Connect with us

Pandemia

PAULA DECRETA FECHAMENTO DO COMÉRCIO PARA TENTAR FREAR PANDEMIA

Publicado

on

A prefeita Paula anunciou agora, em live de urgência, que, como não está conseguindo ampliar leitos de UTI e ainda não há vacina (palavras dela), decidiu decretar o fechamento do comércio e dos serviços não essenciais na quinta-feira (10), a partir das 19h, até a terça-feira (15), 6h.

Banco e lotérica também não poderão abrir no período acima.

No domingo (13), supermercados não poderão abrir.

O decreto, segundo ela, está sendo redigido ainda, para será publicado nesta quarta-feira (9).

Ela disse também que está trabalhando para abrir mais 10 leitos de UTI. Hoje, os leitos de UTI nos hospitais estão lotados.

Ela agradeceu os profissionais de saúde e fez um apelo a eles: “Que nos ajudem a poder ampliar equipes”.

Agradeceu também as forças de segurança, que, segundo ela, vai continuar fazendo a fiscalização.

Publicidade

Paula disse que o aumento do contágio se deu pelos jovens, que, segundo ela, relaxaram as medidas de proteção quando os números mostravam uma queda. “Os jovens são os mais infectados e, embora seja o grupo menos atingido pela doença, disseminam o vírus a outras pessoas mais velhas”.

Momento mais difícil

A prefeita disse que “é o momento mais difícil vivido pelo município desde o começo da pandemia”.

Falou ainda:

“Para evitar que as pessoas adoeçam, precisem de leitos, e não encontrem é necessário que a população fique em casa nos próximos dias. É uma decisão difícil, ainda mais nesta época do ano, penso nas pessoas que precisam do seus emprego para sobreviver, estávamos conseguindo equilibrar a situação. Mas agora diante do quase colapso do serviço de saúde preciso restringir, pensando na saúde de todos”.

Poderão funcionar os seguintes serviços essenciais:

  • Fiscalização de trânsito
  • Postos, UPAs e UBSs
  • Forças de Segurança
  • Meios de comunicação, preferencialmente em teletrabalho
  • Caldeiras e secadores de grãos em indústrias
  • Indústrias de equipamentos médicos
  • Manutenção de urgência de telefonia e internet
  • Indústria da alimentação
  • Coleta de resíduos frigoríficos
  • Forças armadas
  • Atividades de vendas de produtos alimentícios
  • Farmácias e drogarias
  • Indústrias de medicamentos e serviços portuários, limitados a carga e descarga
  • Atividades de segurança material privada
  • Manutenção de servidores, banco de dados e datacenters
  • Hotelaria e atividades congêneres
  • Atividades de suportes a hospitais, postos de saúde, UBSs, UPAs, limitadas a exames, análises laboratoriais e serviços que não podem sofrer interrupção na área da saúde
  • Clínicas médicas e odontológicas, em regime de urgência e emergência
  • Postos de combustíveis
  • Distribuidoras de gás
  • Serviços públicos essenciais
  • Serviços de saúde e funerários
  • Guarda Municipal

17 Comments

17 Comments

  1. Maria da Graça Pinto Ferreira

    10/12/20 at 14:31

    A construção civil foi liberada do decreto de lock down?

    • Rubens Spanier Amador

      10/12/20 at 17:03

      Segundo a prefeitura, Construção civil é liberada para atividades urgentes. Por exemplo, se estas concretando alguma coisa, não é possível parar.

      • Maria da Graça Pinto Ferreira

        13/12/20 at 07:53

        Trabalharam normalmente desde sexta-feira dia 11/12 às 07:00 começaram a concretar apenas as 15:00 desta sexta-feira. No sábado dia 12/12 trabalharam como sempre pela manhã e pasme! Toda a tarde!
        Descumprem totalmente os dias e horários de trabalho definidos pela própria Porto 5 no Estudo de Impacto de Vizinhança protocolado na Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana para aprovação do Projeto!

  2. Radamés Padilha

    10/12/20 at 07:14

    O horário de comercio deve ser ampliado e não restringir !!!

  3. Graça

    09/12/20 at 13:05

    Como fica as pessoas que aguardam médico da secretária de saúde,com suspeita de câncer,Não se consegui consultar em lugar nenhum,Só lembram do Covid e as outras doenças que tbm matam,vão esperar,acha que não vai precisar de hospital,uma uti.

  4. Pedro Almeida da Silva

    09/12/20 at 08:36

    O grande desafio imposto pelo aumento do número de casos e a consequente pressão sobre o sistema de saúde não permitia outra decisão. A prefeitura agiu com responsabilidade e coragem. Os danos econômicos serão recuperados, para que isto ocorra é preciso que as pessoas estejam vivas. Era possível prever que isto aconteceria? Sim, era muito provável, especialmente considerando o comportamento irresponsável de parte da população. Por que não foram tomadas medidas anteriores? Não sei, mas este fenômeno tem acontecido em todo o Brasil e em outros países, como por exemplo a Espanha, que inclusive já restringiu os deslocamentos internos, impedindo o trânsito entre províncias, mesmo dentro da mesma comunidade autônoma.

  5. Augusto Guimarães

    08/12/20 at 23:25

    Para quem não entendeu ainda: é o virus que manda. Portugal fez TOQUE DE RECOLHER em Lisboa durante o dia. La não teve eleições.

    Simplesmente quando se libera mais (academias, creches, escolas, restaurantes e festas) aumenta o contagio. Precisa desenhar? Vai ser assim (aumenta / diminui ) ate termos uma vacina, que pelo jeito no Brasil vai demorar, dada a incompetência e burrice que impera em Brasília, tao agil com a Cloroquina(q nao serve para nada) e tao lerdo com a vacina.

  6. Anderson Luiz Oliveira Paixão

    08/12/20 at 22:29

    Acho que é interessante abrir os olhos e fazer comentários inteligentes. De olho fechado é melhor nao escrever e passar vergonha.
    Lotou tudo! Todas UTIs! Entendeu? Vou desenhar. Se tu ou teu familiar for um dos ” sorteados” vai faltar respirador e vai morrer. Entendeu?
    Meu pai foi internado faz 20 dias. Se nao tivesse respirador ele tinha morrido. Ja extubaram ele. Só na mascara de oxigenio agora. Recuperaçao muito lenta e dificil. Se liguem. Se cuidem!

  7. Nilo Fagundes do Nascimento

    08/12/20 at 21:59

    Mais do mesmo. É decepcionante a decisão da Prefeita, que demonstra ainda não ter feito uso de toda a sua aptidão intelectual ou que chegou ao limite dela. O fechamento do comércio e dos serviços essenciais no início da pandemia, quando todo o pais foi surpreendido por essa doença até então completamente desconhecida, poderia até se justificar, mas, com a experiência e o conhecimento adquiridos em quase dez meses, alternativas outras já deveriam ter sido pensadas e avaliadas. A grande maioria das pessoas têm consciência da gravidade da doença, mas, apesar de temerosas, não suportam mais essa situação. Precisam trabalhar e espairecer. Já as crianças, não deixa de ser um castigo impedi-las de frequentar as áreas de recreação à céu aberto, visto que isso é indispensável para o seu crescimento e para a sua saúde mental. Por fim, entendo que até o uso de máscaras ao ar livre já deveria ter sido repensado, restaurando-se assim a função natural e primordial das vias respiratórias, as quais, através dos movimentos de inspiração e de expiração, fazem a troca do gás carbônico pelo oxigênio no corpo humano. A Prefeita, portanto, está em débito com a população.

  8. Jussarq

    08/12/20 at 20:12

    Acho que essa situação foi gerada pela política e não pelos jovens
    Todos assistiram as aglomerações durante o período de eleições

    • RenildaFagundes Borba

      09/12/20 at 19:24

      Agora ti disse tudo! Os jovens tão teimosos……tão, mas o q foi essas eleições gente amontoados, sem máscaras e tudo mais. Porque não deixaram pra mais adiante , q necessidade tinham de fazer essa bagaça de eleição, eu não votei nem primeiro nem segundo turno, posso até vir a testar positivo do covid mas garanto não foi nas aglomerações das eleições e bem indo votar eu preferi pagar com o maior gosto e prazer esses R$3,51 de multa de cada turno!!!! Pronto falei……

  9. antônio luiz saltão

    08/12/20 at 20:08

    Voltou a “palhaçada”, até as eleições não havia mais coronavírus, inclusive a prefeita, às vésperas da eleição, declarou que não haveria mais “fechamento”,. E tá provado, se fechamento resolvesse a Argentina estaria livre do coronavírus, pois na Argentina está em quarentena nacional e obrigatória desde 20 de março de 2020, e está em 5º lugar no ranking dos países mais afetados do mundo, passando o Brasil. então essa “estória” de fechar para sustar ou amenizar a contaminação pra min tem mais é conotação política e de querer quebrar o comércio e a indústria e acabar com os empregos.

  10. Miriam

    08/12/20 at 19:28

    Demorou!!!! Já era para ter feito isso antes. Mas tinha eleição, né?!

  11. Maria da Graça Pinto Ferreira

    08/12/20 at 19:02

    Sobre o fechamento do comércio e serviços inclui a construção civil? Porque funcionou sempre durante a pandemia! O que diz o secretário Jacques Adolphe Reydams?

  12. Norma Regina da Rocha

    08/12/20 at 19:00

    Acredito que a Prefeita Paula esta certíssima com este decreto, pois se a população não obedece as ordens dadas , tem que fechar tudo …

    • Melaine costa Mazon

      09/12/20 at 09:14

      É fácil passar a culpa para a população, dizer que os jovens voltaram a se aglomerar quando o contágio e as internações estava reduzido é patético. A culpa do aumento dos casos é da prefeitura que fez da campanha política um carnaval e aglomerado nunca visto antes. Ademais, os ônibus continuam lotados e os profissionais da assistência social e demais funcionários públicos não estão sendo testados, disseminando o vírus.
      Medidas restritivas e ditatoriais somente causam maior aglomeração a posteriori, o que deveria ser feito não é feito.

    • Luis Carlos Nunes Padilha

      12/12/20 at 19:45

      Concordo com o comentário da Norma Regina, tem que fechar mesmo, A prefeita tá certíssima, em cortar a crista do Papagaio da Havan.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Pandemia

Mutirão de vacinação nas escolas será a partir de quarta-feira

Publicado

on

Um mutirão de vacinação contra a Covid-19 será realizado nas escolas municipais de Pelotas. As imunizações serão uma vez por semana, a partir desta quarta-feira (10), para crianças com três anos ou mais matriculadas nas escolas selecionadas. A iniciativa do Município é uma parceria entre as secretarias de Saúde (SMS) e de Educação e Desporto (Smed), e visa aumentar a cobertura vacinal para o público infantil.

As aplicações serão às quartas-feiras, das 13h30min às 17h30min, e em diferentes escolas selecionadas, uma a cada semana, conforme cronograma organizado pela Prefeitura. A imunização é destinada apenas para os alunos matriculados nos educandários e vai ocorrer mediante a presença dos pais ou responsáveis legais pelas crianças. 

Confira a programação da vacinação nas escolas

* Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) – quartas-feiras, das 13h30min às 17h30min 

Dia 10: Emei Bernardo de Souza – rua Padre Anchieta, 3.553 – Centro

Dia 17: Emei Mário Quintana – rua Irmão Gabino Gerardo, 260, travessa A – Fragata/Guabiroba

Dia 24: Emei Ruth Blank – Parque Dom Antônio Zattera, 221 – Centro

Dia 31: Emei Anita Malfatti – rua Machado de Assis, 235 – Fragata

Publicidade
Documentação necessária

– Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto. Caso o menor não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento

– Carteira de vacinação da criança

– CPF ou Cartão do SUS

Orientações da SMS

Segundo o Ministério da Saúde, já é possível a administração do imunizante contra o coronavírus com outras vacinas do calendário vacinal sem intervalo mínimo. A estratégia contribui para a melhora da cobertura dos imunizantes. 

Se a criança estiver com sintomas gripais, não deve se vacinar enquanto estiver passando pelo quadro. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a dose de imunização.

Continue Reading

Pandemia

Após 29 meses, UFPel retoma atividades 100% presenciais

Publicado

on

Nesta segunda-feira (1º), a Universidade Federal de Pelotas voltou às atividades 100% presenciais, após o período emergencial causado pela pandemia de Covid-19.

A retomada total ocorre após 29 meses, período em que atuou remotamente. Desde outubro de 2021, o trabalho presencial vinha sendo retomado aos poucos.

São 94 os cursos de graduação que retomam suas disciplinas e ações de ensino-aprendizagem de forma presencial; estes unem-se ao curso de Direito, que já havia voltado ao regime em 9 de maio.

O próximo passo é elaborar um plano para que o calendário acadêmico da UFPel entre em compasso com o calendário civil. Estão com um semestre de atraso.

Acolhimento

Para a semana entre os dias 8 e 12 de agosto, a Universidade preparou uma programação cultural para realizar o acolhimento de todos os estudantes, além de comemorar o aniversário de 53 anos da UFPel. As ações têm o objetivo de levar instantes de cultura e descontração ao maior número de espaços da instituição, descentralizando a atividade de acolhida.

Tanto os horários quanto os locais de realização foram pensados para diversificar a atividade. Haverá apresentações no Largo do Bola, no Restaurante Universitário do Câmpus Capão do Leão, na Faculdade de Medicina, na Escola Superior de Educação Física e no Câmpus Anglo.

Publicidade

A gestão da UFPel também realizará visitas às unidades acadêmicas, para dar as boas-vindas a estudantes e servidores nesse retorno. Também faz parte da programação do reencontro a inauguração da nova Biblioteca e do aulário do Câmpus Capão do Leão.

Cuidados necessários

A administração central da UFPel relembra que as medidas de prevenção contra a Covid-19 estão mantidas, pois a pandemia ainda não acabou. O uso de máscaras é obrigatório em todos os espaços da Universidade, assim como a apresentação de comprovante vacinal quando solicitado. A instituição orienta ainda que sejam mantidas as medidas de higienização das mãos e de não aglomeração.

Continue Reading

Brasil e mundo

Casos de coronavírus crescem em Tóquio

Publicado

on

O governo metropolitano de Tóquio confirmou hoje (29) 36.814 novos casos de coronavírus.

O número é de 1.819 ocorrências a mais do que uma semana atrás. O total marca o décimo dia consecutivo de aumento na comparação semana a semana.

Autoridades da capital japonesa Tóquio afirmam que o total de pacientes em condição grave, com necessidade de usar respiradores ou máquinas ECMO, é de 26, 1 a menos que na quinta-feira.

Continue Reading
Cultura e diversão5 dias atrás

O TELEFONE PRETO. (Por Déborah Schmidt)

Brasil e mundo1 semana atrás

Reino Unido oferece bolsas de mestrado para alunos de 160 países

Brasil e mundo7 dias atrás

Câmara aprova projeto que cria norma geral para concursos públicos

Brasil e mundo1 semana atrás

CVC é multada por venda de passagens de companhia em falência

Brasil e mundo1 semana atrás

Copom inicia quinta reunião do ano avaliando fim de aperto nos juros

Pelotas e RS1 semana atrás

Relações Internacionais terá aula inaugural nesta quarta (03)

Pelotas e RS2 dias atrás

Hallal se filia ao PT nesta quarta

Pandemia1 semana atrás

Após 29 meses, UFPel retoma atividades 100% presenciais

Brasil e mundo1 semana atrás

MEI poderá emitir nota fiscal de serviço no Portal do Simples Nacional

Eleições 202223 horas atrás

A carta de filiação que leu Pedro Hallal em sua filiação ao PT

Cultura e diversão1 semana atrás

AGENTE OCULTO. (Por Déborah Schmidt)

Especial22 horas atrás

Pais necessários

Brasil e mundo1 semana atrás

Saúde orienta grávidas sobre prevenção à varíola dos macacos

Brasil e mundo3 dias atrás

Dólar cai para R$ 5,11 e fecha no menor nível em sete semanas

Brasil e mundo2 dias atrás

O tempo de tevê dos presidenciáveis

Brasil e mundo1 dia atrás

Revogado decreto que regulamenta profissão de corretor de imóveis

Brasil e mundo2 dias atrás

MEC divulga hoje resultado da 1ª chamada do ProUni 2022/2

Pandemia2 dias atrás

Mutirão de vacinação nas escolas será a partir de quarta-feira

Brasil e mundo2 dias atrás

Auxílio Brasil de R$ 600 começa a ser pago nesta terça-feira

Brasil e mundo32 minutos atrás

Petrobras reduz preços de venda de diesel para as distribuidoras

Pelotas e RS27 minutos atrás

Projeto de extensão do IFSul promove aulas preparatórias para o Enem

Brasil e mundo32 minutos atrás

Petrobras reduz preços de venda de diesel para as distribuidoras

Brasil e mundo34 minutos atrás

Conab estima safra de grãos em 271,4 milhões de toneladas em 2021/22

Especial22 horas atrás

Pais necessários

Eleições 202223 horas atrás

A carta de filiação que leu Pedro Hallal em sua filiação ao PT

Brasil e mundo1 dia atrás

Revogado decreto que regulamenta profissão de corretor de imóveis

Pelotas e RS2 dias atrás

Hallal se filia ao PT nesta quarta

Brasil e mundo2 dias atrás

MEC divulga hoje resultado da 1ª chamada do ProUni 2022/2

Pandemia2 dias atrás

Mutirão de vacinação nas escolas será a partir de quarta-feira

Brasil e mundo2 dias atrás

O tempo de tevê dos presidenciáveis

Brasil e mundo2 dias atrás

Auxílio Brasil de R$ 600 começa a ser pago nesta terça-feira

Brasil e mundo3 dias atrás

Dólar cai para R$ 5,11 e fecha no menor nível em sete semanas

Cultura e diversão5 dias atrás

O TELEFONE PRETO. (Por Déborah Schmidt)

Brasil e mundo7 dias atrás

Câmara aprova projeto que cria norma geral para concursos públicos

Brasil e mundo1 semana atrás

Reino Unido oferece bolsas de mestrado para alunos de 160 países

Brasil e mundo1 semana atrás

CVC é multada por venda de passagens de companhia em falência

Cultura e diversão1 semana atrás

AGENTE OCULTO. (Por Déborah Schmidt)

Brasil e mundo1 semana atrás

MEI poderá emitir nota fiscal de serviço no Portal do Simples Nacional

Brasil e mundo1 semana atrás

Saúde orienta grávidas sobre prevenção à varíola dos macacos

Pelotas e RS1 semana atrás

Relações Internacionais terá aula inaugural nesta quarta (03)

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em alta