Ex-vereador Ornel morre de covid

Atualizado às 14h12 de 15/01 | O ex-vereador Ademar Fernandes de Ornel, do DEM, de 63 anos, morreu. A notícia veio no final da manhã desta sexta-feira, 15.

Estava com covid, internado na UTI da Beneficência Portuguesa há cerca de 10 dias.  e tinha comorbidades. Deixa sete filhos e três netos.

Ornel foi vereador por 28 anos, sete mandatos. Em 2020, não obteve a reeleição.

O assessor de imprensa da Câmara, Álvaro Guimarães, informa que o velório será no pátio da Câmara de Vereadores, hoje.

“A família apresentou atestado médico de que o ex-vereador não estava mais na fase de transmissão de covid. Por isso, ele será velado no pátio da Câmara, das 16h20 às 19h, com entrada a cada 10 pessoas, da família, amigos, religiosos da crença do vereador. O espaço será isolado por fitas e as pessoas sairão pelos fundos da Câmara. Às 19h, o corpo será levado para sepultamento no Cemitério São Francisco de Paula”.

O nome de quem assina o atestado não foi divulgado.

A prefeitura decretou luto oficial de três dias.

Ornel foi vereador por sete mandatos, completando 30 anos consecutivos nas funções de legislador do Município. Durante três décadas, foi oito vezes presidente da Câmara e manteve-se sempre presente, participativo e articulador em todas as discussões.

“A vida pública era a vida dele. Dedicava-se 24 horas por dia às questões da cidade e das pessoas”, afirma a filha Aline.

Na área profissional, Ornel era professor aposentado do Estado e na ativa do Campus CAVG do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Desde jovem, quando estudante no Visconde da Graça, atendia pelo apelido de “20”, que lhe foi carinhosamente atribuído por seus colegas.

Além do vínculo com a área da Educação, na qual foi secretário municipal da pasta nos anos de 2011 e 2012. Ornel era engenheiro-agrônomo e advogado. Também foi secretário de Administração.

O face oficial da Câmara de Vereadores diz:

Foi confirmada na manhã desta sexta-feira (15) a morte do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Pelotas, Ademar Fernandes de Ornel, de 63 anos, em decorrência de complicações adquiridas após ter sido contaminado pela Covid-19. “O vereador Ornel esteve nessa Casa por 28 anos e tem uma história política muito nobre e deixa um legado muito importante para funcionários, assessores e colegas vereadores. Pelotas está de luto”, disse o presidente da Câmara Cristiano Silva (PSDB). A direção da Câmara decretou luto oficial de três dias. Ademar Ornel foi vereador por seis mandatos consecutivos e presidiu a Câmara em sete oportunidades”.

Ornel

No face, a prefeita Paula lamentou e postou em texto:

Foi o Vereador Ornel, ainda como presidente da Câmara de Pelotas, que me deu posse como Prefeita de Pelotas em meu primeiro mandato. De lá para cá, nossas diferenças de visão sobre a política não mudaram, mas soubemos construir uma relação de respeito e de simpatia mútuos. Lamento a morte de uma figura pública que fez parte da política pelotense nos últimos 30 anos, como vereador e por diversas vezes como chefe do Poder Legislativo. Meu abraço de pesar aos familiares, aos amigos e aos eleitores do Ornel”.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.