Fiscalização flagra festa e comércios em irregularidades


Da prefeitura: O terceiro fim de semana de Lockdown em Pelotas começou com estabelecimentos comerciais flagrados descumprindo as medidas estabelecidas pelo Decreto 6383/2021 publicado na última quarta-feira.

Três autuações foram aplicadas pelos agentes de segurança e vigilância da Operação Integrada de fiscalização na noite de sexta-feira. Já neste sábado (20), pela manhã, as equipes interromperam uma festa particular, onde nove pessoas foram autuadas e uma detida.

Estabelecimentos autuados

De acordo com o comando da Guarda Municipal, além das diversas denúncias verificadas, o patrulhamento constatou irregularidades na zona norte, onde um supermercado de uma grande foi notificado e autuado por estar vendendo produto em desacordo com as mercadorias permitidas.

No centro, um estabelecimento também foi notificado por estar em plena atividade às 21h30, descumprindo o horário de funcionamento.

Conforme o Decreto, o fechamento das atividades não essenciais é das 20h de sexta-feira (19) até as 5h de segunda-feira (22). Um comércio também foi fechado, pois foi identificado que e proprietário estava com Covid e se negou a ficar em isolamento.

A Vigilância Sanitária também foi acionada porque um funcionário de uma empresa do Distrito Industrial, mesmo com sintomas gripais, estava se negando a ficar em isolamento. A Operação Integrada segue com fiscalização intensificada durante todo o fim de semana.

Nove autuados e um detido 

Neste sábado, pela manhã, foram verificadas pelo menos 30 denúncias. No Laranjal, a fiscalização identificou e interrompeu uma festa particular. No local, nove pessoas foram autuadas por estarem sem máscaras e aglomeradas.

O organizador da festa foi detido e enquadrado no artigo 268 do Código Penal, que estabelece detenção por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. 

Participam das Operações Integradas Brigada Militar, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Fiscais da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e Vigilância Sanitária.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.