Vacinação dos profissionais de saúde continua na quinta-feira

Profissionais de saúde serão divididos em subgrupos. Nesta semana, serão imunizados, com a primeira dose da vacina, os que estão na ativa, no apoio em serviços de saúde

A vacinação para profissionais da saúde, contra a Covid-19, será retomada nessa quinta-feira (25). Na etapa, serão imunizados, com a primeira dose, o pessoal do subgrupo de apoio, na ativa em serviços de saúde, como os trabalhadores de higienização, recepcionistas, seguranças, motoristas, entre outros. Desta vez, a vacina será aplicada apenas no prédio do IFSul, da Praça 20 de Setembro, com entrada pela rua Jornalista Cândido de Melo, 3.218, das 9 às 17h.

Programação dividida por grupos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai retomar com a vacinação dos profissionais da saúde, na próxima quinta-feira (25), com disponibilização de 1.500 doses para esse público. Esta etapa será divida em três subgrupos especificados abaixo.

– Grupo 1: trabalhadores de apoio de serviços de saúde, como os profissionais de higienização, recepcionistas, seguranças, motoristas, entre outros.

– Grupo 2: demais profissionais de saúde, devidamente registrados em seus respectivos Conselhos. A vacinação desse grupo depende da chegada de novas doses. Por isso, ainda não há data prevista para o início.

– Grupo 3: médicos veterinários e profissionais de Educação Física. Da mesma forma que o grupo anterior, a vacinação depende da chegada de novas doses e não tem data prevista.

Veja o cronograma

* Quinta-feira (25/3) – Aplicação da primeira dose nos profissionais de saúde do subgrupo de apoio. Local: prédio do IFSul, à Praça 20 de Setembro, com entrada pela rua Jornalista Cândido de Melo, 3.218, das 9 às 17h.

Documentação

Os profissionais que integram o subgrupo de apoio devem apresentar, no momento da imunização, os seguintes documentos:

– documento de identidade;

– documento que comprove o vínculo empregatício;

– declaração de vínculo empregatício em atividades de saúde com assistência à pacientes (modelo será disponibilizado, no site da prefeitura, nos próximos dias).

Médicos veterinários e profissionais de Educação Física

Em reunião virtual, na manhã desta segunda-feira (22), entre a secretária de Saúde, Roberta Paganini, e representantes da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde e dos conselhos regionais de Educação Física e de Medicina Veterinária, foi alinhada a continuação do processo de imunização dos profissionais da saúde, de acordo com a priorização estabelecida. A proposta é que essas duas categorias tenham um dia específico para receber a vacina, após a conclusão dos demais grupos de profissionais da área.

Durante o encontro, a secretária detalhou o sistema que adotado para imunização do grupo prioritário de profissionais da saúde desde o começo de fevereiro. Segundo a gestora, todo o processo tem seguido de acordo com o estabelecido pelas últimas diretrizes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS), que traz o ordenamento de prioridade para a vacinação de profissionais. A quantidade de doses disponibilizadas para esse grupo também tem sido limitadora.

“Nossa ideia é determinar um dia específico para vacinar médicos veterinários e profissionais de Educação Física, mas ainda não temos doses para isso. Precisamos aguardar a chegada de nova remessa e organizar uma data específica para esse público” projetou a secretária.

Participaram da conversa a delegada da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Caroline Hoffmann, a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS), Lisandra Dornelles, e o representante do Conselho Regional de Educação Física, em Pelotas, Bruno Araújo.

PUBLICIDADE

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor. Abç.