Paula: “Temos leitos, equipamentos e recursos, mas não médicos para ampliar UTIs covid”

A decisão de decretar que todos os hospitais da cidade poderão receber pacientes de covid (não só Hospital Escola/UFPel e Beneficência Portuguesa, como vinha ocorrendo desde o começo da pandemia), pondo fim ao chamado zoneamento, é um perigo para a disseminação do contágio, como alguns alertam?

O zoneamento é na nossa opinião a forma mais adequada de organizar a rede hospitalar para o atendimento à Covid. Nós propusemos isso desde o início aos hospitais e foi aceito.

A maioria dos municípios não pratica o zoneamento. O próprio Estado, para edição das bandeiras, conta todos os leitos de UTI da cidade, independentemente de zoneamento.

Hoje temos leitos, temos equipamentos e temos recursos, mas não temos médicos para ampliar as UTIs covid nos hospitais-referência. Então, não posso manter o decreto (anterior).

Os novos hospitais que passam a receber covid estão preparados para isso?

Não posso negar leito a um paciente que necessite dizendo que apenas dois hospitais podem atender.

O fim do zoneamento vai exigir protocolos mais rígidos de cada hospital para evitarem os contágios. Vamos acompanhar de perto.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Belletti, liberou nota com posição contrária ao fim do zoneamento, falando que poderá ingressar juridicamente com uma ação para reverter a decisão. O que a senhora tem a dizer sobre isso?

O Belletti foi convidado a participar de uma reunião, no sábado passado, em que tratamos disso com os hospitais. Ele não participou.

O que está em jogo é a vida das pessoas.

O Conselho é contra abrir os outros hospitais para Covid, mas não sugere o que fazer com os pacientes que necessitem dos leitos.

A prefeitura alega dificuldades para conseguir equipes médicas, justificando com isso o fim do zoneamento. Não havia outra saída?

A assistência tem que estar em primeiro lugar.

Repito: o zoneamento acorreu em muito poucos municípios. A maioria deles interna em todos os hospitais que tenham leitos disponíveis.

Nós aumentamos o valor da hora paga aos profissionais no Centro Covid (que também tem leitos covid). Mas ainda não conseguiram fechar a escala médica.

O HE está fazendo um chamamento para contratação também. Espero que haja interessados.

Os novos hospitais que receberão pacientes de covid possuem leitos de UTI?

Sim, todos os hospitais têm leitos de UTI e enfermaria. Os pacientes serão encaminhamos para o leito adequado. Os leitos de UTI são equipados com respiradores.

Com a verba federal para covid, não foi possível aumentar bastante o salário dos profissionais de saúde? Se o pagamento fosse melhor, ainda assim teria sido necessário o fechamento dos 20 leitos de UTI (de 40 para 20)?

O salário dos profissionais dos hospitais não somos nós que pagamos. Aumentamos o valor para o Centro Covid. Não estão faltando recursos, temos dinheiro em caixa para ser utilizado na saúde. Mesmo com o aumento ainda não conseguimos fechar as equipes.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.