Connect with us

Pelotas e RS

Paula anuncia restrições para tentar frear pandemia

Publicado

on

No fim da tarde desta segunda-feira (22), a prefeita Paula Mascarenhas realizou transmissão ao vivo, pelas redes sociais, para comunicar, à população, as novas determinações de enfrentamento à pandemia.

As medidas buscam atender a classificação de Pelotas em bandeira vermelha estabelecida pelo modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. Entre as regras anunciadas, está o fechamento de todas as atividades das 20h às 5h.

Paula abriu a live destacando a situação agravada pela pandemia em todo o Rio Grande do Sul, como em Pelotas, que passou da bandeira laranja para a vermelha. Ela destacou, também, o aumento na ocupação dos leitos hospitalares, sendo que do total de 40 vagas em UTI, 33 estão ocupadas no Município hoje.

“Essa situação é muito grave. Exige medidas duras, mas ainda temos como evitar a bandeira preta. Então, vale para todo o Estado a restrição das 20h às 5h, determinada pelo governador, e nós vamos cumpri-la”, disse a prefeita.

Além do fechamento, por nove horas, das atividades, a prefeita citou outras restrições que serão publicadas, nesta terça-feira (23), em novo decreto municipal.

Paula disse que está vedada a permanência de pessoas em locais públicos em qualquer hora do dia ou da noite e anunciou a operação do comércio com até 25% da capacidade de ocupação, conforme o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). Também está proibida a realização de eventos e festas em Pelotas. “Tudo o que não estiver expresso no nosso decreto seguirá as normas do Estado para bandeira vermelha”, reiterou.

O decreto também suspende as cirurgias eletivas até 31 de março. A volta às aulas no Município está confirmada para 15 de março, mas de forma remota.

Medidas paralelas

Além das restrições, Paula enfatizou outras ações relacionadas ao enfrentamento à pandemia, como a manutenção do funcionamento de dez leitos de UTI Covid na Beneficência Portuguesa. Também falou sobre a busca de recursos federais, em conjunto com os prefeitos da Azonasul, para a manutenção dos leitos hospitalares. Sobre a vacina, disse que aguarda, para os próximos dias, nova remessa de doses para prosseguir com a aplicação nos grupos prioritários, de acordo com determinação estadual.

“Estamos vivendo um momento muito difícil, de aumento de casos. Precisamos colaborar uns com os outros. Vamos usar máscara, sempre que tivermos que sair e álcool gel. Lavem as mãos. A gente precisa preservar vidas. Sejam compreensivos. O pelotense é solidário – eu confio nisso”, concluiu.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading