Connect with us

Brasil & Mundo

COVID-19: Importância dos ventiladores mecânicos

Published

on

Equipamentos são utilizados em situações emergenciais, em que as linhas de ar comprimido dos hospitais estejam em falta.

Há praticamente um ano vivendo em situação de pandemia e ainda sem data prevista para sair dela, hoje o mundo registra 2 milhões de vidas perdidas pela COVID-19 – cerca de 10% somente no Brasil.

De acordo com o  sistema Sivep Gripe, criado pela pasta após a pandemia de H1N1 para monitorar casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), associada a síndromes gripais, somente no ano de 2020, os óbitos por esta condição cresceram 4.891% em 2020, totalizando 258.209, frente a 5.279 em 2019.

Ventilador mecânico HRV 2020 (Foto: Leonardo Perez)

“A Síndrome Respiratória Aguda Grave se caracteriza por sintomas de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse seca e dificuldade para respirar e ainda não há um tratamento específico, a não ser os cuidados médicos e paliativos”, comenta o Professor Dr. Marcelo B. P Amato (CRM 116579), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Um dos equipamentos que podem minimizar a SRAG é o Ventilador Mecânico, que nos casos não invasivos gera um fluxo de ar com pressão positiva a cada inspiração, empurrando o ar na inspiração e auxiliando na saída, para expiração. Já nos casos mais críticos, há a opção da ventilação invasiva, que é quando a pessoa está sedada e é colocado um tubo na boca, que chega até a traquéia, para que o corpo mantenha a respiração.

“Em casos graves, o simples ato de respirar torna-se difícil, a falta de oxigênio pode levar à falência dos órgãos e, consequentemente, a morte, neste caso, os Ventiladores Mecânicos são como um equipamento chave, não necessariamente como cura, mas por fazer o papel da respiração enquanto os pacientes se recuperam da doença e sejam restabelecidos”, comenta a Dra. Silmara Formenti (CREFITO 3/51882-F) e também Pesquisadora da University of Mississippi Medical Center. 

Com uma diversidade de ventiladores no mercado, algumas opções são complexas e muitas vezes em outro idioma, dificultando o acesso ao manuseio, além de modelos digitais que correm risco de falhas em caso de queda de energia. 

Ao ver o gargalo no mercado pela busca de insumos, além do superfaturamento de algumas empresas por produtos que não atendiam às demandas de forma suficiente, a Lifemed SA desenvolveu um produto nacional, que possibilita baixo custo, por não precisar de importação de peças. 

“Pensando em todo o contexto, desenvolvemos o Ventilador Mecânico HRV 2020, que tem como uma proposta com valor reduzido, não utiliza energia elétrica, entrega acessibilidade através do QR Code com manual, facilitando o uso emergencial, além de otimização do tempo de treinamento profissional, que é um recurso valioso para quem está na linha de frente das UTI”, comenta o Diretor de Transformação Digital da LIFEMED SA, Fernando Paiva.

Desde o início da pandemia, a empresa já doou mais de R$ 200 mil em equipamentos de medicina intensiva  para hospitais públicos e filantrópicos, reforçando sua missão criada há mais de 40 anos, de conexão com vidas.

Sobre a LIFEMED SA

A LIFEMED SA é uma empresa 100% nacional, listada na B3 com 43 anos de excelência em desenvolvimento industrial, equipamentos médico hospitalares, insumos, bem como tecnologia e inovação em saúde. A empresa está preparada para atender as demandas da realidade que a saúde 4.0 propícia, diante da dinâmica que o ecossistema hospitalar nacional e internacional está vivenciando. Para saber mais, acesse: http://www.lifemed.com.br

Continue Reading
Click to comment

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Brasil & Mundo

Justiça do Rio manda Eduardo Leite excluir vídeo que cita Chico Buarque

Published

on

Do Conjur: Como o cantor Chico Buarque não autorizou que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), publicasse imagens do artista em redes sociais, o 6º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro reconsiderou decisão anterior e concedeu liminar para ordenar que o político retire o material de suas páginas.

Chico Buarque

Em 13 de setembro, o juiz Fernando Rocha Lovisi negou a liminar por entender que não estavam presentes os pressupostos legais e por ser necessário ouvir as partes. Porém, o juiz revogou essa decisão e concedeu a liminar neste domingo (19/9), impondo multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

“Realmente, equivocada foi a decisão de folhas 28. Melhor examinando os autos, a utilização da imagem e nome do autor [Chico Buarque], vinculados e em benefício do primeiro réu [Eduardo Leite], nas redes sociais, está comprovada. Tal utilização não é da vontade do autor, conforme explicado na petição inicial e no pedido de reconsideração. Assim, a permanência da publicidade indevida será de difícil reparação para a imagem e nome do autor”, avaliou Lovisi.

No vídeo publicado em suas redes sociais em 7 de setembro, Eduardo Leite — que tenta ser o candidato do PSDB a presidente em 2022 — prega o fim das polarizações políticas. O governador diz que o verde e o amarelo da bandeira não são do presidente Jair Bolsonaro ou do ex-presidente Lula, mas dos brasileiros.

Leite diz que é preciso respeitar as diferenças e conversar, sem conflitos, com os que pensam de forma distinta. “Basta ver em Chico Buarque e Sérgio Reis duas belezas musicais, e não só duas escolhas políticas. Basta lembrar que nós, assim como eles, somos todos brasileiros”, aponta Leite no vídeo.

Chico Buarque é apoiador do PT, próximo de Lula. Por sua vez, o cantor sertanejo Sérgio Reis é bolsonarista. Recentemente, foi alvo de busca e apreensão ordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes devido a sua participação na divulgação de pautas antidemocráticas relacionadas aos atos de 7 de setembro.

Processo 0203211-23.2021.8.19.0001

Continue Reading

Brasil & Mundo

Bolsonaro e comitiva comem pizza na rua em Nova York

Published

on

Proibido de entrar em restaurantes em Nova York, por não estar vacinado contra a covid-19, o presidente Jair Bolsonaro comeu pizza na rua, juntamente com a comitiva brasileira, neste domingo, 19.

Ao lado dele, o ministro do Turismo, Gilson Machado, aparece com a cueca por cima da camisa.

JB participará da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil abrir a lista de oradores da conferência.

Ministro do Turismo com a cueca por cima da camisa

Continue Reading

Brasil & Mundo

Prévias tucanas: Yeda Crusius rejeita Leite e declara apoio a Doria

Published

on

A ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, atual presidente nacional do PSDB Mulher, definiu seu candidato nas prévias tucanas para definição do candidato a presidente da República pelo partido.

Ela recusou apoio a Eduardo Leite, governador do RS.

Preferiu João Doria, governador de SP, a quem declarou voto.

As prévias tucanas durarão dois meses. Começam nesta segunda-feira, 20.

Campanha de Doria comemora apoio de Yeda

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.