Hallal: “Deixo o cargo com a sensação de dever cumprido”

Pedro Hallal

Pedro Hallal:

“Hoje é o meu último dia como reitor da Universidade Federal de Pelotas. Durante exatos quatro anos, representei um grupo chamado “Uma UFPel Diferente”, eleito democraticamente pela nossa comunidade em 2016.

Deixo o cargo com a sensação de dever cumprido. Cumprimos praticamente todos os compromissos que assumimos com a comunidade em 2016, incluindo àqueles mais importantes: os compromissos com nossos estudantes, que representam a razão de existir da UFPel.

Hoje nossos alunos vão de ônibus próprio, gratuitamente para o Capão do Leão, temos uma moradia universitária de dar inveja às Universidades do Brasil e do mundo, temos restaurante universitário no Anglo e nossas formaturas são para todos, e não apenas para alguns.

Qualquer ranking de Universidades mostra a UFPel hoje entre as melhores do Brasil, algo muito diferente da situação de poucos anos atrás. Radicalizamos a democracia e chegamos a outro patamar durante a pandemia da COVID-19.

A partir de amanhã, a UFPel será administrada por um novo projeto coletivo, denominado “Uma UFPel Diversa”. Esse projeto representa uma continuação da nossa gestão e, também, foi eleito democraticamente pela comunidade da UFPel. Pela primeira vez na história da UFPel, teremos uma dupla de reitores: a Profa. Isabela Andrade é a nossa reitora nomeada e o Prof. Paulo Ferreira Jr é o nosso reitor eleito. Ambos trabalharão, lado a lado, num modelo de gestão participativa, que servirá como um contra-ataque, uma resposta, à decisão autoritária do presidente da república de não nomear o primeiro colocado da lista enviada ao Ministério da Educação.

Querida Isabela: a tua coragem, o teu espírito de equipe e especialmente o teu caráter ficarão para sempre lembrados na história dessa Universidade. Poucos (muito poucos mesmo) teriam a sensibilidade e o compromisso com a democracia que tiveste nas últimas 48 horas. A ti, o meu eterno MUITO OBRIGADO em nome da UFPel.

Querido Paulo: tenho muita dificuldade de me dirigir diretamente a ti no dia de hoje. Tem tanta coisa que eu quero te dizer. Serás um reitor excepcional, pois a tua lucidez, a tua tranquilidade e especialmente a tua transparência fazem com que as pessoas vão criando vínculos de confiança muito fortes contigo. Tua postura nas últimas 48 horas, lidando com a frustração do golpe, e te reerguendo quase imediatamente mostram o teu tamanho, e cravam também o teu nome na história da UFPel. Sinto orgulho de te passar o cargo de reitor da UFPel e tenho mais orgulho ainda da solução que construímos juntos para contra atacar os golpistas de Brasília e aqui de Pelotas.

A partir de amanhã, a Prof. Úrsula assume como a nova vice-reitora da UFPel – aqui fica o meu reconhecimento a capacidade de união e conciliação da Úrsula. Foi ela a grande líder das últimas 48 horas, em que o grupo precisava tanto de união e serenidade.

A partir de amanhã, o meu colega e amigo Eraldo Pinheiro, da Escola Superior de Educação Física, também integrante da lista tríplice eleita pela comunidade, assume como Pró-Reitor de Extensão e Cultura. A ele o meu desejo de um ótimo trabalho e que a UFPel fortaleça cada dia mais os vínculos com a nossa comunidade, especialmente com aqueles que mais precisam.

A UFPel está mais forte e mais unida do que nunca. Que venham mais quatro anos de muitas conquistas.

Muito obrigado!”

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.