Connect with us

Pandemia

PAULA DECRETA FECHAMENTO DO COMÉRCIO PARA TENTAR FREAR PANDEMIA

Publicado

on

A prefeita Paula anunciou agora, em live de urgência, que, como não está conseguindo ampliar leitos de UTI e ainda não há vacina (palavras dela), decidiu decretar o fechamento do comércio e dos serviços não essenciais na quinta-feira (10), a partir das 19h, até a terça-feira (15), 6h.

Banco e lotérica também não poderão abrir no período acima.

No domingo (13), supermercados não poderão abrir.

O decreto, segundo ela, está sendo redigido ainda, para será publicado nesta quarta-feira (9).

Ela disse também que está trabalhando para abrir mais 10 leitos de UTI. Hoje, os leitos de UTI nos hospitais estão lotados.

Ela agradeceu os profissionais de saúde e fez um apelo a eles: “Que nos ajudem a poder ampliar equipes”.

Publicidade

Agradeceu também as forças de segurança, que, segundo ela, vai continuar fazendo a fiscalização.

Paula disse que o aumento do contágio se deu pelos jovens, que, segundo ela, relaxaram as medidas de proteção quando os números mostravam uma queda. “Os jovens são os mais infectados e, embora seja o grupo menos atingido pela doença, disseminam o vírus a outras pessoas mais velhas”.

Momento mais difícil

A prefeita disse que “é o momento mais difícil vivido pelo município desde o começo da pandemia”.

Falou ainda:

“Para evitar que as pessoas adoeçam, precisem de leitos, e não encontrem é necessário que a população fique em casa nos próximos dias. É uma decisão difícil, ainda mais nesta época do ano, penso nas pessoas que precisam do seus emprego para sobreviver, estávamos conseguindo equilibrar a situação. Mas agora diante do quase colapso do serviço de saúde preciso restringir, pensando na saúde de todos”.

Poderão funcionar os seguintes serviços essenciais:

Publicidade
  • Fiscalização de trânsito
  • Postos, UPAs e UBSs
  • Forças de Segurança
  • Meios de comunicação, preferencialmente em teletrabalho
  • Caldeiras e secadores de grãos em indústrias
  • Indústrias de equipamentos médicos
  • Manutenção de urgência de telefonia e internet
  • Indústria da alimentação
  • Coleta de resíduos frigoríficos
  • Forças armadas
  • Atividades de vendas de produtos alimentícios
  • Farmácias e drogarias
  • Indústrias de medicamentos e serviços portuários, limitados a carga e descarga
  • Atividades de segurança material privada
  • Manutenção de servidores, banco de dados e datacenters
  • Hotelaria e atividades congêneres
  • Atividades de suportes a hospitais, postos de saúde, UBSs, UPAs, limitadas a exames, análises laboratoriais e serviços que não podem sofrer interrupção na área da saúde
  • Clínicas médicas e odontológicas, em regime de urgência e emergência
  • Postos de combustíveis
  • Distribuidoras de gás
  • Serviços públicos essenciais
  • Serviços de saúde e funerários
  • Guarda Municipal

Publicidade
17 Comments

17 Comments

  1. Maria da Graça Pinto Ferreira

    10/12/20 at 14:31

    A construção civil foi liberada do decreto de lock down?

    • Rubens Spanier Amador

      10/12/20 at 17:03

      Segundo a prefeitura, Construção civil é liberada para atividades urgentes. Por exemplo, se estas concretando alguma coisa, não é possível parar.

      • Maria da Graça Pinto Ferreira

        13/12/20 at 07:53

        Trabalharam normalmente desde sexta-feira dia 11/12 às 07:00 começaram a concretar apenas as 15:00 desta sexta-feira. No sábado dia 12/12 trabalharam como sempre pela manhã e pasme! Toda a tarde!
        Descumprem totalmente os dias e horários de trabalho definidos pela própria Porto 5 no Estudo de Impacto de Vizinhança protocolado na Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana para aprovação do Projeto!

  2. Radamés Padilha

    10/12/20 at 07:14

    O horário de comercio deve ser ampliado e não restringir !!!

  3. Graça

    09/12/20 at 13:05

    Como fica as pessoas que aguardam médico da secretária de saúde,com suspeita de câncer,Não se consegui consultar em lugar nenhum,Só lembram do Covid e as outras doenças que tbm matam,vão esperar,acha que não vai precisar de hospital,uma uti.

  4. Pedro Almeida da Silva

    09/12/20 at 08:36

    O grande desafio imposto pelo aumento do número de casos e a consequente pressão sobre o sistema de saúde não permitia outra decisão. A prefeitura agiu com responsabilidade e coragem. Os danos econômicos serão recuperados, para que isto ocorra é preciso que as pessoas estejam vivas. Era possível prever que isto aconteceria? Sim, era muito provável, especialmente considerando o comportamento irresponsável de parte da população. Por que não foram tomadas medidas anteriores? Não sei, mas este fenômeno tem acontecido em todo o Brasil e em outros países, como por exemplo a Espanha, que inclusive já restringiu os deslocamentos internos, impedindo o trânsito entre províncias, mesmo dentro da mesma comunidade autônoma.

  5. Augusto Guimarães

    08/12/20 at 23:25

    Para quem não entendeu ainda: é o virus que manda. Portugal fez TOQUE DE RECOLHER em Lisboa durante o dia. La não teve eleições.

    Simplesmente quando se libera mais (academias, creches, escolas, restaurantes e festas) aumenta o contagio. Precisa desenhar? Vai ser assim (aumenta / diminui ) ate termos uma vacina, que pelo jeito no Brasil vai demorar, dada a incompetência e burrice que impera em Brasília, tao agil com a Cloroquina(q nao serve para nada) e tao lerdo com a vacina.

  6. Anderson Luiz Oliveira Paixão

    08/12/20 at 22:29

    Acho que é interessante abrir os olhos e fazer comentários inteligentes. De olho fechado é melhor nao escrever e passar vergonha.
    Lotou tudo! Todas UTIs! Entendeu? Vou desenhar. Se tu ou teu familiar for um dos ” sorteados” vai faltar respirador e vai morrer. Entendeu?
    Meu pai foi internado faz 20 dias. Se nao tivesse respirador ele tinha morrido. Ja extubaram ele. Só na mascara de oxigenio agora. Recuperaçao muito lenta e dificil. Se liguem. Se cuidem!

  7. Nilo Fagundes do Nascimento

    08/12/20 at 21:59

    Mais do mesmo. É decepcionante a decisão da Prefeita, que demonstra ainda não ter feito uso de toda a sua aptidão intelectual ou que chegou ao limite dela. O fechamento do comércio e dos serviços essenciais no início da pandemia, quando todo o pais foi surpreendido por essa doença até então completamente desconhecida, poderia até se justificar, mas, com a experiência e o conhecimento adquiridos em quase dez meses, alternativas outras já deveriam ter sido pensadas e avaliadas. A grande maioria das pessoas têm consciência da gravidade da doença, mas, apesar de temerosas, não suportam mais essa situação. Precisam trabalhar e espairecer. Já as crianças, não deixa de ser um castigo impedi-las de frequentar as áreas de recreação à céu aberto, visto que isso é indispensável para o seu crescimento e para a sua saúde mental. Por fim, entendo que até o uso de máscaras ao ar livre já deveria ter sido repensado, restaurando-se assim a função natural e primordial das vias respiratórias, as quais, através dos movimentos de inspiração e de expiração, fazem a troca do gás carbônico pelo oxigênio no corpo humano. A Prefeita, portanto, está em débito com a população.

  8. Jussarq

    08/12/20 at 20:12

    Acho que essa situação foi gerada pela política e não pelos jovens
    Todos assistiram as aglomerações durante o período de eleições

    • RenildaFagundes Borba

      09/12/20 at 19:24

      Agora ti disse tudo! Os jovens tão teimosos……tão, mas o q foi essas eleições gente amontoados, sem máscaras e tudo mais. Porque não deixaram pra mais adiante , q necessidade tinham de fazer essa bagaça de eleição, eu não votei nem primeiro nem segundo turno, posso até vir a testar positivo do covid mas garanto não foi nas aglomerações das eleições e bem indo votar eu preferi pagar com o maior gosto e prazer esses R$3,51 de multa de cada turno!!!! Pronto falei……

  9. antônio luiz saltão

    08/12/20 at 20:08

    Voltou a “palhaçada”, até as eleições não havia mais coronavírus, inclusive a prefeita, às vésperas da eleição, declarou que não haveria mais “fechamento”,. E tá provado, se fechamento resolvesse a Argentina estaria livre do coronavírus, pois na Argentina está em quarentena nacional e obrigatória desde 20 de março de 2020, e está em 5º lugar no ranking dos países mais afetados do mundo, passando o Brasil. então essa “estória” de fechar para sustar ou amenizar a contaminação pra min tem mais é conotação política e de querer quebrar o comércio e a indústria e acabar com os empregos.

  10. Miriam

    08/12/20 at 19:28

    Demorou!!!! Já era para ter feito isso antes. Mas tinha eleição, né?!

  11. Maria da Graça Pinto Ferreira

    08/12/20 at 19:02

    Sobre o fechamento do comércio e serviços inclui a construção civil? Porque funcionou sempre durante a pandemia! O que diz o secretário Jacques Adolphe Reydams?

  12. Norma Regina da Rocha

    08/12/20 at 19:00

    Acredito que a Prefeita Paula esta certíssima com este decreto, pois se a população não obedece as ordens dadas , tem que fechar tudo …

    • Melaine costa Mazon

      09/12/20 at 09:14

      É fácil passar a culpa para a população, dizer que os jovens voltaram a se aglomerar quando o contágio e as internações estava reduzido é patético. A culpa do aumento dos casos é da prefeitura que fez da campanha política um carnaval e aglomerado nunca visto antes. Ademais, os ônibus continuam lotados e os profissionais da assistência social e demais funcionários públicos não estão sendo testados, disseminando o vírus.
      Medidas restritivas e ditatoriais somente causam maior aglomeração a posteriori, o que deveria ser feito não é feito.

    • Luis Carlos Nunes Padilha

      12/12/20 at 19:45

      Concordo com o comentário da Norma Regina, tem que fechar mesmo, A prefeita tá certíssima, em cortar a crista do Papagaio da Havan.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Brasil e mundo

Ministério prorroga por 30 dias custeio de leitos de UTI para covid-19

Publicado

on

O Ministério da Saúde informou que vai prorrogar por mais 30 dias a ajuda de custos para a manutenção de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) dada a estados e municípios. Em nota, a pasta informa que a prorrogação abrange o custeio para 14.254 mil leitos de UTI covid-19 adulto e pediátrico.

A prorrogação das UTIs é uma demanda do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

O país vem registrando aumento de pessoas contaminadas pela covid-19, em especial pelo crescimento do número de doentes infectados pela variante Ômicron.

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado ontem (22), 23,9 milhões de pessoas já foram contaminados pela doença, que já matou 622.801 pessoas no país. Deste total, 157.393 contaminações e 238 mortes foram registradas nas 24 horas anteriores ao balanço.

Continue Reading

Especial

Imunização: confira os locais de vacinação desta semana

As aplicações contra a Covid-19 ocorrem em mais de 50 locais, de segunda (24) até sábado (29)

Publicado

on

As ações de vacinação contra a Covid-19 e outras doenças terão continuidade nesta semana em Pelotas. A partir de segunda-feira (24), mais de 50 locais seguirão aplicando os imunizantes disponíveis que protegem do coronavírus e o ‘Trailer da Vacina‘ também estará em diversos bairros da cidade, conforme calendário organizado pela Prefeitura, para que a população adulta possa receber as proteções disponíveis.

O processo de imunização das crianças de cinco a 11 anos, com comorbidade e deficiência, seguirá na próxima semana na Unidade de Vacinação Infantil, montada na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes. O processo está sendo realizado por agendamento no site da Prefeitura. Neste primeiro momento, de acordo com o Informe Técnico nº 01/2022 da Secretaria Estadual da Saúde, o sistema só permitirá o agendamento de crianças inseridas nos quadros previstos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca que, para deixar a carteira de vacinação em dia, é necessário apresentar a documentação exigida para cada situação, que pode ser conferida abaixo no texto.

Confira o cronograma completo e compareça:

Dose de reforço da Janssen

Para pessoas que completaram dois meses ou mais desde a aplicação da primeira dose.

– De segunda a sexta-feira

* No Laboratório Municipal – das 13h30min às 17h

Publicidade

* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h

– Aos sábados

* Escola Estadual Coronel Pedro Osório – das 10h às 15h

1ª dose

* Crianças de cinco a 11 anos com comorbidade ou deficiência previstas.

Unidade de Vacinação Infantil, montada na Ubai Navegantes

Mediante agendamento no site da Prefeitura dedicado ao coronavírus

* Pessoas com 12 anos ou mais.

Publicidade

Será utilizado o imunizante disponível no momento e local.

– De segunda a sexta-feira

* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – das 8h30min às 11h – exceto nas unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro)

* Nas UBSs Fraget, Lindoia e Porto – das 8h30min às 15h

* No Laboratório Municipal – das 13h30min às 17h

* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h

* No Trailer da Vacina, conforme cronograma do dia, das 9h às 17h

Publicidade

– Aos sábados

* Escola Estadual Coronel Pedro Osório – das 10h às 15h

2ª dose

Disponível para pessoas com 12 anos ou mais, de acordo com o período de intervalo indicado para a vacina de cada um dos laboratórios – Coronavac, Pfizer e Astrazeneca.

– De segunda a sexta-feira

* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – das 8h30min às 11h – Astrazeneca e Pfizer – exceto nas unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro)

* Nas UBSs Fraget, Lindoia e Porto – das 8h30min às 15h – Astrazeneca e Pfizer

* No Laboratório Municipal – das 13h30min às 17h – Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac

Publicidade

* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h – Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac

* No Trailer da Vacina, conforme cronograma do dia, das 9h às 17h, todos os imunizantes

– Aos sábados

* Escola Estadual Coronel Pedro Osório – das 10h às 15h, todos os imunizantes

3ª dose

Indicada para pessoas com 18 anos ou mais, que tenham completado quatro meses da segunda dose, e para imunossuprimidos com a segunda dose há pelo menos 28 dias, com o atestado-padrão disponível no site da Prefeitura. A vacina utilizada será a da Pfizer.

– Segunda a sexta-feira

* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – das 8h30min às 11h – exceto as unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro).

Publicidade

* Nas UBSs Fraget, Lindoia e Porto – das 8h30min às 15h

* No Laboratório Municipal – das 13h30min às 17h

* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h

* No Trailer da Vacina, conforme cronograma do dia, das 9h às 17h

– Aos sábados

* Escola Estadual Coronel Pedro Osório – das 10h às 15h

4ª dose

Disponível para pessoas imunossuprimidas, com 18 anos ou mais, que tenham recebido a terceira dose há quatro meses.

Publicidade

De segunda a sexta-feira

* No Laboratório Municipal – das 13h30min às 17h

* No Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h

* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – das 8h30min às 11h – exceto as unidades sentinela (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata e CSU Cruzeiro)

* Nas UBSs Fraget, Lindóia e Porto – das 8h30min às 15h

Aos sábados

* Na Escola Coronel Pedro Osório – das 10h às 15h

Publicidade

As aplicações também poderão ser feitas no Trailer da Vacina, conforme cronograma do dia, das 9h às 17h.

Saiba os endereços dos pontos de vacinação e compareça:

Laboratório Municipal – rua Lobo da Costa, 1.774 – Centro

Shopping Pelotas – avenida Ferreira Viana, 1.526 – Areal

Escola Coronel Pedro Osório – rua General Osório, 818 – Centro

Unidade de Vacinação Infantil / Ubai Navegantes – rua Dona Darcy Vargas, 212 – Porto

UBS Arco-Íris – avenida Pery Ribas, 523 – Três Vendas

UBS Areal I – rua Apolinário de Porto Alegre, 290 – Areal

Publicidade

UBS Areal Fundos – avenida Domingos José de Almeida, 4.265 – Areal

UBS Barro Duro – praça Aratiba, 12 – Laranjal

UBS Bom Jesus – avenida Itália, 350 – Areal

UBS Caic – avenida Leopoldo Brod, 3.220 – Pestano

UBS Cascata – estrada Cascatinha 1, s/n – 5º distrito

UBS Cerrito Alegre – estrada Cerrito Alegre, s/n – 3º distrito

UBS Cohab Guabiroba – rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352 – Fragata

Publicidade

UBAI Lindoia – avenida Ernani Osmar Blaas, 344 – Três Vendas

UBS Cohab Pestano – avenida Leopoldo Brod, 2.297 – Pestano

UBS Cohab Fragata – rua Paulo Simões Lopes, 230

UBS Colônia Maciel – acesso Colônia Maciel, s/n – 8º distrito

UBS Colônia Osório – 4º distrito

UBS Colônia Triunfo – Colônia Triunfo, s/n – 8º distrito

UBS Colônia Z-3 – rua Rafael Brusque, 147 – Laranjal

Publicidade

UBS Corrientes – BR-116

UBS Cordeiro de Farias – 5º distrito

UBS CSU Areal – rua Guararapes, 50 A – Areal

UBS Dom Pedro l – rua Ulisses Batinga, 749 – Fragata

UBS Dunas – avenida Ulysses Silveira Guimarães (avenida Um), s/n – Areal

UBS Fátima – rua Baldomero Trápaga, 480 – São Gonçalo

UBS Fraget – rua Três, 81 – Vila Real/Fragata

Publicidade

UBS Getúlio Vargas – rua Sete, 184 – Getúlio Vargas

UBS Grupelli – 7º distrito

UBS Jardim de Allah – avenida Fernando Osório, 7.430 – Centro

UBS Laranjal – rua São Borja, 683 – Laranjal

UBS Leocádia – rua David Canabarro, 890 – Areal

UBS Monte Bonito – 9º distrito

UBS Navegantes – rua Dona Darcy Vargas, 212 – Porto

Publicidade

UBS Obelisco – rua Doutor Francisco Ribeiro Silva, 505 – Areal

UBS Osório (Loteamento) – rua Barão de Mauá, 217

UBS Pedreiras – 9º distrito

UBS Posto Branco (anexo Vila Princesa) – Estrada Porto Alegre antiga, Granja Retiro, s/n

UBS Porto/Puericultura – rua Doutor João Pessoa, 240 – Centro

UBS Py Crespo – rua Marquês de Olinda, 1.291 – Três Vendas

UBS Sanga Funda – avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 5.025 – Três Vendas

Publicidade

UBS Sansca/Vila Castilho – rua Doutor Amarante, 919 – Centro

UBS Santa Silvana – Colônia Santa Silvana, s/n – 6º distrito

UBS Santa Terezinha – rua São Miguel, 5 – Três Vendas

UBS Simões Lopes – avenida Viscondessa da Graça, 107 – Centro

UBS Sítio Floresta – rua Ignácio Teixeira Machado, 299 – Sítio Floresta

UBS União de Bairros – rua 1, s/n – Loteamento dos Municipários

UBS Vila Municipal – rua Luciano Galleti, 600 – Três Vendas

Publicidade

UBS Vila Nova – 7º distrito – Vila Nova

UBS Vila Princesa – rua Quatro, 3.205 – Três Vendas

UBS Virgílio Costa – rua Epitácio Pessoa, 1.291 – Fragata

*Todos que optarem por realizar a vacinação no Shopping Pelotas estarão isentos do pagamento da taxa de estacionamento do local. A gratuidade será concedida a quem apresentar a Carteira de Vacinação. Além disso, quem comparecer para a vacina e adquirir um ingresso para o cinema, para a data, ganhará outro sem custo algum.

Esteja com a documentação necessária em mãos

Para 1ª e 2ª dose

Crianças de cinco a 11 anos com comorbidade ou deficiência

– Atestado (simples – não precisa ser padrão) da criança que comprove a comorbidade ou deficiência

– Documento de identidade com foto da criança

Publicidade

– Comprovante de residência do responsável

– Declaração de ciência do responsável legal (disponível no link)

– Caso a criança não tenha documento com foto, poderá ser preenchida uma declaração (disponível no link)

– Carteira de Vacinação da Criança (para confirmar o intervalo de 15 dias entre essa vacina e qualquer outra do calendário)

– Comprovante do agendamento da vacinação (pode ser impressa a tela com protocolo do sistema ao final do agendamento ou apresentar print da tela).

Pessoas com 12 anos ou mais

– Comprovante de residência

Publicidade

– Documento de identidade

– Cartão SUS ou CPF

– Carteira de Vacinação para comprovar a primeira dose (para quem vai receber a segunda)

Para 3ª dose

Pessoas com 18 anos ou mais

– Documento de identidade

– Carteira de Vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com quatro meses de intervalo desde a última aplicação

Para 4ª dose de imunossuprimidos

– Documento de identidade

Publicidade

– Carteira de Vacinação, a fim de comprovar a imunização com a terceira dose há quatro meses

– Atestado-padrão, confeccionado pela Prefeitura, que está disponível no site do coronavírus

Para o reforço da Janssen

– Documento de identidade

– CPF ou Cartão SUS

– Carteira de Vacinação para comprovar o prazo da primeira dose

Lista de comorbidades para vacinação de crianças entre cinco e 11 anos, conforme previsto pela Secretaria Estadual da Saúde:

– Obesidade

– Pneumopatias Crônicas Graves

Publicidade

– Outros imunodeprimidos

– Hemoglobinopatia grave

– Doença cardiovascular

– Doença neurológica crônica

– Diabete Mellitus

– Doença Renal crônica

– Síndrome de Down

Publicidade

– Cirrose Hepática

* Importante ressaltar que crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão inseridas entre os casos de deficiência previstos pelos órgãos de saúde.

Orientações da SMS

A SMS esclarece que, como regra, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro do calendário.

Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Continue Reading

Especial

Covid: Pelotas tem mais de 1000 infectados e ocupação de UTI chega a 97,7%

Publicado

on

Pelotas registrou 1009 infectados pela covid nas últimas 24 horas, maior registro diário até hoje. E três pessoas morreram. Dois idosos e um garoto de 12 anos de idade.

Pelotas chega a 1278 mortos pela doença.

5682 infectados estão isolados em casa.

94.7% dos 19 leitos de UTI estão ocupados.

45.2% dos 42 leitos de enfermaria estão ocupados.

Publicidade
Continue Reading



Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em alta