Connect with us
https://www.mvpthemes.com/zoxnews/wp-content/uploads/2017/07/zox-leader.png

Pandemia

Serviços essenciais serão mantidos no Carnaval

Publicado

on

Os dias 15 e 16 de fevereiro – datas alusivas nacionalmente ao Carnaval – serão de expediente facultativo, no âmbito do Município, instituído pelo Decreto 6.364/2021. No entanto, a população não será privada dos serviços essenciais, com atendimento garantido nas áreas da saúde, transporte, saneamento, assistência social, segurança e outras.

A Prefeitura lembra que, sempre que alguém for sair de casa, segue a obrigatoriedade do uso de máscara e estão mantidas as recomendações de distanciamento e uso de álcool gel para higienização das mãos. As medidas são parte do enfrentamento à Covid-19.

Saiba o que vai funcionar

Saúde

* Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) – atendimento ininterrupto, à rua Barão de Santa Tecla, 834.

* Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – aberta 24 horas, à avenida Ferreira Viana, 2.231. Atendimento exclusivo para casos de síndromes gripais.

* Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) – funcionamento ininterrupto, à avenida Bento Gonçalves, 4.590. Atendimento exclusivo para adultos e crianças com sintomas de síndromes gripais.

* Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – 24 horas. Chamados pelo telefone 192.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes – Segunda-feira (15), funcionamento normal, das 8 às 22h. Na terça-feira (16), estará aberta das 8 às 17h. A Unidade está localizada à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia – não terá atendimento, retornando na quarta-feira.

* Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – não abrirão segunda e terça-feira, retornando às atividades na quarta-feira (17).

* Hemocentro Regional – não abrirá entre o sábado e a terça-feira, retornando às atividades na quarta-feira, a partir das 8h, na sede à avenida Bento Gonçalves, 4.569.

Sanep

* Recolhimento de lixo orgânico e reciclável – será normal nos quatro dias.

* Departamentos de Água, Esgoto, Casas de Bombas – plantões para emergências, como vazamentos ou falta de água. Contatos pelo telefone 115.

* WhatsApp (53) 98417.0008 – atendimento retornará na quarta-feira, a partir das 8h30min.

* Sede – atendimento presencial fechado na sede da rua Félix da Cunha, nos dias 15 e 16, retornando na quarta-feira, mediante agendamento prévio.

Comércio e outros

* Comércio – Sindilojas informa que o comércio lojista manterá funcionamento normal na segunda e na terça-feira.

Mercado Central

* Bancas – Mercado aberto e as bancas atenderão a critério dos permissionários.

Transporte coletivo

Ônibus urbanos e rurais – na segunda-feira (15), cumprirão horário normal. Na terça-feira, tabela de sábado.

Toda a grade de horários pode ser conferida nos sites www.pratipelotas.com.br e www.empresasantacruz.com.br.

* Ônibus intermunicipais – a Empresa do Terminal Rodoviário (Eterpel) manterá o horário para venda de passagens e para o Setor de Encomendas sem alterações. Serão disponibilizados ônibus extras, se necessário, para atender à demanda de passageiros.

Assistência Social

* Casa de Passagem – localizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes, manterá plantão social, durante 24 horas. Telefone: (53) 3279.3154.

* Restaurante Popular – abrirá na segunda e estará fechado na terça-feira.

Segurança

* Defesa Civil – atendimento 24 horas. Telefone 153.

* Guarda Municipal – efetivo em serviço durante 24 horas. Telefone 153.

* Agentes de Trânsito – expediente ininterrupto. Contatos com a Central de Atendimento (53) 3227-5402.

Bancos

* Agências – encerrarão o expediente na sexta-feira e retornam na quarta-feira.

* Terminais eletrônicos – serão mantidos em funcionamento a critério de suas agências.

Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.

Pandemia

Pelotas registra 107 novos casos de covid e duas mortes

Publicado

on

Pelotas registrou nesta terça, 19, 107 novos casos de covid-19 e duas mortes em decorrência da doença.

Infectados: idades entre 5 meses e 78 anos.

Mortes: Mulher de 86 anos e homem de 72 anos. A cidade soma, assim, 1168 mortes.

Até aqui são 47.470 casos de pessoas infectadas. 44.993 recuperados e 1.309 em isolamento.

Internações

65 pacientes (55,1% de ocupação de leitos).

14 em UTI ( 42,4% de ocupação).

51 em enfermaria (60% de ocupação).

Continue Reading

Pandemia

Covid-19 deixou 12 mil órfãos de até 6 anos no país, mostram cartórios

Publicado

on

Ao menos 12.211 crianças de até seis anos de idade no Brasil ficaram órfãs de um dos pais vítimas da covid-19 entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano. Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), 25,6% das crianças de até seis anos que perderam um dos pais na pandemia não tinham completado um ano.

Já 18,2% tinham um ano de idade; 18,2%, dois anos de idade; 14,5%, três anos; 11,4%, quatro anos; 7,8% tinham cinco anos e 2,5%, seis anos. São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná foram os estados que mais registraram óbitos de pais com filhos nesta faixa etária.

Os dados foram levantados com base no cruzamento entre os CPFs dos pais nos registros de nascimentos e de óbitos feitos nos 7.645 cartórios de registro civil do país desde 2015, ano em que as unidades passaram a emitir o documento diretamente nas certidões de nascimento das crianças recém-nascidas em todo o território nacional.

Os números obtidos pela Arpen-Brasil, entidade que representa os cartórios de registro civil do Brasil e administra o Portal da Transparência, mostram que 223 pais morreram antes do nascimento de seus filhos, enquanto 64 crianças, até a idade de seis anos, perderam pai e mãe vítimas da covid-19.

“A base de dados dos cartórios tem auxiliado constantemente os poderes públicos, os laboratórios e os institutos de pesquisas a dimensionar o tamanho da covid-19 em nosso país e o fato de termos esta parceria com a Receita Federal para a emissão do CPF na certidão de nascimento dos recém-nascidos nos permitiu chegar a este número parcial, mas já impactante”, disse, em nota, o presidente da Arpen-Brasil, Gustavo Renato Fiscarelli.

Rio de Janeiro

No estado do Rio de Janeiro, ao menos 774 crianças de até seis anos de idade ficaram órfãs de um dos pais vítimas da covid-19 entre 16 de março de 2020 e 24 de setembro deste ano. Os dados foram levantados com base no cruzamento entre os CPFs dos pais nos registros de nascimentos e de óbitos feitos nos 168 cartórios de registro civil do estado.

Segundo o levantamento, no estado do Rio, 23 pais faleceram antes do nascimento de seus filhos, enquanto cinco crianças, até a idade de seis anos, perderam pai e mãe vítimas da covid-19.

“As diversas parcerias firmadas pelo Registro Civil permitiram realizar esse levantamento, unindo a base de dados dos cartórios de registro civil, o que tem nos proporcionado dimensionar o tamanho do impacto da covid-19 no Rio de Janeiro. O resultado de levantamentos como esse indica caminhos para que os poderes públicos possam ser mais assertivos na resolução de questões que envolvem a cidadania e a dignidade daqueles que ficaram órfãos”, afirmou o presidente da Arpen/RJ, Humberto Costa.

Continue Reading

Brasil & Mundo

Brasil tem menor média móvel de mortes na pandemia

Publicado

on

Em 19 de abril de 2021 o Brasil registrou a maior média móvel de morte em decorrência da covid-19: cerca de 3 mil óbitos diários. Hoje (19), exatos seis meses após o ápice, o Ministério da Saúde informa que a vacinação em massa contra a doença surtiu efeito. Segundo a pasta, a queda no número de óbitos foi de quase 90% – tendência que se acumula desde junho.

O boletim divulgado na noite de ontem (18) mostra que a média móvel de mortes está em 379,5, acompanhada pela queda expressiva também no número de novos casos da doença, que está em 12,3 mil ao dia.

“Nós temos um Sistema Único de Saúde (SUS) forte, com mais de 38 mil salas de vacinação, capaz de vacinar mais de 2 milhões de brasileiros e um governo extremamente preocupado com a vida. Por isso, adquiriu mais de 550 milhões de doses de vacinas [contra a] covid-19, investiu bilhões com habilitação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) e vacinou mais de 90% da população brasileira com a primeira dose. Vacina é a saída para acabar com o caráter pandêmico da doença. Só assim vamos retornar para o nosso normal”, afirmou em nota o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Assista na TV Brasil


Segundo Queiroga, o sucesso da ampla campanha de vacinação deve se estender para 2022 com a compra antecipada de 354 milhões de doses de vacinas aprovadas no país. O plano de vacinação para 2022 foi apresentado no início do mês de outubro.

“Nós já temos asseguradas mais de 300 milhões de doses para vacinar a nossa população. É uma vacinação um pouco diferente do que aconteceu em 2021, porque não é uma vacinação primária. Mas, o mais importante é: teremos doses de vacinas para todos”, declarou Queiroga.

O painel de vacinação do Ministério da Saúde mostra que mais de 108 milhões de brasileiros já cumpriram integralmente o esquema vacinal. Essa população corresponde a 68% do público-alvo da campanha do Programa Nacional de Imunização (PNI). A ferramenta informa, ainda, que 3,6 milhões de pessoas já tomaram a dose de reforço, recomendada para pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos (aqueles cujos mecanismos normais de defesa contra infecção estão comprometidos) e profissionais de saúde.

Continue Reading

Em alta