressaltou a Gerente de Atenção à Saúde, Carolina Ziebell.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.