Connect with us

Brasil & Mundo

Ford ir embora não devia ser surpresa

Publicado

on

O mundo está mudando rápido.

A Ford ir embora do Brasil é natural, assim como a decisão de demitir 5000 funcionários aqui e também na Argentina. Já fechou também na França e na Austrália, onde também perdia mercado.

Num cenário de maior prazo, cada vez menos precisaremos de carros, creio que até dos elétricos não precisaremos tanto quanto dos poluentes automóveis que conhecemos hoje, em consequência da expansão dos serviços de transporte por aplicativos, mas também da própria mudança dos modos de produção e das prioridades de consumo de uma população cada vez mais carente de emprego e renda certa.

Vingando o mercado de elétricos, cairá muito o uso do petróleo, teremos menos petrolíferas, menos postos de gasolina.

É impressionante como os negócios vêm sendo alterados pela evolução tecnológica e pela mudança dos modos de vida.

Os exemplos são vários e estão na cara da gente: já quase ninguém lê notícia em papel (a imprensa mingua com a grande oferta de informação digital), já muita gente recorre ao transporte por aplicativos (hoje até pobres podem “ter motorista”), as lojas de rua velozmente perdem clientes para o e-commerce etc.

Outro exemplo: o Banco do Brasil quer demitir 5000 funcionários e fechar 112 agências e 242 postos de atendimento. O anúncio saiu nesta segunda-feira (11). Inevitável. Qual o sentido de ter um monte de agências se existe o banco virtual? Nenhum. Banco pode ser e vai ser cada vez mais virtual, como o Nubank, que não tem agência.

Publicidade

Essas inovações seriais estão atuando na economia “sem piedade”, incluindo produções sofisticadas, como biotecnologia para produção barata de alimentos: revoluções que geram enormes ganhos de produtividade, porque não precisa mais ter pessoas trabalhando em setores que ficam obsoletos.

Os empregos estão voando, cada vez menos as pessoas serão necessárias ao processo produtivo.

Mundo desafiador é pouco. O sujeito dorme meia hora e já acorda atrasado.

Jornalista. Editor do Amigos. Ex-funcionário do Senado Federal, do Ministério da Educação e do jornal Correio Braziliense. Prêmio Esso Regional Sul de Jornalismo. Top Blog. Autor do livro Drops de Menta.

Publicidade
Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Brasil & Mundo

Doria ironiza Grupo Eurasia, que dava vitória a Leite

Publicado

on

O governador de São Paulo, João Doria, foi às redes sociais ironizar o Grupo Eurasia, que divulgou análises dando vitória nas prévias do partido a Eduardo Leite.

 Eurasia é uma empresa de consultoria e pesquisa de risco político.

Continue Reading

Brasil & Mundo

VÍDEO: PF queima balsas usadas em garimpo ilegal no rio Madeira

Porções de ouro e mercúrio foram apreendidas

Publicado

on

Neste sábado (27), agentes da Polícia Federal, Ibama, Marinha e Aeronáutica queimaram 31 balsas usadas para garimpo ilegal no rio Madeira, em Nova Olinda do Norte.

As embarcações estavam abandonadas no rio, e apenas um homem foi encontrado e preso. Porções de ouro e mercúrio foram apreendidas.

Nas últimas semanas, centenas de balsas e dragas atracaram em um único ponto do rio Madeira, para exploração em massa de ouro. 

Os garimpeiros se dispersam do local na sexta-feira (26), mas alguns continuaram operando de forma ilegal.

Publicidade
Continue Reading

Brasil & Mundo

Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos

Governo já distribuiu mais de 306 milhões de doses de vacinas

Publicado

on

O boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na noite de hoje (27) mostra que o Brasil registrou, em 24 horas, 229 novas mortes em decorrência de covid-19. Com isso, o país chegou a 614.186 mortes durante a pandemia.

O levantamento mostra que 9.233 novos casos da doença foram registrados no sistema de monitoramento da doença. No total, o país registrou até o momento 22.076.863 casos de infecção pelo novo coronavírus. O informativo também traz os dados sobre óbitos em decorrência de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que somam 119 casos e estão sob investigação de órgãos de saúde.

 país tem 174.396 casos ativos de covid-19 em monitoramento. O número diz respeito a casos diagnosticados que estão sob supervisão médica ou em isolamento.

O número de recuperados é de 21.288.281 casos, o que corresponde a 96,4% do total de infectados.

Estados

No topo do ranking de mortes por estado estão: São Paulo (153.993), Rio de Janeiro (69.011), Minas Gerais (56.143), Paraná (40.771) e Rio Grande do Sul (36.075).

Os estados que menos registraram mortes por covid-19 foram o Acre (1.846), o Amapá (2.002) e Roraima (2.050).

Vacinação

O painel de vacinação do Ministério da Saúde estava fora do ar no momento da apuração dos dados, e a última atualização que consta no vacinômetro do site do ministério registrava, até o dia 25 de novembro, 364.177.468 doses de vacinas distribuídas, com 306.982.366 doses aplicadas – número que compreende a primeira dose, a segunda dose e aplicações únicas.

O ministério registra, ainda, que o governo federal já investiu cerca de R$ 207,3 bilhões em vacinas.

Publicidade

Continue Reading



Publicidade
Publicidade

Mais lidas em sete dias