Bolsonaro nomeia professora Isabela para reitora da UFPel

O presidente Bolsonaro nomeou para reitora da UFPel, pelos próximos quatro anos, a professora Isabela Fernandes Andrade.

Isabela

Isabela, de 36 anos, é formada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em Arquitetura e Urbanismo, com Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora na UFPel desde 2013 e hoje ocupa o cargo de Diretora do Centro de Engenharias da Universidade.

Bolsonaro recusou a preferência da Comunidade Acadêmica e do Conselho Universitário (Consun), que, em outubro de 2020, escolheu o professor Paulo Ferreira como primeiro da lista tríplice para reitor. O PR derruba assim a tradição de nomear o primeiro. Isabela integrou a chapa Diversa, mesma composta por Paulo e pelo professor Eraldo Pinheiro.

Isabela compôs a lista tríplice, referendada pelo Conselho Universitário (Consun) da UFPel no dia 19 de outubro. Em primeiro lugar ficou Paulo, que recebeu 56 votos dos conselheiros, seguido de Isabela, que obteve 6 votos, e de Eraldo, com 2 votos. Todos compunham a chapa “UFPel Diversa”.  

O Diário Oficial da União divulgou o ato nesta madrugada.

A posse de Isabela será na sexta-feira, 8.

A Reitoria da UFPel marcou para 17h desta quinta-feira (7) uma coletiva de imprensa para se posicionar sobre a nomeação.

1 thought on “Bolsonaro nomeia professora Isabela para reitora da UFPel

  1. Prerrogativa da Presidência da República a nomeação dos Reitores desde que respeitada a lista tríplice, portanto ato legítimo reconhecido inclusive pelo STF.
    Muito mimimi desta turma.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.