Todos os hospitais receberão pacientes de covid

Decreto Municipal n°6.344/2020, publicado nesta sexta-feira (27), determinou o fim do zoneamento hospitalar para atendimentos de casos de síndromes gripais, em especial pessoas suspeitas ou confirmadas para coronavírus, em Pelotas.

Até aqui só alguns hospitais recebiam pacientes de Covid. A partir de hoje, além do HE-UFPel, da Beneficência Portuguesa, do Centro Covid e da UPA Areal e as UBSs, os demais, como a Santa Casa, poderão receber pacientes também, e tratá-los, suspeitos ou positivos de infecção.

O governo diz que a falta de médicos disponíveis para contratação impossibilitou a composição das escalas e impediu a abertura de novos leitos do UTI dedicados aos casos de síndromes gripais.”

“Os hospitais fizeram o possível, mas não depende exclusivamente das instituições e sim da existência de profissionais médicos no mercado que se disponham a realizar este tipo de atendimento”.

Os hospitais terão que cumprir protocolos como o distanciamento dos leitos e todas as medidas de prevenção determinados pelo Ministério da Saúde.

Centro Covid

O fim do zoneamento não atinge o serviço prestado pelo Centro Covid, que se mantém como unidade exclusiva para pessoas com sintomas gripais graves. No momento, o Centro Covid tem em pleno funcionamento 17 leitos de enfermaria adultos, 10 infantis e 5 leitos de suporte ventilatório pediátricos-leitos semelhantes a UTIs.

Como fica o atendimento

De acordo com a secretária de saúde, as unidades de de Atenção Primária -UBSs seguem atendendo casos de síndromes gripais no turno da manhã. A UPA Areal continua como referência para pacientes com sintomas mais graves de síndromes gripais.

O Pronto Socorro permanece como referência para outras demandas de urgência e emergência. A população ainda pode acessar, em casos leves de sintomas gripais ou de dúvidas, o serviço da Central de Teleconsulta- de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo 0800 6485 319.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.