MS diz que novo lote de 116 mil vacinas contra o coronavírus chega ao RS neste domingo

O Ministério da Saúde confirmou que as 116 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra o coronavírus chegam ao Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (24/1). O voo G32302 sai às 7h35 e desembarca às 9h35 no Aeroporto Internacional de Porto Alegre.

A partir da chegada ao Estado, as doses seguem para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da Secretaria da Saúde (SES), em Porto Alegre. Elas serão registradas e distribuídas entre as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), que enviarão o lote aos municípios, de acordo com os critérios de ordenamento dos grupos prioritários.

Aos moldes do que ocorreu quando da chegada das 341,8 mil doses da vacina Coronavac, o Estado prepara a logística de distribuição com transporte aéreo e rodoviário.

A distribuição das doses de vacina por município será consolidada, entre segunda (25/1) e terça-feira (26/1), pelas 18 CRSs, de acordo com os critérios populacionais dos grupos prioritários. Em seguida, os municípios fazem a retirada nas coordenadorias correspondentes.

As 116 mil novas doses servirão para vacinar mais 116 mil pessoas, majoritariamente trabalhadores da saúde. A segunda dose da vacina será aplicada em 12 semanas, quando há previsão de novo repasse dessa vacina por parte do Ministério da Saúde.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.