Operações Integradas se tornam permanentes para enfrentar Covid-19

Prefeitura informa:

Para fazer cumprir as novas medidas de enfrentamento ao coronavírus, inclusive as regras reeditadas no Decreto Municipal 6.345/2020, as forças de segurança de Pelotas, que fazem parte da Operação Integrada do Pacto Pelotas pela Paz, manterão ações noturnas em diferentes pontos da cidade até o fim de semana. 

Fiscalizações em estabelecimentos comerciais, monitoramento do uso da máscara e controle de possíveis aglomerações são o foco das ações ostensivas de enfrentamento à pandemia.

Segundo o cronograma montado durante encontro virtual entre os representantes das forças de segurança – secretarias municipais de Segurança Pública (SSP) e de Transporte e Trânsito (STT), Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros –, as operações previstas para ocorrerem todas as noites, até sábado (5), realizarão rondas, preferencialmente em restaurantes, bares, lanchonetes e comércios de bebidas alcoólicas. A finalidade é o fechamento no horário estipulado no último decreto: às 19hs.

Agentes monitoram possíveis aglomerações e fazem rondas focadas nas atividades de bares, restaurantes e comércios de bebidas ─ Foto: Ascom/Arquivo

“Estaremos orientando, principalmente, os estabelecimentos comerciais, porque mudaram várias normas nos últimos dias com os decretos do Estado e do Município. Então, fiscalizamos para ver se estão se adequando a estas novas normas”, explica o secretário de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, destacando que também serão monitoradas aglomerações e o não uso da máscara.

Conheça o trabalho ostensivo

Na sexta-feira (4) e no sábado (5), também à noite, as operações contarão com patrulhas fixas no Laranjal e na avenida Bento Gonçalves, além de comboios itinerantes.

No domingo (6), a Operação Integrada ganha reforço de uma blitz, no início da tarde, na avenida Adolfo Fetter, em direção à praia. A ação será voltada à fiscalização de trânsito e orientação para controle e prevenção ao coronavírus. No Laranjal, equipes das forças policiais orientarão as pessoas com o fim de evitar a permanência no local. Ainda serão realizados patrulhamentos em outros pontos da cidade, como na avenida Duque de Caxias.

Ações noturnas sistemáticas

“Ainda não houve uma redução de pessoas nas ruas como esperamos. Muitas estão se informando somente agora sobre a proibição em permanecer nos espaços públicos. No último fim de semana, constatamos a pouca informação, já que o decreto era recente. Mas agora iremos intensificar a nossa presença nos locais de lazer e orientar quem ainda tiver dúvidas sobre a determinação”, ressalta Ongaratto.

As ações noturnas sistemáticas, informa o gestor da pasta, se estendem até a próxima semana. Sempre a partir das 20h, um comboio deverá percorrer diferentes pontos do município. Além de monitorar possíveis aglomerações, as rondas focam nas atividades de bares, restaurantes e comércios de bebidas.

1 thought on “Operações Integradas se tornam permanentes para enfrentar Covid-19

  1. É duro ver as forças de segurança da cidade vigiando pessoas ordeiras, famílias e trabalhadores. Eu preferiria que elas tivessem a atribuição de buscar de forma intensiva as causas que estão fazendo com que a doença esteja se disseminando entre a população, criando assim condições de combatê-la na sua origem, com mais efetividade. Além do mais, isso serviria para afastar ou confirmar as dúvidas existentes de que a doença possa estar sendo espalhada de forma proposital.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.