Asteroide maior que um campo de futebol se aproximou da Terra nesta sexta

Um enorme asteroide potencialmente perigoso e maior do que o comprimento de um campo de futebol aproximou-se da Terra nesta semana, segundo a NASA, e teve sua maior aproximação com nosso planeta às 6h50 (horário de Brasília) desta sexta-feira (29) . Embora não haja previsão de danos, o chamado 2021 AG7 impressiona pelo tamanho . De acordo com os cálculos do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS na sigla em inglês), o gigantesco asteroide tem um diâmetro aproximado de 100 metros, número um pouco acima da altura da Estátua da Liberdade em Nova Iorque, nos Estados Unidos .

Viajando a uma incrível velocidade de 60 mil milhas por hora, conforme avaliação do CNEOS, o mais perto que o asteroide 2021 AG7 pode chegar da Terra é um sobrevoo de 4,2 milhões de milhas acima da superfície do planeta, o que é considerada uma distância segura de uma “pedreira” como essa.

O “colega” do 2021 AG7

asteroides potencialmente perigosos (PHA’s), classificação que também inclui os cometas, assim definidos por possuírem tamanho grande o suficiente para causar danos (cerca de 100 metros de diâmetro) ou que podem atingir uma aproximação da Terra inferior a 0,05 unidades astronômicas, o equivalente a 7,4 milhões de milhas.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.