Guarda Municipal inicia operação ‘Máscara é Vida’, na esperança de conter covid

Com o objetivo de contribuir com o controle do avanço da Covid-19 em Pelotas, a partir desta terça-feira (24) a Guarda Municipal iniciará a operação Máscara é Vida, dividida em duas fases, a primeira com distribuição de máscara em diversos bairros da cidade e a segunda com a intensificação da fiscalização do uso do equipamento de proteção no município.

Desde julho, o uso de máscara é obrigatório em vias públicas, locais abertos e fechados, públicos e privados, através da Lei 6.819.

Segundo o comandante da GM, Igor Bretanha, a Guarda decidiu reforçar a campanha educativa, com a distribuição de máscaras principalmente em bairros onde famílias em vulnerabilidade social moram, antes da intensificação da fiscalização da lei que permite a aplicação da multa, de R$ 119,45 – indivíduo sem máscara – a R$ 1.194,50 – indivíduo sem máscara e em aglomeração -. 

“Estaremos em diversos bairros, orientando quanto ao uso da máscara, como a preocupação da Guarda é com a segurança e a saúde de todos, decidimos fazer a operação antes desta intensificação”, afirma Bretanha.

Pontos estratégicos

A operação será realizada em locais de maior incidência do novo coronavírus no município nas duas últimas semanas, apontados pelo Observatório de Segurança Pública. De acordo com a coordenadora do Observatório, Cíntia Aires, a qualificação dos dados repassados pela Vigilância Epidemiológica permite o georreferenciamento dos endereços de residências dos infectados, gerando manchas de calor (hot spot) nos lugares com mais residentes contaminados. 

“Mapeamos estes locais, com o zoneamento de casos confirmados, e nos locais de maior incidência as equipes irão atuar, fazendo a orientação e a distribuição das máscaras, além da passagem de viatura com alto falante para ampliar a conscientização, em um primeiro momento. Após isso, haverá a aplicação de multa em casos necessários”, explica a coordenadora.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.