Connect with us

Brasil e mundo

A isca Hallal

Publicado

on

O deputado Bibo Nunes, do PSL, ameaçou hoje o ex-reitor Pedro Hallal com retaliações federais, por conta de declarações de Hallal dirigidas ao presidente Bolsonaro, numa live na quinta passada, e do anúncio de que a UFPel terá uma gestão compartilhada entre a reitora nomeada, Isabela Andrade, e o reitor eleito na comunidade acadêmica, Paulo Ferreira.

Bibo pode ter mordido uma isca.

Se mexer com Hallal, que é uma autoridade nacional em covid-19 (com presença frequente na tevê), vai atrair contra si e o governo um volume de críticas proporcional, e numa hora difícil, de pandemia em escalada.

Se for inteligente, Bolsonaro deixa o assunto quieto.

Afinal, Isabela, nomeada pelo PR, é a reitora. O fato de ela dizer que vai gerir a UFPel lado a lado com Paulo não é ilegal.

A principal assinatura nos papéis de gestão será dela, assim como a responsabilidade decorrente.

1 Comment

1 Comments

  1. Luiz Eduardo Longaray

    10/01/21 at 10:07

    Lamentável toda essa polêmica e troca de ofensas entre o ex reitor e o deputado, afinal Isabela é do grupo de gestão da ufpel, foi nomeada pelo presidente e aceitou inclusive partilhar a administração da universidade, logo toda essa gritaria por parte de Halal me parece um tanto precipitada, imatura e totalmente desnecessária, as pessoas que ocupam cargos públicos de reconhecida relevância ( quando o ex reitor fez as duras criticas e ofensas ao Presidente ainda estava no cargo) devem ter a exata noção das consequências das palavras lançadas, não acredito em intervenção, entendo que não seria o caso, mas tal episódio pode sim trazer prejuízos à Ufpel e por consequência a toda comunidade academica.

Brasil e mundo

Felicidade de “segunda”, não dá mais

Publicado

on

Concordo com Alexandre de Moraes: antes das redes sociais, nós éramos felizes e não sabíamos. Mas éramos felizes no sentido de que uma pessoa ignorante podia ser. Hoje a farsa não convence tão fácil. As vozes se tornaram muito mais plurais, o que é positivo para a sociedade.

A tecnologia levou a percepção de felicidade a um patamar mais elevado. Aumentou a exigência. Ninguém mais se contenta com meias verdades.

Voltar no tempo é impossível, apesar dos esforços nesse sentido. O próprio Lula não entendeu isso, por isso está perdendo popularidade. Perdeu poder de persuasão. Ele e qualquer outro governante.

A própria velha imprensa perdeu poder de persuasão. Está todo mundo vendo o rei nu. Vendo e avisando a este da nudez, em voz alta. A corte toda, que inclui a velha imprensa, está nua. Ouvindo que está nua, mas se fingindo de surda.

A tecnologia muda os comportamentos. Os avanços tecnológicos provocam essas destruições criativas. Assim como foi o canhão que permitiu Napoleão, a internet e as redes sociais estão forjando um cidadão menos distraído, mais atento e engajado. Uma democracia muito mais participativa.

O mundo mudou.

Continue Reading

Brasil e mundo

Leite posta encontro com o Papa

Publicado

on

Atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (14). Aproveitando o espaço na agenda do Pontífice, levou à Sua Santidade uma réplica das ruínas das Missões e uma caixa com camisas do Grêmio, do Inter e do Xavante, pra ficar de bem com todas as torcidas.

Aproveitando, convidou o Papa a visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos das missões jesuíticas no estado — por coincidência ano da próxima eleição presidencial, sonho que Leite persegue.

No X, Leite postou: “Foi uma conversa muito gentil e muito amável do Papa, que lembrou ter ido muitas vezes à cidade de Pelotas, onde um tio dele (Victor José Bergoglio) morou”.

Leite acrescentou: “A sua mensagem de hoje (do Papa) é muito oportuna. O Papa Francisco falou sobre temperança e pediu aos fiéis que exercitem o equilíbrio. É uma mensagem que serve para as relações nas redes sociais, pessoais, profissionais e políticas nesse mundo tão dividido”. Com essas palavras, Leite, que tem discursado contra a polarização na política, parece confirmar uma impressão. Ele é conhecido nos bastidores como “Governador Casio”. Tudo calculado, nada é espontâneo, com vistas ao pleito de 2026”.

Na última semana, Leite gravou vídeo de apoio a Matteus, participante gaúcho da final do BBB, aproveitando a onda da audiência do programa. Matteus perdeu, contudo, e o comentário é de que “perdeu por causa do apoio de Leite”. Era o comentário hoje na aula do Pilates.

Terá sido a derrota de Matteus um mau agouro para Fernando Estima, de quem se fala que poderá ser candidato dos tucanos a prefeito de Pelotas?

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading