Paula acredita que redução de casos de covid nesta semana decorre dos “quatro dias de fechamento”

Os dados oficiais da prefeitura mostram uma queda de 54% no número de infectados nesta semana em relação à semana anterior. A comparação dos períodos mostra ainda que houve uma queda de 15% nos registros de mortes.

A prefeitura acredita que essa redução pode ter ocorrido em consequência de sua decisão de fechar por quatro dias as atividades não essenciais a partir das 19h da quinta-feira (10 de dezembro) até as 06 horas da terça-feira (15).

Em conversa com a prefeita Paula, o Amigos perguntou se o número de testes de covid represados (à espera de resultado) não teria influenciado naquela queda; muitos testes sem resposta poderiam subnotificar os casos.

Paula diz que não:

“No domingo da semana passada (13), havia 1400 testes aguardando resultado. Neste domingo (20), eram quase 1500 testes aguardando” (números próximos e que, portanto, não se refletiriam sobre a queda no número de casos).

“Houve uma queda (de 54% nesta semana em relação à anterior), talvez por conta da parada de quatro dias”.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.