BRASIL VIVE SEGUNDA ONDA DE COVID. CADA 100 PESSOAS TRANSMITEM PARA 120

Pesquisadores de diferentes universidades públicas brasileiras divulgaram nesta segunda-feira (23) uma nota em que, baseados em dados da pandemia, afirmam que o país vive o “início de uma 2ª onda”.

Segundo eles, o aumento da contaminação decorre “da falta de testagem sistemática com rastreamento, falta de política central coordenada, clara e eficaz de enfrentamento da situação e afrouxamento das medidas de isolamento sem evidências empíricas, sem uma análise cuidadosa por uma painel de especialistas”.

Hoje, cada 100 pessoas contaminadas transmitem para outras 120.

“A situação no Brasil se deteriorou fortemente nas últimas duas semanas, e o início de uma segunda onda de crescimento de casos já é evidente em quase todos os estados, de forma particularmente preocupante nas regiões mais populosas do país”, afirmam os pesquisadores.

Eles alertam que a retomada da expansão do contágio é consequência de “uma queda dos níveis de isolamento social, mas também da ausência de campanhas de esclarecimento e falsa sensação de segurança disseminada na população”.

 

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.