Pref. diz que obteve 10 novas UTIs para covid

Prefeitura ampliou o número de leitos de UTIs destinados a pacientes infectados pelo coronavírus. Pelotas terá mais 10 leitos.

As novas vagas de tratamento intensivo serão disponibilizadas no Hospital Universitário São Francisco de Paula a partir do dia 18 de janeiro. O aumento de leitos Covid é resultado de repasse de recursos do Município e cedência de equipamentos eletromédicos por parte do Estado.

Para a ativação dos novos dez leitos de UTI Covid, o governo gaúcho cedeu dez respiradores e dez monitores ao HU – ação que faz parte da proposta de ampliar a rede de Unidades de Tratamento Intensivo em todo o Estado, devido ao aumento de casos e internações por Covid-19 nos últimos meses. A Prefeitura irá repassar um incentivo de R$ 200 mil ao hospital durante três meses. A prefeita Paula Mascarenhasdestacou a importância da ampliação das vagas em UTI Covid para a população de Pelotas.

“Os novos leitos de UTI Covid, no HU, ampliam as condições de atendimento da nossa rede neste momento difícil e mostram o compromisso dos hospitais públicos no combate à pandemia, já que, agora, todos eles atuarão diretamente no atendimento de pacientes Covid”, afirmou a chefe do Executivo.

Conforme a secretária de Saúde, Roberta Paganini, com a ampliação dos leitos no HU, Pelotas volta a ter o quantitativo de leitos Covid oferecidos no início da pandemia, perfazendo o total de 40 vagas destinadas a casos mais graves. A gestora lembra que essa estrutura só foi reduzida devido ao fim dos contratos dos médicos e à dificuldade em compor novas equipes por falta de profissionais no mercado. O aumento na oferta representa, segundo ela, a possibilidade de evitar possíveis transferências de pacientes para outros municípios.

“É muito importante essa ampliação, porque voltamos a ter uma expectativa de que a rede hospitalar de Pelotas consiga absorver os pacientes do Município e da região, sem precisar transferências. Tudo isso vai depender de como a pandemia irá progredir, que, principalmente. É um reflexo do quanto as pessoas seguem mantendo o isolamento social e adotando as medidas de prevenção, que são importantíssimas para que essa rede ampliada dê conta da demanda que possa vir a ter”.

Hospital São Francisco

Além de receber os equipamentos eletromédicos do governo do Estado, o hospital iniciou, nesta semana, a adaptação de uma ala para instalar os novos leitos. Parte da equipe responsável pelo atendimento dos pacientes será composta por profissionais que já atuam na instituição; a outra parte ainda está em contratação.

Leitos

Mesmo com o fim do zoneamento, ou seja, do atendimento de pacientes em áreas específicas para casos Covid, Pelotas terá, a partir da terceira semana de janeiro, com a ampliação de UTIs no HU, o total de 131 leitos destinados, exclusivamente, a casos suspeitos e confirmados para coronavírus. Os leitos estão distribuídos da seguinte forma:

UTIs e suporte ventilatório (semelhantes a leitos de UTI, mas dependem da estrutura hospitalar para realização de procedimentos mais complexos e exames)

·         10 leitos – HE-UFPel

·         10 leitos – Beneficência

·         10 leitos – Santa Casa

·         10 leitos – Hospital Universitário São Francisco de Paula

·         5 leitos pediátricos de suporte ventilatório – Centro Covid

·         10 leitos adultos de suporte ventilatório – Centro Covid

·         Total: 40 leitos de UTI e 15 suportes ventilatórios

Enfermaria

·         10 leitos – HE

·         31 leitos -Beneficência

·         8 leitos – Santa Casa

·         10 leitos pediátricos – Centro Covid

·         17 adultos – Centro Covid

·         Total: 76 leitos de Enfermaria

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.