Connect with us

Brasil e mundo

Leite presidente do Brasil?

Publicado

on

Quando Eduardo Leite era só um ex-prefeito, escrevi um artigo com o título: “Leite presidente do Brasil”. É claro que a maioria dos leitores riu e debochou. A coisa mais simpática que me disseram foi: “Este cara (eu) precisa de umas sessões de eletrochoque no Hospital Espírita”.

Deixe-me explicar. De vez em quando, por falta de coisa melhor, jornalistas arriscam palpites. É um macete da profissão. Um lance para preencher um vazio momentâneo. Não há nada a perder. Como Leite é um garoto e a possibilidade presidencial para ele ainda é incerta, se a previsão se revelar errada, ninguém mais se lembrará se não acontecer (um ou outro chato, vá lá, poderá dar o ar de sua graça para te desmoralizar, mas não muitos). Já se um dia o palpite cravar na mosca, alguém poderá ver no palpiteiro um visionário das galáxias, e, claro, sendo os humanos como são, ninguém aparecerá para te parabenizar pelos teus olhos de lince.

O macete é um pouco como nas locuções de futebol. Antes da cobrança de uma falta perto da grande área, o narrador, buscando mobilizar a audiência, arrisca: “Dali, meu caro Rodolfo Fernandes, é meio gol… Eu diria que está com cara de gol inteiro…”. Aí a bola fura a rede e ele fatura a previsão. Já se a bola não entra, mesmo que passe a 10 metros da goleira, a menção ao “meio gol” terá servido como um salvo conduto. No meu caso, apostei num gol a partir de uma falta a ser cobrada antes do meio campo. Por que apostei alto? Não sei. Talvez explique o prognóstico o fato de que, quando criança, em visita a zoológicos, eu sempre tinha uma queda pelas zebras, assim como prestava atenção nos jacarés de papo amarelo. Neles e nos bugios.

Então veio a campanha para o governo do estado e EL se mostrou capaz de convencer a maioria dos eleitores gaúchos de que era o cara que ia tirar a bunda da cadeira, depois de sentar nela, óbvio, e foi mais longe: passou a dormir e a acordar no Palácio Piratini, tomar o café da manhã, almoçar e jantar. Agora, depois de apoiar o capitão em 2018, anda sonhando em ver Bolsonaro ao telefone contratando o caminhão de mudança do Alvorada, para que ele o ocupe como um “redentor dos conflitos”, seu novo mote.

Para mim é indiferente acertar ou não um chute, ainda mais de três anos atrás. Como disse, tudo não passou de uma brincadeira numa hora sem ter o que fazer. Nunca tive bola de cristal; até a última radiografia, os exames revelaram que minha anatomia pélvica era normal. Mas, quando EL se elegeu governador, foi impossível não cogitar uma visita ao radiologista, para uma observação mais acurada das radiografias.

Rubens Amador. Jornalista. Editor do Amigos de Pelotas. Ex funcionário do Senado Federal, MEC e Correio Braziliense. Pai do Vitor. Fã de livros, de cinema. E de Liberdade.

1 Comment

1 Comments

  1. MARCUS MEINE

    22/02/21 at 09:05

    Bom dia. Apenas uma questionamento em relação ao que disse o nosso governador, de percorrer o Brasil em campanha. Com o dinheiro de quem o mesmo fará tais viagens ???

Brasil e mundo

Felicidade de “segunda”, não dá mais

Publicado

on

Concordo com Alexandre de Moraes: antes das redes sociais, nós éramos felizes e não sabíamos. Mas éramos felizes no sentido de que uma pessoa ignorante podia ser. Hoje a farsa não convence tão fácil. As vozes se tornaram muito mais plurais, o que é positivo para a sociedade.

A tecnologia levou a percepção de felicidade a um patamar mais elevado. Aumentou a exigência. Ninguém mais se contenta com meias verdades.

Voltar no tempo é impossível, apesar dos esforços nesse sentido. O próprio Lula não entendeu isso, por isso está perdendo popularidade. Perdeu poder de persuasão. Ele e qualquer outro governante.

A própria velha imprensa perdeu poder de persuasão. Está todo mundo vendo o rei nu. Vendo e avisando a este da nudez, em voz alta. A corte toda, que inclui a velha imprensa, está nua. Ouvindo que está nua, mas se fingindo de surda.

A tecnologia muda os comportamentos. Os avanços tecnológicos provocam essas destruições criativas. Assim como foi o canhão que permitiu Napoleão, a internet e as redes sociais estão forjando um cidadão menos distraído, mais atento e engajado. Uma democracia muito mais participativa.

O mundo mudou.

Continue Reading

Brasil e mundo

Leite posta encontro com o Papa

Publicado

on

Atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (14). Aproveitando o espaço na agenda do Pontífice, levou à Sua Santidade uma réplica das ruínas das Missões e uma caixa com camisas do Grêmio, do Inter e do Xavante, pra ficar de bem com todas as torcidas.

Aproveitando, convidou o Papa a visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos das missões jesuíticas no estado — por coincidência ano da próxima eleição presidencial, sonho que Leite persegue.

No X, Leite postou: “Foi uma conversa muito gentil e muito amável do Papa, que lembrou ter ido muitas vezes à cidade de Pelotas, onde um tio dele (Victor José Bergoglio) morou”.

Leite acrescentou: “A sua mensagem de hoje (do Papa) é muito oportuna. O Papa Francisco falou sobre temperança e pediu aos fiéis que exercitem o equilíbrio. É uma mensagem que serve para as relações nas redes sociais, pessoais, profissionais e políticas nesse mundo tão dividido”. Com essas palavras, Leite, que tem discursado contra a polarização na política, parece confirmar uma impressão. Ele é conhecido nos bastidores como “Governador Casio”. Tudo calculado, nada é espontâneo, com vistas ao pleito de 2026”.

Na última semana, Leite gravou vídeo de apoio a Matteus, participante gaúcho da final do BBB, aproveitando a onda da audiência do programa. Matteus perdeu, contudo, e o comentário é de que “perdeu por causa do apoio de Leite”. Era o comentário hoje na aula do Pilates.

Terá sido a derrota de Matteus um mau agouro para Fernando Estima, de quem se fala que poderá ser candidato dos tucanos a prefeito de Pelotas?

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading