Connect with us

Brasil e mundo

O mais humano dos deuses

Publicado

on

Montserrat Martins*

O futebol é empreendimento milionário porque mobiliza paixões – e quem as produz são os gênios da bola, capazes de nos encantar. Meu pai se frustrava com passes para trás e se alegrava com o futebol ofensivo, como o Maradona partindo a dribles para cima dos adversários.

As homenagens que o mundo presta a Diego Armando Maradona não negam as contradições entre a sua magia em campo e suas fragilidades fora dele, que fizeram Galeano lhe proclamar “o mais humano dos deuses”.

Em talentos de várias áreas encontramos essas contradições, não só no futebol (Garrincha), quanto nas mais diversas artes, como Amy Winnehoouse.

Existem algumas teorias psicológicas que tentam explicar esses contrastes. Hoje se reconhecem vários tipos de capacidades específicas, além das cognitivas e emocionais. Além da inteligência racional e verbal, a mais conhecida, existem inteligências específicas tais como a matemática, a artística, a musical e inclusive a cinestésica – que é a inteligência dos movimentos. Garrincha por exemplo tinha limitada inteligência lógica e uma genialidade cinestésica. Outra fonte de estudos é como as pessoas lidam com o sucesso, que reforça o egocentrismo e os traços narcisistas da personalidade.

A explicação psicológica mais interessante é sobre a forma como cada pessoa lida com os vários tipos de “energias” que tem, descritas no livro “Rei, Guerreiro, Mago, Amante”, dos junguianos Robert Moore d David Gillette.

No capítulo sobre os talentos artísticos (onde se sobressaem a criatividade, a ousadia, a originalidade, a capacidade de seduzir, o carisma), descrevem o mar de sensações físicas em que essas pessoas estão envolvidas pois o mundo da sensibilidade é muito prazeroso. 

Desfrutando dos próprios talentos, fica difícil se imporem limites, talvez a melhor explicação para porque ninguém é genial em tudo.  Mas essas são apenas tentativas de explicação racional e talvez seja melhor ficarmos com a de Galeano, que preserva a magia, de que Maradona foi mesmo “o mais humano dos deuses”.

* Médico Psiquiatra

    Clique para comentar

    Brasil e mundo

    Felicidade de “segunda”, não dá mais

    Publicado

    on

    Concordo com Alexandre de Moraes: antes das redes sociais, nós éramos felizes e não sabíamos. Mas éramos felizes no sentido de que uma pessoa ignorante podia ser. Hoje a farsa não convence tão fácil. As vozes se tornaram muito mais plurais, o que é positivo para a sociedade.

    A tecnologia levou a percepção de felicidade a um patamar mais elevado. Aumentou a exigência. Ninguém mais se contenta com meias verdades.

    Voltar no tempo é impossível, apesar dos esforços nesse sentido. O próprio Lula não entendeu isso, por isso está perdendo popularidade. Perdeu poder de persuasão. Ele e qualquer outro governante.

    A própria velha imprensa perdeu poder de persuasão. Está todo mundo vendo o rei nu. Vendo e avisando a este da nudez, em voz alta. A corte toda, que inclui a velha imprensa, está nua. Ouvindo que está nua, mas se fingindo de surda.

    A tecnologia muda os comportamentos. Os avanços tecnológicos provocam essas destruições criativas. Assim como foi o canhão que permitiu Napoleão, a internet e as redes sociais estão forjando um cidadão menos distraído, mais atento e engajado. Uma democracia muito mais participativa.

    O mundo mudou.

    Continue Reading

    Brasil e mundo

    Leite posta encontro com o Papa

    Publicado

    on

    Atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (14). Aproveitando o espaço na agenda do Pontífice, levou à Sua Santidade uma réplica das ruínas das Missões e uma caixa com camisas do Grêmio, do Inter e do Xavante, pra ficar de bem com todas as torcidas.

    Aproveitando, convidou o Papa a visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos das missões jesuíticas no estado — por coincidência ano da próxima eleição presidencial, sonho que Leite persegue.

    No X, Leite postou: “Foi uma conversa muito gentil e muito amável do Papa, que lembrou ter ido muitas vezes à cidade de Pelotas, onde um tio dele (Victor José Bergoglio) morou”.

    Leite acrescentou: “A sua mensagem de hoje (do Papa) é muito oportuna. O Papa Francisco falou sobre temperança e pediu aos fiéis que exercitem o equilíbrio. É uma mensagem que serve para as relações nas redes sociais, pessoais, profissionais e políticas nesse mundo tão dividido”. Com essas palavras, Leite, que tem discursado contra a polarização na política, parece confirmar uma impressão. Ele é conhecido nos bastidores como “Governador Casio”. Tudo calculado, nada é espontâneo, com vistas ao pleito de 2026”.

    Na última semana, Leite gravou vídeo de apoio a Matteus, participante gaúcho da final do BBB, aproveitando a onda da audiência do programa. Matteus perdeu, contudo, e o comentário é de que “perdeu por causa do apoio de Leite”. Era o comentário hoje na aula do Pilates.

    Terá sido a derrota de Matteus um mau agouro para Fernando Estima, de quem se fala que poderá ser candidato dos tucanos a prefeito de Pelotas?

    Continue Reading

    Em alta

    Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

    Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

    Continue reading