Connect with us

Pelotas e RS

Pelotas supera a marca de 200 óbitos por covid-19

Publicado

on

Do site da UFPel: Os pesquisadores do GDISPEN apresentam um resumo da situação atual da pandemia de COVID-19 na cidade de Pelotas/RS, usando como base os dados divulgados diariamente pela Prefeitura Municipal nas suas redes sociais e no site oficial.

A cidade de Pelotas registrou o primeiro caso de COVID-19 no dia 25/03/2020 e o primeiro óbito no dia 20/06/2020. Em 09/12/2020 a cidade ultrapassou a marca de 200 mortes em decorrência da COVID-19, totalizando nesta data 204 óbitos. Na mesma data um recorde de casos confirmados foi notificado, 439 infectados, totalizando 11.359 casos da doença. Na média, em dezembro (01 a 09/12), a cidade registrou 257 casos e 2,3 óbitos por dia.

A incidência é de 3.317 casos e a mortalidade é de 60 óbitos por 100.000 habitantes, com uma taxa de letalidade de 1,8%. Observa-se um aumento de aproximadamente 3,26 vezes no número de infectados informado em relação ao maior pico semanal registrado no mês de agosto (427 casos na SE 35 e 1.394 na SE 49).

Além disso, em 09/12, Pelotas possuía 7.400 pessoas recuperadas (65%) e 3.440 casos ativos (30%). Observa-se um aumento expressivo no número de casos ativos ao longo das últimas semanas.

Até a mesma data, 09/12, a Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde (SMS), registrou 59.893 exames, além de outros 4 mil testes rápidos, aplicados por meio da pesquisa Epicovid-19 da UFPel.

Totalizando 63.893 laudos emitidos. 

Segundo notícia no site da Prefeitura, em seis dias, mais de 4 mil exames foram feitos, levando-se em conta testes rápidos, os de laboratórios privados, os do Lacen/RS, os analisados pelo Testar RS e pela Unidade de Diagnóstico Molecular COVID-19/UFPel. Atualmente, a cidade contabiliza 188 testagens para cada mil habitantes.

No último final de semana, foi divulgado um novo levantamento dos casos confirmados de infecção pela COVID-19, baseado na atividade profissional. A análise é feita pelo Observatório de Segurança Pública, considerando 9.683 pessoas infectadas até o dia 3 de dezembro, conforme dados coletados pela Vigilância Epidemiológica da SMS.

Os profissionais da área da saúde (1.318 casos, 13,61%), comerciários e atendentes do comércio (1.075 casos, 11,01%), aposentados (1.052 casos, 10,86%), além de estudantes (905 casos, 9,35%) e do lar (609 casos, 6,29%) mantêm-se no grupo com maior número de contaminados. O levantamento também mostra que 32% dos infectados têm entre 20 e 34 anos, seguidos pelas pessoas que estão na faixa etária dos 35 aos 49 anos. O maior número de casos está relacionado às mulheres, que representam 56,6% dos casos confirmados e que os homens contabilizam o índice de 43,4% de infectados.

Ainda no final de semana, foi divulgado o levantamento dos casos positivos de coronavírus nos bairros da cidade. Segundo a análise, que considerou os dados da Vigilância Epidemiológica até o dia 3 de dezembro, o Fragata permanece como a localidade mais afetada do Município, com 23,1% dos confirmados de COVID-19. Na sequência, está Três Vendas, com 21,4%, Areal, com 20,1%, Centro com 18,2% e São Gonçalo com 8,3% dos positivados.

Em novembro inúmeros leitos exclusivos COVID foram desmobilizados em Pelotas, principalmente devido a necessidade de atendimento de outras demandas reprimidas e da ausência de equipes médicas. Com o avanço do contágio, tem-se observado a lotação dos 20 leitos de UTI exclusivos COVID na cidade (10 leitos no Hospital Escola, 10 leitos na Beneficência Portuguesa, não contabilizados 10 leitos adultos de suporte ventilatório do Centro COVID). Na sexta-feira, 27/11, a Prefeitura de Pelotas publicou um decreto que determina o fim do zoneamento do sistema de saúde, ou seja, todas as instituições hospitalares estão aptas a receber e tratar pacientes suspeitos ou positivados de COVID-19, quando houver a necessidade. Em 08/12 foi anunciado pela Prefeitura Municipal a reabertura de 10 leitos de UTI a partir da próxima segunda-feira, 14/12.

Na figura a seguir tem-se a evolução da epidemia na cidade, em formato de infográfico.

No infográfico tem-se:

  • Curvas de casos acumulados, recuperados ativos e óbitos;
  • Casos e óbitos por semana epidemiológica;
  • ocupação dos leitos de UTI e enfermaria exclusivos COVID;
  • Perfil dos infectados por sexo;
  • Rt por incidência: valor atual de Rt=1,35, média móvel de 1,21;
  • Casos diários confirmados de COVID-19;
  • Percentual de isolamento social (média de 41,8% nos últimos 30 dias).

Abaixo segue o gráfico da projeção de casos até o dia 31/12 para a cidade de Pelotas. No modelo epidemiológico SIR, foi considerada uma taxa média de reprodução R0 de 1.21 e um período de infecção de 5.2 dias. Se a taxa de crescimento seguir como está, estima-se que até o dia 25/12, Pelotas tenha aproximadamente 16.000 casos confirmados e que na virada do ano, em 31/12, se tenha em torno de 18.000 contaminados por COVID-19 na cidade.

Diante do forte avanço da epidemia, em 09/12 foi publicado um decreto pela Prefeitura Municipal de Pelotas que determina fechamento do comércio em geral, de serviços e atividades não essenciais, a partir das 19h de 10/12 até as 6h de 15/12. A epidemia não acabou. Evite sair de casa sem necessidade e ao sair, use máscara de proteção e passe álcool gel nas mãos. Se proteja! Proteja a sua família!

Para mais gráficos e dados acompanhem a atualização diária para a cidade de Pelotas no site do laboratório GDISPEN (https://wp.ufpel.edu.br/fentransporte/covid-19-graficos-com-relacao-ao-rs/covid-19-pelotas/).

Este estudo tem finalidade puramente acadêmica e científica, mostrando a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais. As discussões, opiniões, ideias e publicações geradas a partir dos resultados do modelo utilizado são de autoria dos respectivos autores, e não necessariamente representam aquelas das instituições a que estes pertencem.

Responsáveis: Daniela Buske, Glênio Aguiar Gonçalves, Régis Sperotto de Quadros

Gráficos iterativos: Gustavo Braz Kurz

    Clique para comentar

    Brasil e mundo

    Leite posta encontro com o Papa

    Publicado

    on

    Atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (14). Aproveitando o espaço na agenda do Pontífice, levou à Sua Santidade uma réplica das ruínas das Missões e uma caixa com camisas do Grêmio, do Inter e do Xavante, pra ficar de bem com todas as torcidas.

    Aproveitando, convidou o Papa a visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos das missões jesuíticas no estado — por coincidência ano da próxima eleição presidencial, sonho que Leite persegue.

    No X, Leite postou: “Foi uma conversa muito gentil e muito amável do Papa, que lembrou ter ido muitas vezes à cidade de Pelotas, onde um tio dele (Victor José Bergoglio) morou”.

    Leite acrescentou: “A sua mensagem de hoje (do Papa) é muito oportuna. O Papa Francisco falou sobre temperança e pediu aos fiéis que exercitem o equilíbrio. É uma mensagem que serve para as relações nas redes sociais, pessoais, profissionais e políticas nesse mundo tão dividido”. Com essas palavras, Leite, que tem discursado contra a polarização na política, parece confirmar uma impressão. Ele é conhecido nos bastidores como “Governador Casio”. Tudo calculado, nada é espontâneo, com vistas ao pleito de 2026”.

    Na última semana, Leite gravou vídeo de apoio a Matteus, participante gaúcho da final do BBB, aproveitando a onda da audiência do programa. Matteus perdeu, contudo, e o comentário é de que “perdeu por causa do apoio de Leite”. Era o comentário hoje na aula do Pilates.

    Terá sido a derrota de Matteus um mau agouro para Fernando Estima, de quem se fala que poderá ser candidato dos tucanos a prefeito de Pelotas?

    Continue Reading

    Cultura e entretenimento

    UnaMúsica inicia temporada com show da Gafieira do Clube

    Publicado

    on

    O projeto UnaMúsica inicia sua temporada 2024 com show da Gafieira do Clube nesta quinta-feira, dia 18, às 18h. A apresentação será ao ar livre, no Anfiteatro do Parque Una e coincide com a abertura da Semana Nacional do Choro em Pelotas.

    O evento, que ocorrerá de 18 a 27 de abril, celebra o  10º aniversário do Clube do Choro de Pelotas e o reconhecimento pelo Iphan do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil. Durante o período, diversas atividades acontecerão em diferentes locais da cidade.

    UnaMúsica

    O UnaMúsica surgiu em 2020 com a intenção de valorizar a produção musical local ao promover shows de diferentes estilos no Anfiteatro do Parque Una. Porém, devido à pandemia de Covid-19, o projeto foi reestruturado e, dos cinco shows selecionados para aquela temporada, quatro foram realizados de forma virtual. Em 2022, o plano original foi retomado e a última apresentação foi realizada presencialmente.

    Tendo o espaço público do Parque Una como cenário, o projeto retorna em 2024, buscando  levar boa música aos moradores e visitantes do bairro.

    Gafieira do Clube

    O projeto Gafieira do Clube reúne instrumentistas participantes do Clube do Choro e foi concebido com base nas tradicionais bandas de gafieiras do Rio de Janeiro que se destacavam em casas noturnas renomadas, como as estudantinas, oferecendo um repertório especialmente elaborado para a dança, com arranjos de músicas populares e composições instrumentais.

    Apresentando uma formação moderna que combina os instrumentos do choro com nuances jazzísticas, incluindo contrabaixo, bateria e instrumentos de sopro, a Gafieira do Clube surge com o propósito de proporcionar uma experiência musical instrumental mais vibrante e envolvente, mesclando os ritmos do choro, maxixe, samba e outros, para o deleite dos apreciadores da música brasileira.

    Participam do projeto: Rafael Velloso (sax), Rui Madruga (violão 7 cordas), Fabrício Moura (violão de 6 cordas/cavaquinho), Pedro Nogueira (cavaquinho solo), Paulinho Martins (bandolim), Gil Soares (flauta), Paulo Lima(contrabaixo) e Everton Maciel (percussão).

    O QUÊ: Projeto UnaMùsica 2024 – Show Gafieira do Clube

    QUANDO: Dia 18 de abril, às 18 horas

    ONDE: Anfiteatro do Parque Una

    Continue Reading

    Em alta

    Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

    Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

    Continue reading