Conselho Superior aprova mudanças no processo seletivo para o primeiro semestre de 2021 do IFSul

O Conselho Superior do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) decidiu, na terça-feira (15), como serão as alternativas adotadas pela instituição para o processo seletivo de novos estudantes durante a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia. Entre as principais mudanças estão a realização de sorteio para os cursos técnicos de nível médio (Integrado, Concomitante e Subsequente) e a possibilidade de o câmpus optar por utilizar notas do Enem ou de redação própria já aplicadas em anos anteriores para selecionar os candidatos aos cursos superiores.

Outra mudança bastante importante é que as seleções previstas para o início de 2021 não ocorram simultaneamente em todas as unidades do IFSul, como tradicionalmente acontece. Alguns câmpus – como Bagé, Passo Fundo, Santana do Livramento, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires, por exemplo – já preparam seus editais de seleção. Não serão todos os cursos dessas unidades, no entanto, que terão ingresso no próximo processo seletivo.

De acordo com o reitor Flávio Nunes, a opção pelo sorteio em detrimento das tradicionais provas presenciais tem como objetivo, no contexto da pandemia, preservar a segurança e a saúde dos candidatos e candidatas e de todas as pessoas direta e indiretamente envolvidas no processo. O gestor destaca ainda que as mudanças são excepcionais, apenas para as seleções necessárias no primeiro semestre de 2021.

Cursos técnicos

A forma como será realizada a inscrição e o sorteio das vagas em cada unidade será divulgada por meio de editais específicos, respeitando as previsões legais, especialmente no que diz respeito às cotas raciais e sociais implementadas pelo IFSul.

Cursos Superiores

Em relação ao processo seletivo para os cursos superiores, os câmpus têm autonomia para combinar a seleção por meio de resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de qualquer ano, desde que já divulgados pelo Ministério da Educação, e por meio de notas obtidas pelos candidatos em redações próprias dessas unidades em edições anteriores. As notas do Enem 2020 só poderão ser utilizadas em unidades cujo processo seletivo ocorra após a divulgação oficial dos resultados, prevista para o mês de março.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.